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The Nutty Bavarian | História da Marca

The Nutty Bavarian

Seus pequenos carrinhos ou quiosques são identificados a distância pelo inconfundível aroma de amendoins e amêndoas sendo glaceados que se espalha por aeroportos, cinemas, shopping centers, zoológicos e estádios. A receita é artesanal, trazida da região da Bavária, na Alemanha. E a marca não poderia ter um nome mais alemão: THE NUTTY BAVARIAN.

The Nutty Bavarian

A história
Tudo começou quando os nuts (amêndoas, nozes pecan, amendoim, pistache, avelã, castanha de caju e macadâmia) torrados e glaceados, bastante populares na Alemanha, conquistaram o paladar do americano John Mauter durante uma visita à região da Bavária na Alemanha. De volta aos Estados Unidos, John largou seu cargo de diretor em uma multinacional e arriscou tudo na criação da THE NUTTY BAVARIAN, nada mais que um quiosque solitário no parque temático da Universal Studios, localizado na cidade de Orlando na Flórida, em 1989. Originalmente eram produzidas de forma artesanal respeitando a receita original vinda das ruas da Bavária com um exclusivo xarope à base de canela, sem óleo. Poucos anos mais tarde, o ex-presidente americano Bill Clinton provou, gostou e não engasgou. Mais: ao servir aqueles amendoins doces nas recepções da Casa Branca ele nem podia imaginar a força que estava dando ao fornecedor do produto, a THE NUTTY BAVARIAN. A idéia de John foi comprada em 1994 pelo ex-engenheiro da NASA, David Brent, que hoje é o presidente da empresa. Usando seus conhecimentos em engenharia, desenvolveu uma máquina para torrar o amendoim, que reduziu os custos do processo utilizado, que antes dependia de equipamentos caros importados da Alemanha. Assim, baseando-se no custo baixo e na simplicidade de utilização e implantação de seu sistema, a THE NUTTY BAVARIAN cresceu rapidamente espalhando-se por 10 cidades americanas.

Dois anos depois a empresa já possuía mais de 100 pontos de venda. O crescimento acelerado foi possível através do sistema de franquias que possibilitou a instalação de quiosques e carrinhos em locais de grande circulação como shopping centers, parques temáticos, estádios esportivos, zoológicos e aeroportos. A empresa chegou ao Brasil nesse mesmo ano pelas mãos de Adriana Auriemo, instalando seu primeiro quiosque na cidade de Campos do Jordão durante a temporada de inverno, e não demorou muito para “tropicalizar” a linha de produtos com castanha-do-pará, coco e castanha-de-caju. Adriana, filha de um dos donos dos laboratórios Delboni Auriemo, conheceu a marca em uma viagem de férias à Disney. Procurou David Brent e disse que queria testar a idéia no Brasil. Ressabiado, o americano topou, mas sob uma condição — se ela não abrisse cinco pontos-de-venda em cinco anos, perderia a licença. A moça conseguiu um empréstimo com seu pai de US$ 500 mil e não montou cinco, mas 50 quiosques.

Recentemente, todo o sabor e o irresistível aroma das guloseimas glaceadas da THE NUTTY BAVARIAN, que estavam disponíveis apenas nos quiosques, agora podem ser encontrados também nas principais redes varejistas do Brasil, além de cinemas, locadoras, empórios, teatros, festas e lojas de conveniências. A empresa apresentou com absoluto sucesso o Nutty Express, embalagem longa vida com as deliciosas guloseimas.

The Nutty Bavarian

Os quiosques
Os quiosques da THE NUTTY BAVARIAN são carrinhos de dois metros quadrados que necessitam apenas de uma tomada de 220V para funcionar. Este formato apresenta facilidade de locomoção de um ponto ao outro, o que permite experimentar pontos diferentes sem se preocupar com gastos com reformas, decoração e novas instalações. Feitos na hora, em uma máquina elétrica totalmente automatizada, as Amêndoas, Nozes, Amendoins, Castanhas de Caju e Macadâmias são torradas e glaceadas com um xarope a base de canela. Sua venda é feita através de cones de papel ou em latas para presente. Por serem torrados (sem óleo), e não fritos, os produtos são isentos de colesterol, mantendo as proteínas e vitaminas naturais das castanhas.

The Nutty Bavarian

A mascote
O personagem símbolo da marca se chamava TIO NUTTY até o presidente da empresa, David Brent, não conhecer Adriana Auriemo, responsável pela chegada da marca no Brasil. Devido aos excepcionais resultados da THE NUTTY BAVARIAN no país, como forma de gratidão, o presidente da empresa resolveu rebatizar o personagem de BRUNO, nome do filho de Adriana.

Os dados
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1989
● Criador: John Mauter
● Sede mundial: Sanford, Flórida
● Proprietário da marca: The Nutty Bavarian, Inc.
● Capital aberto: Não
● Presidente: David Brent
● Vice-Presidente: David Zangenberg
● Faturamento: US$ 15 milhões (estimado)
● Quiosques: 1.000
● Presença global: + 20 países
● Presença no Brasil: Sim (58 quiosques)
● Maiores mercados: Estados Unidos e Brasil
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Amêndoas e nozes glaceadas
● Ícones: O aroma de seus produtos ao serem glaceados
● Website: nuttyb.com
● Website brasileiro:nuttybavarian.com.br

The Nutty Bavarian

A marca no mundo
Atualmente a THE NUTTY BAVARIAN tem quase mil quiosques e carrinhos, na sua grande maioria em sistema de franquia, em mais de 20 países distribuídos pela América do Norte, Central, do Sul e algumas regiões do Caribe, localizados em centros de compras, parques temáticos (Disney, Universal Studios, Six Flags, entre outros), aeroportos, zoológicos, estádios esportivos e feiras.

Fonte: Mundo das Marcas

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