Aletp - Alessandro Temperini

ESPM promove curso de relações internacionais para jornalistas

A ESPM realiza a 12ª edição do programa “Imprensa na Escola” com o curso de relações internacionais para jornalistas sob o tema “Um mundo em crise: a correlação entre economia, política e guerra”, nos dias 03, 05, 10 e 12 de novembro, segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h.

A iniciativa tem como objetivo oferecer aos profissionais de imprensa subsídios para conhecer as principais características das relações internacionais e discutir alguns temas em destaque atualmente.

No primeiro dia, em 03 de novembro, segunda-feira, acontece a aula sobre a crise financeira americana e os impactos nos mercados internacionais, perspectivas e desafios em política externa para os principais candidatos, John McCain e Barack Obama, além de questões ligadas à segurança internacional.

Em 05 de novembro, quarta-feira, o tema será a turbulência global – crise financeira americana: o abalo que fez cair às principais bolsas do mundo e quais serão os reflexos nos EUA e nos demais países.

No dia 10 de novembro, segunda-feira, a aula será sobre a nova geopolítica da América Latina, especialmente após as mudanças do “11 de setembro”, com foco em segurança e economia. No último dia, 12 de novembro, quarta-feira, a aula será sobre a ofensiva militar russa no Cáucaso, os diferentes fatores que influenciam o comportamento das nações em questões estratégicas de segurança nacional e internacional e suas conseqüências.

Para abordar estes temas, o curso apresenta dois eixos centrais. A primeira é a apresentação conceitual para a compreensão dos fatos com a utilização de cases e retrospectivas histórias e segundo, a discussão de possíveis desdobramentos do tema no curto e médio prazo bem como a contextualização com o cenário nacional.

O curso terá duração de 12 horas/aula e os encontros acontecem nos dias 03, 05, 10 e 12 de novembro, segundas e quarta-feiras, das 9h às 12h. O programa será ministrado por especialistas e professores de graduação em relações internacionais da ESPM.

O programa é gratuito e, ao final, será concedido certificado para os participantes. A turma será composta por trinta jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação do País especialmente da área de economia, negócios e relações internacionais. A iniciativa acontece desde 2004, nas unidades da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre e já reuniu cerca de 400 jornalistas dos principais veículos de comunicação do País.

Para participar, o interessado deverá encaminhar o pedido para o e-mail cursos@tamer.com.br. A inscrição será efetivada apenas após a confirmação da vaga, preenchimento da ficha de inscrição e envio da cópia do RG e Registro Profissional (Mtb).

Programação
Política externa dos EUA e as eleições presidenciais: perspectivas e desafios para a segurança internacional. [Prof. Marcos Allan – 03 de novembro, segunda-feira] A crise financeira americana e os impactos nos mercados internacionais perspectivas e desafios em política externa para os principais candidatos, John McCain e Barack Obama.

Turbulência global – Crise financeira americana [Profº Fredericco Turolla – 05 de novembro – quarta-feira] Como a crise econômico-financeira atual fez cair às principais bolsas do mundo e quais serão os reflexos nos EUA e outros países.

Nova Geopolítica da América Latina [Prof. Leonardo Alves – 10 de novembro, segunda-feira] A aula vai abordar e analisar, em linhas gerais, a nova geopolítica da América Latina, após o ’11 de setembro’, ressaltando as mudanças ocorridas na relação dos EUA com os países dessa sub-região no que concerne à economia e à segurança.
Interesse, medo e honra nas Relações Internacionais: A ofensiva militar

Rússia no Cáucaso [Profº Heni Ozi Cukier – 12 e novembro, quarta-feira] A aula visa apresentar e analisar os diferentes fatores que influenciam o comportamento das nações em questões estratégicas de segurança nacional e internacional. A ofensiva militar Russa no Cáucaso será analisada sob diferentes enfoques, possibilitando elaborar cenários mais sofisticados para entender futuros desdobramentos do posicionamento estratégico Russo e suas conseqüências.

12º Imprensa na Escola – “Um mundo em crise: a correlação entre economia, política e guerra”
Local: ESPM Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
Datas: 03, 05, 10 e 12 de novembro, segundas e quartas-feiras
Horário: 9h às 12h.
Inscrições gratuitas – vagas limitadas

Sobre o curso de graduação em Relações Internacionais da ESPM
O curso de Relações Internacionais da ESPM com ênfase em negócios, marketing e pessoas começou em 2006 com o objetivo de formar jovens profissionais dotados de capacidade executiva e empreendedora, aptos a ocupar cargos nas áreas comerciais e administrativas de empresas voltadas para o comércio exterior ou multinacional.

O aluno aprende e desenvolve a aplicação dos princípios do comércio e do marketing internacionais; estratégias de marketing para abrir e desenvolver mercados no exterior; o conhecimento das características culturais dos principais grupos político-econômicos e de suas implicações nas atividades comerciais; a construção de marcas globais; a compreensão dos sistemas de gestão das grandes multinacionais e a análise de casos reais de grandes empresas multinacionais, estrangeiras e brasileiras. Informações: espm.br/vestibular.

1 comentário

  • Ole1, Cristiane,Acabo de clicar em todos os veddeos e ne3o tive probmela. Uso internet explorer. Sere1 que sua empresa tem algum firewall que impede vc de acessar o youtube? Pfv, experimente em algum micro externo a ela e me retorne!Obrigada,Um abrae7o,Isabel