Embalagem Fotografia Notícias do Mercado Produtos

Novas imagens de advertências para maços de cigarro

O ministro da Saúde e o diretor geral do Inca (Instituto Nacional de Câncer), lançaram hoje, em Brasília, as novas imagens de advertências de embalagens de produtos com tabaco.

As fotos são fortes e foram produzidas com base em um estudo sobre o grau de aversão que alcançam. As imagens foram co-elaboradas pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio.

A estratégia – que utiliza o conceito “Fique esperto, começar a fumar é cair na deles” – faz parte da campanha “Juventude sem tabaco”, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2008 para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco no próximo sábado, dia 31 de maio.

O Brasil foi o segundo país a adotar imagens de advertência como estratégia para diminuir a prevalência e evitar a experimentação do cigarro por jovens e adolescentes. Desde 2001, os fabricantes de produtos de tabaco são obrigados, por lei, a inserirem advertências sanitárias ilustradas com fotos.

A cada ano, o cigarro mata 200 mil pessoas no Brasil.

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Nova imagem de advertência para maço de cigarro

Compartilhe nas redes sociais:

20 Comentário(s)

  • Caramba!! Pegaram pesado! Mas acho que é necessário comunicar aos jovens desta maneira antes que seja tarde demais. Sabemos que o público-alvo da indústria do tabaco são eles, por isso imagens fortes como essas, inclusive, demoraram para aparecer neste tipo de produto.

  • Essas imagens chocantes são capazer de deixar embrulhado até mesmo o estômago da pessoa menos sensível desse mundo. Espero que surtam o efeito desejado e possam minimizar essa prática tão fora de moda que é fumar…

  • Achei syper forte essas imagens,,mas é muito bom para quem fuma pois assim vão ter um pouco de noção de como esta acabando com a própria vida.[…]

  • Podia haver uma página com fotos reais de autópsias de pessoas mortas em decorrência do uso do cigarro. Um complemento a esta campanha.

  • Muito boa a campanha, aliás, não só as imagens, as divulgalçoes na midia também estão otimas. Parabéns! Ótimo trabalho… =*

  • É, realmente ficou mais engraçado, pelo menos agora usaram corretamente o photoshop. Se a intenção era causar impacto com certeza conseguiram (pelo menos no pessoal da Adobe (“Nossa trabalhamos tanto desenvolvendo o programa pra isso?”)) acho que a sociedade já esta cansada de saber que com dois cliques podemos fazer de um piquinique no bosque um filme de terror, precisamos de algo real, se querem colocar medo, coloquem corpos de verdade abertos, tecidos pulmonares com manchas e efizemas, e não essas imagens extraidas do “Jogos Mortais” nem, vou continuar fumando pra talvez estimular a cabeça do pessoal anti-tabaco.

  • Agora é só montar um concurso para designers: 1º Concurso “Quem faz a pessoa mais asquerosa?”! O vencedor terá sua imagem veiculada nas embalagens de cigarro. E ainda: poderá escolher a marca que melhor representa a filosofia do designer (ou empresa de design)!

  • Acho tudo isso uma tremenda palhaçada!!!
    Em primeiro lugar: não conheço uma pessoa que tenha parado de fumar porque ficou “com nojinho” do verso de uma caixa de cigarro.
    Em segundo lugar: ninguém quer que a indústria do cigarro pare de funcionar. São milhares de pessoas no Brasil que trabalham direta ou indiretamente e que vivem dessa indústria.

    Minha opinião é a seguinte: FUMA QUEM QUER. Ninguém é idiota para não saber que o cigarro faz mal.

    Quanto as peças (o que se está discutindo aqui…rsrsrs), são no mínimo…. (não vou nem falar, mas algo é algo muito ruim…)

  • gostei , acho que também poderiam, aumentar os preço de cigarro no brasil, estava lendo uma materia hoje, que caiu o numero de fumantes no brasil, mais ainda é muito alto cerca de 17%, em decembro fui para argentina, e muito dificil anda por la , todo lugar tem fumantes mal da pra respira as vezes, a materia também falava da argentina um dos indices mais altos foram os de lá, cerca de 30%

  • Olha Cauê, você pode não conhecer alguém que tenha ficado com “nojinho” e parado de fumar, mas as pesquisas comprovam a queda desse hábito a partir da veiculação dessas imagens nas caixa, sabia? E não venha com esse papo de “fuma quem quer”, pois quem não quer e repulsa esse ato acaba fumando junto. Ou, no mínimo, fede igual a um fumante. É nojento. Quanto ao aumento de preços, acho que seria uma boa, embora pense isso só atingirá uma parte da população (filhinhos de papai como os de minha faculdade continuarão gastando dinheiro se matando). Achei as imagens muito legais mesmo, ainda que não sejam reais. A intenção verdadeira aqui não é fazer com que fumantes larguem desse vício, mas sim, principalmente, afastar os jovens que se aproximem de estragar suas vidas.

  • Acredito que algumas imagens desta campanha são desnecessárias – cérebro aberto, corpo após autópsia, intoxicação por drogas… Apoio as demais fotos, mais impactantes e reais, que mostram a repulsa da criança ao cheiro e fumaça, a impotência sexual, o envelhecimento que o cigarro provoca, o drama da família com o parente internado. Aprendi com um depoimento de uma pessoa portadora de HIV que as campanhas devem mostrar o problema que ocorre durante a vida do viciado e não como ele vai morrer, pois a morte é inevitável para todos. As fotos repugnantes ou “fortes” é resolvida com a escolha da embalagem pelo fumante na hora da compra. Sempre critiquei o uso da nomeclatura “efisema pulmonar” na campanha contra o tabaco, pois ela não diz nada para a pessoa leiga, que não conhece o ambiente hospitalar. Participei de uma palestra onde foram divulgados dados sobre toda a produção do cigarro. É pena que esse tipo de divulgação não seja patrocinada para apresentação popular, por esclarecer o quanto esse produto faz mal desde a plantação e quanto faz “bem” para uma minoria (duas empresas no mundo) que enriquecem em prol da morte silenciosa de muitos de nós. Precisamos de ações além de informar. Os jovens precisam de exemplos adequados e de envolvimento em atividades saudáveis para conseguirmos afastá-los desse e de outros males. A responsabilidade é de todos nós: da família, da mídia, do governo, da escola, da religião… Tentar responsabilizar apenas um desses é o que nos leva ao insucesso!

  • Temos que ter pena dos fumantes,na verdade eles vivem menos.A qualidade de vida nem se falam.Olha o cigarro MATA MESMO…com certeza pense nisso vale a pena.

  • ja faz 10 anos que nao fumo mais,não é uma imagem pesada criada em computador que vai fazer as pessoas largarem o vicio certo? vão largar se tomarem conciencia que estão se matando por querer ,a tal força de vontade….. ou quando ficarem a beira da morte mesmo,neste caso já é tarde daí….ajuda,mas não resolve muito nao viu!

  • A próxima versão dessas imagens anti-tabaco vão contar com a presença de chucky, Freddy Krueger e Jason. Imaginem as cenas: vai ter muita fumaça e sangue pra todo lado…
    Fiquei impressionado com as imagens. São muito fortes. Nunca pensei que pudesse ver algo assim em maços de cigarro. Acho que isso vai ajudar a vender mais cigarros paraguaios que não tem essas imagens. kkkk Eu parei de fumar, por incrível que pareça, no dia que o cigarro aumentou de preço. Acho que não há terror maior do que meter a mão no bolso do sujeito que adorar fumar um.
    Podem escrever, quando o Derby for vendido a 15 pratas, quero ver quem vai comprar.

  • A s imagens tem que ser mostradas mesmo, sabemos que é um trabalho de concientização, pois o fumante não poderá dizer que nunca foi avisado e informado. Você faz a sua escolha. Morrer até iremos, mas sem antecipar a morte. O trabalho de consientização tem que continuar, palestras, passeatas etc. Para que possamos salvar pelo menos gerações futuras.

    Rose .Alagoas

  • vcs deveria se preocupar mais com suas vidas e deixar os fumantes em paz. eu fumo e compro com meu dinheiro.
    além do mais fumando ou não todos vão para o buraco virar lama fétida!
    pode até viver uns anos a mais que os fumantes, mas é melhor morrer cedo que virar um velho horrível e babão que só da trabalho para o governo a farmácia, o hospital e a família

    • vc  é  uma  tonta  dos  dentes  podres com bafo de nicotina  claro q vc que paga ninguem tem nada  a  ver  com isso  so  que  meu amor  isso  é  um  site  falando  dos  males  calsados  pelo  fumo  ne  o  sua  tonta  como  eles nao  vao  falar  mal  ho  fala  serio  viu  acho  que  o  cigarro  ja  ta  comendo seu juiso 

    • O.k as escolha é sua, Vc que decide o que quer de sua vida, mas não levantar moral sobre as pessoas que num fumam.

Deixe um Comentário