Aletp - Alessandro Temperini

Por que utilizar o cavalete central?

As motocicletas com motor em linha, que possuem os cilindros dispostos um ao lado do outro, devem ficar estacionadas no descanso central.

A justificativa para esta dica é bem simples: trata-se de uma medida para manter a equalização dos carburadores.

Quando a moto está apoiada no descanso lateral, por gravidade, os carburadores ficam com níveis variados de combustível, facilitando a perda da equalização, responsável pelo funcionamento equilibrado de todos os cilindros.

Caso o equipamento ficar parado por muito tempo, mais de três dias por exemplo, opte pelo uso do cavalete central.

Nos casos dos modelos esportivos, que não possuem este dispositivo, o aconselhável é a aquisição de um cavalete que suspenda a roda traseira, como fazem as equipes de competição.

Via Moto.com.br

8 comentários

  • Consegui o cavalete Central da Yamaha Drag Star na firma Manivela.
    Produto bem feito e com pedal que quase sozinho (com o peso do piloto) a coloca em pé.

  • Vcs falaram que email não seria divulgado, mas ele aparece no final do comentário. Que gafe…..

  • Eliézer, não aparece não. Pode ser algum problema com seu browser.

    Hoje temos 217 postagens com 1.173 comentários e em nenhum deles o endereço de e-mail de quem comenta aparece visível. Pode conferir navegando pelo blog.

    Abraços,

  • Alguém sabe dizer se tem algum fabricante com cavaletes a venda por preço mais accessivel? Os que tem no mercado estão caros demais. Tenho uma Hornet 2008. Agradeço.

  • Já encontrei. Por menos de 170 reais é impossível. Mas é melhor que os 700 iniciais.

  • Solene bobagem essa de desequalizar carburadores por usar o cavalete lateral. Além dessa prática não afetar os níveis de bóias, a equalização não tem nada a ver com isso, e sim com força de depressão de cada carburador.