Fotografia

Fotos digitais com mais de 1 gigapixel (mil megapixels)

Gigapan

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo capaz de aumentar a potência de câmeras digitais em centenas de vezes, ultrapassando a fronteira do gigapixel (mais de mil megapixels).

Batizado de Gigapan, o modelo pode revolucionar a fotografia amadora transformando uma simples fotografia em uma experiência panorâmica navegável por um computador.

O Gigapan utiliza um robô sobre um tripé que comanda a câmera para tirar centenas de fotografias de um mesmo objeto ou cenário, cada uma com uma pequena diferença no ângulo. Estas capturas são então agrupadas automaticamente por um software.

A fusão das centenas de fotos permite que uma gigantesca imagem possa ser aproximada em diversos pontos, como se fosse um ambiente 3D. O processo pode demorar cerca de dez minutos.

O invento, parte do projeto Global Connection Project (GCP), patrocinado pela Nasa, Google e também pela National Geographic, ainda está sendo testado mas deve custar algumas centenas de dólares quando lançado, algo ainda sem data definida.

Um exemplo das panorâmicas feitas pelo Gigapan pode ser visto em gigapan.org.

Fonte: Geek

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário