Aletp - Alessandro Temperini

Suzuki GSX650F

Aqui está a prova de que motos esportivas não precisam ter apenas uma utilidade. Versátil e econômica a Suzui GSX650F oferece o melhor de vários estilos.

De relance você seria perdoado por pensar que a GSX650F pertence a família de superbikes da Suzuki. A GSX650F é totalmente carenada e estilizada com as cores padrões das GSX-R, até compartilha os farois duplos verticais da GSX-R1000 e as entradas de ar similares ao sistema SRAD. O painel de instrumento também foi herdado da linha GSX-R (incluindo o indicador de marcha), mas alguns sinais distinguem essa moto de suas irmãs superbikes, como o assento integrado e mais confortável. É uma motocicleta para uso diário que conseguiu combinar o bom senso com alta capacidade de diversão, e os resultados são impressionantes.

As superbikes da Suzuki tem um visual inconfundível, elas são tão distintas que muitos motociclistas sonham em pertencer a esta família, mas as vezes a GSX-R não é a solução ideal. Talvez pela falta de experiência ou habilidade ou então pela necessidade de algo mais confortável e prático ou mesmo porque preferem uma moto menos agressiva e mais econômica. Daí a introdução da GSX650F, que é uma moto de valor acessível e um trampolim perfeito para a linha GSX-R.

Motorização
Você também estaria perdoado por assumir que é simplesmente uma Bandit 650 carenada. Só que ela tem sua própria identidade e oferece uma experiência bem diferente do que andar na Bandit. O motor quatro cilindros de 656cc foi totalmente revisado com mapeamento para oferecer mais força em alta rotação. Enquanto a Bandit tende a produzir sua potência e torque na baixa, esta moto traz uma sensação mais esportiva. Há ainda uma ênfase na potência em média rotação e a moto acelera de forma constante a partir de 4000rpm. Isso se deve ao sistema de injeção eletrônica SDTV (Suzuki Dual Throttle Valve).

Conforto
Um passeio rápido já destaca o quanto a posição de pilotagem é confortável. O guidão é, obviamente, mais erguido que o da GSX-R, por isso você não precisa assumir aquela pose de super piloto, e os benefícios são menos pressão nos punhos e um passeio mais relaxante para suas pernas. O guidão é montado sobre coxins de borracha para reduzir as vibrações e a posição mais ereta significa uma melhor visão da estrada, sem o estilo bunda pra cima e cabeça pra baixo das esportivas.

O assento integrado em uma peça única é perfeito para carregar um garupa e o conforto é tão grande na traseira da moto como na dianteira. O apoio do garupa é de fácil acesso e você não tem a sensação de que está muito acima do piloto. A carenagem no estilo GSX-R facilita uma velocidade cruzeiro saudável e mesmo com ventos mais fortes a Suzuki consegue se manter na linha.

Dirigibilidade
Testar a natureza esportiva da motocicleta é uma sensação fantástica. Quando chega a hora de estacionar a moto você já se encontra totalmente imerso na experiência da pilotagem sem se sentir sobrecarregado e cansado. As suspensões têm diferentes ajustes, são confiáveis e perfeitas para seu propósito.

A GSX650F vem com os mesmos pneus Bridgestones que as Bandits, mas o composto do pneu dianteiro é diferente. A aderência agrada e encoraja uma tocada mais esportiva e a moto faz curvas muito bem, podendo se deitar a moto até encostar o joelho no asfalto. O freio Tokico de quatro pistões na dianteira e o Nissin de duplo pistões na traseira não apresentam dificuldade em freiar a moto rapidamente.

Veredito
São os pequenos detalhes assim como a dirigibilidade que faz essa moto funcionar tão bem. É perfeita para viagens solitárias ou com garupa, jovens ou experientes pilotos com estilo esportivo ou comportado. A GSX650F é ágil, divertida e mais do que capaz de lidar com qualquer situação que você encontre no caminho. É sem dúvida o pacote completo.

Dica do Antonio Celestino

18 comentários

  • Ficou ótimo Alessandro.
    Acabei de saber que o preço dessa moto vai ser exatamente o mesmo da GSX750F, ou seja, algo em torno de 34 mil.

  • Buenas tardes!
    Gostaria de saber , mesmo que estimados, dados desta moto, tais como velocidade final e aceleração.
    Abç

  • Tinha ouvido falar dessa moto numa revista especializada, mas a princípio ela não me empolgou muito, porque me pareceu que seria apenas uma GSX 750 F menor e talvez mais barata. Agora vejo que é outra coisa. Estava querendo trocar minha boa GS 500 por uma Bandit, por apreciar mais as naked. Mas mudei de ideia. Vejo agora que essa é a moto ideal para mim, no momento. Só vejo elogios tem todas as avaliações. E ela é linda. Parece mesmo uma SRAD 1000, com a vantagem se ser muito mais versátil, leve e econômica!

  • […] pilotos com estilo esportivo ou comportado. A GSX650F é ágil, … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

  • […] jovens ou experientes pilotos com estilo esportivo ou comportado. … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

  • Tenho uma Shadow 600, quero mudar de estilo, fui em uma feira e senti a sensação da moto, é incrível.

  • Estou com uma forte dúvida que não sai da minha cabeça. Estou em dúvida entre a Hornet da Honda, FZ6 da Yamaha e essa GSX650 da Suzuki. As motos são montadas aqui em MANAUS porém os valores são bem aquem aos de SÃO PAULO, Além das motos serem mais caras tem restrição no documento para viajens, já as que são compradas em SÂO PAULO já vem liberadas. Abraço a todos os participantes deste BLOG que é muito completo em informações para motociclistas e admiradores de motos em seus diversos estilos.

  • Tive por tres anos uma GS-500, que ja [e uma otima motocicleta. em Janeiro de 2008 troquei por uma Bandit 650 preta, um show de moto. E a um mes troquei a Bandit por um GSX-650F, e realmente a moto e fantastica, otima para pilotar. Tem conforto e tocada, alem do design show.

  • Antes tive uma Yamaha Lander 250 devido a mobilidade para o trabalho.
    Mas meu sonho sempre foi algo maior, mais esportivo e arrojado. Suzuki GSX650F 2009/2010 – definititivamente sonho realizado. Ela é linda, confortável e de fácil dirigibilidade. Não tenho mais como descrever!!!

  • Tinha uma Shadow 750 e troquei pela GSX650, adorei o conforto na estrada. estabilidade e pegada nas curvas, etc…Ainda estou aprendendo a pilotar a máquina. Fiquei muito satisfeito com a compra. A única coisa que a Suzuki não trabalhou bem foi o acabamento da carenagem na frente do radiador… para os mais detalhistas, olhando de frente vejo um buraco estranho com os canos dos escapamentos a vista. Um visual não tão impolgante. Mas no geral a moto é um show!!!!
    Rodei poucou com a moto mas já percebi o ótimo desempenho e conforto.

  • Comecei no motociclismo depois dos 40 anos. Primeiro comprei uma ninja 250r para “pegar o jeito”. Uma ótima moto, porém na estrada ela apresenta limitações. Agora passei para a Suzuki gsx650f. É uma moto excelente. É bonita, tem desempenho, fácil de conduzir, preço acessível. O único defeito dela é o peso exagerado, em todos os demais quesitos dou nota 10 para ela.

  • Tenho uma gsx650f e a moto é só alegria, a moto chega a mais de 200km de 5º marcha, nem precisa dizer que tem seis marchas, se quizer andar a 120km é muito confortável e econômica, e vai uma dica que me ajudou muito, a suspenção pode ser ajustada, por exemplo: tenho 75 quilos e a suspenção dianteira foi ajustada para o nº 2 e a trazeira para o nº 5, a moto ficou melhor em curvas e também em altas velocidades, no manual demonstra como fazer o ajuste de pré-carga da mola, e na caixa de ferramentas da moto tem a chave de ajustar o amortecedor trazeiro, o dianteiro é uma chave dez mm de boca que também vem nas ferramentas da moto, faça o ajuste e depois comente como ficou, espero que tenha ajudado os amigos que leram este comentário, pois, muitos não sabem como ajustar a suspenção, o ajuste sugerido também pode ser usado na bandit, e sugiro que não ajustem o retorno do amortecedor, pois não percebi nenhum ganho de estabilidade, um abraço a todos e sejam felizes com suas maravilhosas motocicletas!

  • Bem amigos, depois de ir nas revendas, olhar as motos ( XJ6F e GSX 650F), procurar opinioes na internet, me decidi, e estou comprando uma GSX 650F. Chega em uma semana.  Mas fiquei bem dividido… tem pros e contras tando de uma como de outra… mas ascores da Suzuki fizeram a diferença. É mais bonita. Agora é esperar…. e ver o que vai dar….

  • Tinha uma Tornado 250 e peguei uma GSX 650F Sábado… Estou muito satisfeito… A moto é perfeita pra mim.

  • A minha esta andando muito ja cheguei a 251 kmh com ela tem uma estabilidade muito boa estou muito feliz com a moto gsx650f