Aletp - Alessandro Temperini

Tubarão rasga o asfalto em novo filme da SKY

Um tubarão revela que TV é reservar um programa e ser avisado quando ele começar. No filme da SKY, criado pela Giovanni+Draftfcb.

Intitulado Tubarão, o filme de 30”, mostra uma barbatana de tubarão no mar, que vai chegando cada vez mais perto da orla, até invadir a areia. A barbatana atravessa a areia e invade o asfalto, passando pelo calçadão, continua percorrendo a rua entre os carros até chegar a um prédio. O elevador chega, a barbatana entra e pára no meio da sala de TV de uma mulher, que olha para ela no chão e, com um ar de surpresa, olha para a TV e vê o aviso de reserva de programa SKY. O locutor em off complementa: TV é reservar um programa e ser avisado quando ele for começar. Ligue 4004 1111 e assine SKY. TV é isso.

A Vetor Zero é a responsável pelo recurso 3D. As cenas do filme, que foram gravadas na cidade do Rio de Janeiro, foram feitas da seguinte maneira: as partículas que voam do contato da barbatana do tubarão com os diferentes tipos de piso foram feitas através de diversos objetos e texturas extraídas de imagens projetados e animadas em 3D com Maya Dinamics. Essa participação do Maya faz com que todos esses elementos sejam matematicamente misturados e animados, respeitando equações reais da natureza, na busca de um resultado realista.

Na cena do asfalto, as rachaduras, que são bidimensionais, porém com a aparência tridimensional, foram feitas a partir de uma ferramenta desenvolvida exclusivamente dentro da Vetor. Essa ferramenta (plug in displacement), assim como outras, torna o trabalho realista e com excelente acabamento.

A Vetor Zero utilizou também uma câmera map para obter a textura real, uma iluminação global com ray-tracing e um tipo de render fotorrealista, utilizando o render Mental Ray.

As imagens do filme foram feitas pela Fulano Filmes, com a direção do argentino Octávio Scopellitti. O áudio é da Play It Again.

A criação é de Ricardo John e Sidney Araújo, com a direção de Adilson Xavier. Atendimento de Mauro Silveira, Larissa Zucatelli, Marco Aymoré e Pedro Fuhrer e aprovação de Bap, Agrício, Marcelo Miranda e Cristiane Stuart.

Tubarão é o 15° filme que a Giovanni+Draftfcb criou desde que conquistou a conta da SKY há 11 meses. Na semana passada, foi publicado em alguns jornais um anúncio feito pela Giovanni+Draftfcb com os resultados de uma pesquisa da SKY feita pela Research International. Essa pesquisa mostra que a SKY passou de 3° para 1° lugar na lembrança do consumidor em apenas 5 meses.

Clique no botão play abaixo para assistir [se estiver lendo pela newsletter enviada por e-mail, clique aqui para assistir]:

Dica de Gabriele Pomponio

2 comentários