Aletp - Alessandro Temperini

Caixa Verde | Deixe a embalagem no ato da compra

Projeto Caixa Verde do Pão de Açúcar

A rede de supermercado Pão de Açúcar anuncia a implantação, em caráter pioneiro, do projeto Caixa Verde. A empresa adota o descarte pré-consumo, ou seja, no caso da pasta de dentes ou do invólucro dos packs de água, por exemplo, ao invés de levar para casa as caixinhas de papelão e plásticos, o cliente poderá optar por levar só o creme dental e as garrafas e descartar as embalagens já no ato da compra.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade a receber a ação, que tem como objetivo estimular os clientes a reciclar embalagens (papel, papelão e plástico) antes de levar os produtos para casa. Antes da implantação no Rio de Janeiro, o projeto passou um mês em testes em São Paulo. O resultado dessa experiência demonstrou a aplicabilidade da ação e o sucesso da iniciativa que em seus primeiros trinta dias recebeu 1.300 embalagens – cerca de 50 quilos de material reciclável, com papel e plástico em sua maioria.

As caixas para depósito estarão instaladas em seis lojas da rede: Barra da Tijuca (Av. das Américas, 2000), Tijuca (Rua Dr. Satamini, 164), Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 680), Flamengo (Marques de Abrantes, 165) e em duas unidades de Copacabana (Rua Pompeu Loureiro, 15 e Rua Nossa Senhora de Copacabana, 493).

O material arrecadado é encaminhado a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana ), que redistribui o material entre as 30 cooperativas cadastradas. Com isso além do foco ambiental, o Caixa Verde promove a geração de emprego e renda e expandindo a capilaridade da ação também para o âmbito social. O objetivo da empresa é de que até o fim de 2008, a ação seja estendida para mais 100 lojas do grupo no país.

As doações são voluntárias e o funcionamento do “Caixa Verde” é exatamente igual ao check-out tradicional.

Fontes: Design Informa, Carbono Zero e Eco Press

Incluir comentário