Notícias do Mercado Produtos

Magtastik, Magnetix Jr. e Magna Man | Gulliver anuncia recall de 6 mil brinquedos

Gulliver anuncia recall de 6 mil brinquedos

A fabricante de brinquedos Gulliver S/A anunciou nesta quinta-feira o recall no Brasil e nos Estados Unidos de seis mil produtos cujas peças poderiam ser engolidas ou aspiradas por crianças. As mercadorias envolvidas são: Magtastik, Magnetix Jr. e Magna Man.

Na avaliação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a empresa teve a atitude correta, já que não esperou a ocorrência de algum acidente de consumo para recolher os brinquedos.

O cliente poderá optar por trocar o produto por outro de igual valor ou mesmo receber o dinheiro de volta.

O assessor técnico do Idec Marcos Pó, afirma que a Gulliver deverá fazer anunciou publicitário para informar sobre o recall.

A Gulliver comercializa no Brasil os produtos fabricados pela companhia canadense Mega Brands Inc. Em agosto do ano passado a empresa também promoveu um recall do Magnetix, mas o processo de troca apresentou alguns problemas e o anúncio oficial do recall no Brasil aconteceu bastante tempo depois dos Estados Unidos.

A companhia informou nesta manhã em seu site que irá orientar o consumidor através do telefone 0800 770 2650, inclusive aos finais de semana, das 8h às 17h45.

Gulliver anuncia recall de 6 mil brinquedos

Leia abaixo o comunicado na íntegra:
A Gulliver S.A. Manufatura de Brinquedos, dentro da sua política de transparência, informa:

01 – Após comunicar ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, em Brasília (DF), a Gulliver – em conjunto com empresa canadense Mega Brands Inc – realiza, a partir desta data, o procedimento de recall , no Brasil, dos brinquedos de montar Magtastik e Magnetix Jr ., produzidos pela Mega Brands Inc e comercializados no País pela Gulliver .

02 – No Brasil, até o presente momento, a Gulliver não foi notificada sobre qualquer incidente com consumidores envolvendo os brinquedos deste procedimento de recall.

03 – Conforme Comunicado Oficial divulgado no site da fabricante Mega Brands – www.megabrands.com – (17/03/2008), os produtos Magtastik , Magnetix Jr. e Magna Man ( este ultimo não comercializado pela Gulliver no Brasil ) estão sendo recolhidos no mercado americano.

04 – Tão logo tomou conhecimento da convocação da fabricante nos Estados Unidos, a Gulliver interrompeu imediatamente a comercialização de tais produtos, passando a trabalhar em parceria com os seus distribuidores para recolher os lotes remanescentes dos brinquedos.

05 – O recolhimento, nos Estados Unidos e no Brasil, está sendo realizado pela possibilidade de partes e peças dos brinquedos serem engolidas ou aspiradas pelas crianças.

06 – Ainda segundo informações do site oficial da fabricante, caso engolidas ou aspiradas, essas partes e peças podem causar danos às crianças, justificando tratamento médico.

07 – A Gulliver já está em contato com as autoridades brasileiras, prestando esclarecimentos de interesse público, de acordo com o que determina a Lei.

08 – O procedimento do recall será devidamente informado ao consumidor brasileiro por meio de ações publicitárias e no site oficial da Gulliver ( www.gulliver.com.br ).

09 – A Gulliver está adaptando o seu site ( www.gulliver.com.br ) para melhor esclarecer os fatos aos seus consumidores, parceiros, autoridades, imprensa e público em geral.

10 – Já nesta quinta-feira (20/03), a Gulliver disponibilizará orientações sobre o procedimento de recall aos consumidores, por meio de seu SAC – telefone gratuito – número 0800 770 2650 , disponível das 8h às 17h45. Durante os próximos trinta dias (ou mais, se a demanda assim justificar), o serviço será estendido aos fins de semana.

11- O consumidor poderá trocar os brinquedos Magtastik e Magnetix Jr. por qualquer outro produto Gulliver de igual valor, nos postos de troca ou solicitar a devolução do dinheiro por meio do SAC da empresa a partir de 26 de março de 2008. Neste caso, o consumidor deverá enviar os brinquedos-alvo do recall à Gulliver , que custeará o envio do mesmo.

12 – No Comunicado 02, a Gulliver informará, por estado, a lista das lojas que funcionarão como postos de troca dos brinquedos deste procedimento de recall .

13 – A Gulliver reitera que esse procedimento de recall está sendo realizado em parceria com a fabricante dos brinquedos em questão, a canadense Mega Brands, o que reforça a preocupação e o respeito das duas empresas pela segurança e pelo bem-estar dos consumidores brasileiros.

Informações sobre os produtos

• Segue abaixo a tabela com os brinquedos:

Gulliver anuncia recall de 6 mil brinquedos

• É importante frisar que, no total apresentado acima ( 6.209 unidades ), a Gulliver também considera os produtos não comercializados, ainda em estoque de revendedores. Logo, a quantidade de consumidores em contato com os brinquedos é inferior ao número acima e está em processo de apuração.

• Abaixo, a Gulliver mostra as imagens dos brinquedos referentes ao presente recall , em apresentações diferentes daqueles, também da linha Magnetix, incluídos na convocação realizada em agosto de 2007.

• As versões do produto que circularam no mercado brasileiro têm indicação de faixa etária acima de três anos. • Ressalva-se que as unidades que circularam no mercado brasileiro ( Magtastik e Magnetix Jr .) têm imãs encapsulados, o que impossibilita a sua liberação espontânea, mesmo sob uso severo.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário