Motos e Bikes

Manutenção da bateria da moto

Da bateria#bateria moto depende, no caso das motos com partida elétrica, o arranque do motor da moto. As baterias das motos estão dimensionadas, devido às condicionantes de espaço e peso, para facultar o arranque do motor sendo quase utilizadas no seu limite nesse instante. Assim, é necessário que a bateria se encontre sempre em ótimas condições, para que não surjam surpresas. Existem 2 pontos em que se deve ter especial atenção na manutenção das baterias: o nível da água e a limpeza dos terminais.

Em relação ao nível da água é necessário que este encontre sempre entre as marcas de máximo e mínimo inscritas na bateria em todos os elementos. Caso o nível da água se encontre abaixo do mínimo em algum dos elementos da bateria, é necessário destapar o respectivo elemento e adicionar água destilada até completar o nível. Nas baterias sem manutenção (MF-Maintenance Free) não é possível realizar esta operação.

O outro ponto a ter em atenção é a limpeza dos terminais da bateria. As baterias têm tendência a formar depósitos e acumular zinabre na zona dos terminais. Estes depósitos podem dificultar a passagem da corrente elétrica, não permitindo assim o uso da bateria em pleno. Para limpar os terminais da bateria, deve-se retirar a bateria da moto, desligando os terminais (1º o negativo e depois o positivo) e limpar os terminais e as zonas mais próximas com uma solução de água e bicarbonato de Sódio. Depois de estarem bem limpos, deve-se ainda passar com um pedaço de lixa fina na zona de aperto dos terminais da bateria e dos cabos. Para montar a bateria na moto deve-se apertar os terminais pela ordem inversa à desmontagem, e não esquecer de encaixar o tubo de ventilação.

Caso surja a necessidade de carregar a bateria, esta carga deve ser efetuada com a bateria desligada da moto, com os orifícios de enchimento abertos e utilizando um carregador pouco potente (dos mais pequenos).

Via Oficina Mototour

Compartilhe nas redes sociais:

14 Comentário(s)

  • Olá, eu tenho uma moto NXR BROZ 150 partida eletrica e não sei porque a bateria dela vive enfraquecendo, a atual bateria foi trocada a 5 meses atras e ja esta descarregada também, gostaria de informações sobre o porque isso esta acontecendo quais são os fatores que levam a bateria a descarregar rapidamente assim??? Desde ja obrigado.

    • Guto
      Dicas de cuidados com a bateria :
      Instruções de cuidados com a Bateria :

      . Retirar a bateria da moto : primeiro o negativo e Depois o positivo .

      . Instalar a bateria na moto : primeiro o positivo e Depois o negativo .

      . Não esquecer de colocar o tubo de ventilação .

      . Nível da bateria : sempre entre as marcas de Maximo .

      . Atenção fazer a limpeza dos terminais da bateria .

      . Proteja os terminais da bateria com Gracha ou Vaselina .

      . Verifique se a ponta do tubo do respiro não estar encostada na moto .

      . O tubo de respiro não pode ter dobras pois pode causar uma Explosão .

      • Quando a bateria for nova coloque a solução primeiro , depois tem que ir em uma assistencia tecnica de bateria para dar uma carga leve . So depois voce coloque em sua moto para usar normal .

        acreditem pois so tecnico expecializado nisso !!!!!!!

        Valeu galera .

  • Quando qualquer uma das placas colam uma na outra,JÁ ERA, a bateria nunca mais segurará a carga. É a ocorrencia mais comum.Para saber sobre este defeito abra as tampinhas da bateria, encoste um cabo bem grosso nos polos e com as mãos e os olhos protegidos veja se esta fervendo internamente,se positivo sua bateria JÁ ERA!!!

  • tenho uma ybr 125, e minha bateria tem uns 4 meeses e ta uma merda, ja troquei solução e nds amanha vou apela, vou limpala com coca e bicarbonato e troka a solução vamos ver no que da
    falows

  • Quanto tempo dura a bateria de uma moto?
    A minha ficou desligada bastante tempo e agora tá fazendo um barulho estranho pra ligar tipo uma catraca.

  • Tópico salvador da lavora, tenho uma titan há 3 anos, durante dois anos e meio quase utilizava a moto muito exporadicamente e adava pouquissimo, depois passei a utiliza-la todos os dia para ir a cidade vizinha total de 40km ao dia em estrada (durante 5 meses), nessa época instalei o alarme, dois meses depois de instalado o alarme, fiquei um mês com a moto praticamente parada e com alguns insidentes de disparo do alarme, desde então todo mês a bateria descarrega completamente e tenho efetuado carga na Honda da cidade. Queria saber a vida util da bateria, o consumo do alarme, o fato dessa mudança brusca na utilização se afeta a bateria. Estou bem perdida…

  • obs. tenho uma mirage ela usa uma bateria de 8amprs.pifou comprei uma route e durou apenas 3 meses  a garantia me deu outra. mas com 4 meses começou a falhar e ai  eu ja nao tinha direito de outra   me revoltei tirei a bateria da moto a deslacrei e achei o problema totalmente seca eles falam que elas nao requerem manutençao  balela de vendedor pois coloquei agua mineral mandei dar carga e ja se faz 6 meses que nao tenho problema algum com a bateria  amigos fiquem espertos.as vezes compença ser curioso e tentar resolver os problemas. t+++++++

  • Olá, tenho uma CG Titan 150 ESD 2007/2008, ultimamente ela esta com um problema de descarregar a bateria por completo. A bateria foi trocada 3 vezes em 1 semana e o problema persiste. Também foi ttrocada a bobina e o retificador, e ainda assim nada! Como foi constatado que o problema nao é a bateria ( afinal foram 3 baterias NOVAS utilizadas)..estou sem mais opções!A bateria ao ser recarregada chega a durar 1 dia.. e dps disso só pegando no tranco! Espero receber ajuda! 

  •  minha moto acende tudo,mas não pega,ela ficou muito tempo,parada ai eu carreguei a bateria,só q a bateria comeuçou a esquentar muito,solto um pouco de liquido.pode ser a bateria q estar ruim

  • Por favor me ajuden comprei uma Lander 250 faz duas semanas.

    Hj fui dar partida ela não deu sinal de vida só acendeu as luz do painel ai blza fui olha a bateria ela estava seca….

    Oque posso fazer tem como salver ela ainda???

    Obrigado desde ja

    ASS:Robert

Deixe um Comentário