Aletp - Alessandro Temperini

Suzuki DL 1000 V-Strom

O modelo 2008 da dual purpose DL 1000 V-Strom, robusta e com design marcante, agrada em todos os aspectos. Sinônimo de versatilidade, encara aventuras tanto no asfalto quanto em estradas de terra. Essa dualidade se reflete em seu design: enquanto a carenagem frontal é marcada por linhas esportivas, os detalhes em seu corpo lembram os modelos off road. Sua identificação visual está ainda mais marcante devido às novas cores de seu grafismo e à cor das tampas laterais, agora diferentes da carenagem frontal. Além disso, o bagageiro, antes na cor prata, agora também está na cor preta, melhorando o design.

Robusta, a DL 1000 V-Strom é mais leve que aparenta ser, pesando 208kg a seco. Sua altura, 1.395mm, além de dar-lhe um ar imponente, permite excelente ciclística. O conforto é garantido pelo posicionamento do guidão, que oferece uma boa postura ao piloto. O banco largo e macio também contribui com uma agradável viagem. O garupa tem seu conforto garantido pelo amplo banco e pelo excelente posicionamento das pedaleiras. O bagageiro tem sua superfície emborrachada para facilitar o transporte de objetos. Acessórios como maleiros laterais podem ser conjugados para aumentar a capacidade de armazenar bagagens.

Dois dos itens que contribuem com a segurança são o pára-brisa e os faróis. O primeiro, com regulagem de altura, oferece proteção e conforto ao piloto e ao garupa, principalmente nas estradas. O conjunto óptico, formado por dois faróis multifocais, favorece as viagens noturnas e fornece iluminação acima da média. As lentes das setas agora são na cor cristal e as lâmpadas na cor âmbar, fornecendo boa visibilidade de alerta.

O motor, um V-Twin de dois cilindros, quatro tempos e DOHC oito válvulas, oferece 996 cilindrada de pura adrenalina. O conjunto, com refrigeração líquida, garante potência máxima de 98HP a 7.600 rpm e torque máximo de 10,3kgf.m a 6.400 rpm. O sistema de injeção eletrônica controlado pelo ECM (Módulo Computadorizado de Gerenciamento do Motor), inclui dois corpos de borboletas de aceleração, um para cada cilindro, que dosam perfeitamente a mistura ar/combustível, fornecendo bom desempenho e economia. O sistema PAIR, que garante uma menor emissão de gases poluentes, também é controlado pelo ECM e injeta ar fresco captado na caixa de ar nas janelas de escape, de acordo com a velocidade desenvolvida e a carga aplicada no motor.

A suspensão dianteira é telescópica de amortecimento hidráulico, com pré-carga da mola ajustável. A traseira é composta por balança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manual. O conjunto de amortecimento, aliado à excelente ciclística da motocicleta, faz com que a DL 1000 V-Strom tenha uma capacidade de curva invejável.

O freio dianteiro é formado por duplo disco ventilado flutuante, cada um mordido por pinça deslizante de dois pistões de acionamento hidráulico. O traseiro possui disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulico. Esse sistema proporciona segurança de frenagem compatível com a potência da motocicleta. Seu painel, de fácil leitura e prática visualização, é mais que completo: possui, além de um belo design, velocímetro, tacômetro, hodômetro total e dois parciais, indicadores de temperatura, combustível e última marcha engatada, luzes de seta, neutro, farol alto, pressão de óleo e de fuel injection.

O modelo 2008 da DL 1000 V-Strom pode ser encontrado nas cores preta e cinza, além da nova cor azul, que substitui a vermelha e possuem um ano de garantia, sem limite de quilometragem. O preço sugerido é de R$53.436,00 (valor sujeito a alteração sem prévio aviso). As concessionárias autorizadas Suzuki oferecem ainda um bônus promocional de R$9.700,00 sobre este valor, para pagamento à vista.

Especificações Técnicas
Motor – 4 tempos, 2 cilindros V-Twin 90º, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada – 996 cc
Diâmetro x Curso – 98,0 X 66,0 mm
Taxa de Compressão – 11,3:1
Transmissão – 6 velocidades
Sistema de Transmissão – Corrente
Sistema de Lubrificação – Cárter Úmido
Alimentação – Injeção eletrônica
Tipo de Ignição – Eletrônica Digital
Sistema de Partida – Elétrica
Comprimento Total – 2.295 mm
Largura Total – 910 mm
Altura Total – 1.395 mm
Entre Eixos – 1.535 mm
Vão Livre – 165 mm
Altura do Assento – 840 mm
Peso Seco – 208 kg
Suspensão Dianteira – Telescópica de amortecimento hidráulico, pré-carga da mola ajustável
Suspensão Traseira – Balança de amortecimento hidráulico tipo link, com ajustador remoto manual
Freio Dianteiro – Duplo disco ventilado flutuante, mordido por pinça deslizante de 2 pistões de acionamento hidráulico
Freio Traseiro – Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de pistão simples de acionamento hidráulico
Pneu Dianteiro – 110/80 R19M/C 59H, sem câmara
Pneu Traseiro – 150/70 R17M/C 69H, sem câmara
Tanque – 22 litros
Óleo do Motor – 2,90 litros (com troca de filtro)
Potência Máxima – 98 HP a 7.600 RPM
Torque Máximo – 10,3 kgf.m a 6.400 RPM
Cores – cinza, preta e azul

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  • Grande tanque Panzer!

    Excelente tocada! O motor, vindo da TL não podia ser melhor. Ah,podia sim, com uns 10 cavalos a mais, pra poder dar mais emoção na tocada.

    Uma coisa que nunca vou entender é por qual razão o Toledão traz essa moto com o preço ABSURDO! Só comparar com o preço dela em outros locais…

  • Estou procurando uma moto para viagens mais longas e acho esta V-Strom na medida, porém o preço é realmente um absurdo para uma moto de US$ 9.500 nos EUA.

    Tenho uma HD que lá custa US$ 15.000 e que aqui custa o mesmo da V-Strom.

  • a v-strom irá sair mesmo de linha? ou vai voltar depois de 01 ano como estão dizendo?