Motos e Bikes

Dani Pedrosa vence GP da Espanha e Valentino Rossi é 2º

Muitas vezes colocado em segundo plano na disputa pelo título da temporada 2008 da MotoGP, o espanhol Dani Pedrosa acabou com a desconfiança no Grande Prêmio da Espanha. Na segunda prova da temporada, disputada neste domingo em Jerez de la Frontera, o atual vice-campeão mundial esteve impecável e liderou de ponta a ponta, seguido no pódio de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.

Largando na segunda posição, Pedrosa ultrapassou o pole position Lorenzo já na primeira curva e não lutou contra ameaças significativas em nenhum momento da corrida. O único momento em que pôde se assustar foi na sexta volta, quando o bom rendimento de Rossi diminuía sua vantagem de dois segundos.

Contudo, Pedrosa contou com a pressão de Lorenzo em cima do italiano para voltar a abrir nos giros anteriores, o que lhe proporcionou uma diferença tranqüila na ponta da corrida realizada diante de seus compatriotas.

O segundo colocado foi Rossi, que, se na largada caiu da quinta para a sexta posição, durante a prova conseguiu se recuperar. Já nas primeiras três voltas, o italiano pôde avançar quatro posições, ultrapassando Colin Edwards, Nicky Hayden e Jorge Lorenzo e se aproveitando de um erro de Casey Stoner.

O australiano, que impôs grande início saindo do sétimo para o terceiro lugar, perdeu a frente de sua Ducati e passeou na brita, caindo para o longínquo 17º posto. Obrigado a realizar corrida de recuperação, Stoner já estava em 11º na oitava volta, ultrapassando os pilotos que contam com equipes inferiores.

Porém, nova saída de pista na 22ª volta o impediu de galgar mais postos, recebendo a bandeirada realmente no 11º posto. Ao chegar apenas aos 30 pontos na classificação do Mundial, Stoner lamenta a perda provisória do domínio exercido na primeira corrida do ano, no Catar. Ele é apenas o quarto colocado.

O pole Lorenzo, por sua vez, ocupava a terceira posição e ainda tentou exercer uma pressão sobre Rossi, o que ajudou Pedrosa a abrir vantagem na ponta. Porém, um pequeno erro na sexta volta proporcionou mais tranqüilidade ao companheiro de equipe.

Sem atingir o mesmo desempenho das primeiras voltas, o italiano não pôde ameaçar Pedrosa, mas pôde se dar por satisfeito ao se recuperar na classificação geral. Agora, o pentacampeão da categoria ocupa a terceira posição com 31 pontos, dez a menos que o novo líder, Pedrosa.

Já Lorenzo, de quem se esperava mais que o terceiro lugar, chegou a ter motivos para se preocupar com a ameaça chamada Hayden. Contudo, as tentativas do norte-americano não se concretizaram em ultrapassagem, terminando em quarto. Com o resultado o estreante espanhol, dono de 36 pontos, mantém a vice-liderança do Mundial.

Confira o resultado final da etapa da Espanha na MotoGP:
1º – Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda): 45min35s121
2º – Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha): + 2.883
3º – Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha): + 4.339
4º – Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda): + 10.142
5º – Loris Capirossi (ITA/Suzuki): + 27.524
6º – James Toseland (ING/Tech 3 Yamaha): + 27.808
7º – John Hopkins (EUA/Kawasaki): + 28.296
8º – Andrea Dovizioso (ITA/JiR Team Scot): + 28.449
9º – Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini): + 32.569
10 º – Chris Vermeulen (AUS/Suzuki): + 35.091
11º – Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro): + 42.223
12º – Marco Melandri (ITA/Ducati Marlboro): + 44.498
13º – Anthony West (AUS/Kawasaki): + 45.807
14º – Alex de Angelis (SMR/Jir Team Scot): + 45.871
15º – Toni Elias (ESP/Ducati D¿Antin): + 1:09.558
16º – Sylvain Guintoli (FRA/Ducati D¿Antin): + 1:14.442

Não terminaram:
Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3)
Randy de Puniet (FRA/Honda LCR)

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário