Motos e Bikes

História da Yamaha e seu logotipo

A empresa foi fundada em 1887 por Torakusu [BP]Yamaha[/BP] como produtora de órgãos (aparelhos musicais). Somente em 1955 com a fundação da Yamaha Motors Corporation, a empresa começou a fabricar suas primeiras motocicletas em série. A primeira motocicleta de sucesso foi a YA1, conhecida pelos entusiastas japoneses como Akatombo (Red Dragonfly), estabelecendo a reputação da empresa em fabricar motos duráveis e de ótima qualidade. Sua reputação aumentou com a entrada da empresa nas competições de motociclismo. Esta moto possuía 125cc, cilíndrico único e motor dois tempos, sendo vendida apenas no Japão. Porém a primeira moto desenvolvida e desenhada pela YAMAHA só foi produzida em 1957, batizada de YDI, foi lançada em versão de competição.

A produção de motocicletas nessa época era ainda modesta, 15.811 unidades, inferior a Suzuki e Honda. No ano de 1958 as motocicletas Yamaha começaram a serem vendidas nos Estados Unidos pelo distribuidor autorizado Cooper Motors. Em 1959 lançou a primeira motocicleta esportiva produzida por uma fábrica japonesa. Em 1960 a produção cresceu 600% chegando a 138 mil unidades. Ainda este ano a empresa se estabeleceu oficialmente nos Estados Unidos. Foi nessa época, com o Japão vivendo uma depressão, que a empresa começou a exportar suas motocicletas. Em 1964 as exportações chegavam a 87 mil unidades. No ano seguinte a produção atingiu 244 mil unidades, sendo 50% para exportação. A primeira fábrica no exterior foi inaugurada em Siam no ano de 1966 para atender o sudeste asiático. No ano seguinte a produção da Yamaha ultrapassou a da Suzuki.

Em 1968 é introduzida a motocicleta DT-1 Enduro, primeira moto que poderia ser utilizada tanto na cidade como para fazer trilhas. Nesse mesmo ano é lançado o primeiro Snowmobile (espécie de moto para neve). Em 1969 a empresa construiu seu próprio circuito perto de sua fábrica na cidade de Iwata. Em 1970 a empresa oferecia cerca de 20 modelos que iam desde 50cc à 350cc. Nesse mesmo ano introduziu no mercado sua primeira motocicleta 4 tempos com motor 650cc. Em 1972 introduziu o modelo TX750. No ano de 1973 a produção rompeu a barreira dos 1 milhão de unidades produzidas. Nesse mesmo ano lançou a moto TX 500. A XS Eleven, lançada em 1977, era na época a maior motocicleta produzida por fabricantes japoneses. No ano seguinte é introduzido no mercado americano o carro de golfe movido a gás. Ainda nessa década, os modelos RD250 LC e RD350#rd 350 LCA fizeram um enorme sucesso. Na começo da década de 80 a produção atingiu a marca de 2.2 milhões de unidades produzidas. Foi nesta década que a Yamaha introduziu as motos compactas XJ, que iam de 550cc até 1100cc, além das motos de 750cc e 1000cc.

No Brasil
A Yamaha se instalou no Brasil em 1970 para iniciar a importação e distribuição de motocicletas, motores de popa#motores de popa, peças genuínas e prestação de assistência técnica através de Rede de Concessionárias Autorizadas. Já em 1974 é fabricada a RD 50, logo afetuosamente chamada de “cinquentinha”, a primeira motocicleta nacional. Em seguida apresentou os modelos RD75 e RS125, proporcionando ao consumidor uma ascensão gradativa do modelo de 50 cc. Depois vieram os modelos TT125 em 1978 e a famosa [BP]RD 350[/BP] no ano de 1986.

Curiosidade
• A Yamaha é a segunda maior produtora de motocicletas do mundo.

Via Aletp

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

  • Muito interessante saber que a marca dos tres diapasões teve esta trajetória de sucesso em tão pouco tempo de existencia.

    • TENHO 18 ANOS E JÁ TIVE RD,S
      E AGORA TENHO UMA MOTO
      QUE QUANDO EU ERA CRIANÇA
      SEMPRE SONHEI COM ELA
      TENHO UMA DT 180 LINDA PRETA ANO 85
      FAÇO TRILAS COM ELA
      E NUNCA ME DECEPCIONEI
      NUNCA ME DEIXOU NA MÃO
      PARA MIM QUE FALA DE YAMAHA
      É UM PALHAÇO!
      MEU NOME É PABLO DIEGO
      ACABEI DE FAZER MEU CURÇO DE MECÂNICA
      E SE EU PODESE
      ABRIA UMA OFICIA COM O NOME ”YAMARA MOTOS”
      SÓ PARA CONSERTAR MOTOS 2 TEMPOS…
      FIM…

    • TENHO 18 ANOS E JÁ TIVE RD,S
      E AGORA TENHO UMA MOTO
      QUE QUANDO EU ERA CRIANÇA
      SEMPRE SONHEI COM ELA
      TENHO UMA DT 180 LINDA PRETA ANO 85
      FAÇO TRILAS COM ELA
      E NUNCA ME DECEPCIONEI
      NUNCA ME DEIXOU NA MÃO
      PARA MIM QUE FALA DE YAMAHA
      É UM PALHAÇO!
      MEU NOME É PABLO DIEGO
      ACABEI DE FAZER MEU CURÇO DE MECÂNICA
      E SE EU PODESE
      ABRIA UMA OFICIA COM O NOME ”YAMARA MOTOS”
      SÓ PARA CONSERTAR MOTOS 2 TEMPOS…
      FIM…

      • palhaco e vc que nao sabe escrever trilhas e nem curso podese oficia meu deus coitada da nossa  lingua portuguesa

  • Sou propietário de uma YS 250 Fazer desde maio de 2006. Sempre gostei da marca e hoje sou um feliz consultor de vendas Yamaha em minha cidade.
    Sem dúvidas são motos construídas com qualidade superior as demais do nosso mercado.

  • sou um propietario de yamaha,e é incrivel, quem anda de yamaha não quer anda mas em outra moto,porque yamaha completa o cliente…conforto que da gosto pilotar ….

  • Falar da marca Yamaha , é falar da capacidade , de prazer , e da paixão que é sem duvida nenhuma a melhor marca de motos do mundo . A Kawasaki , Honda e Suzuki que vão me desculpar , mas não da para voces competirem não , classifico a Yamaha como a melhor moto do mundo e sem duvida nenhuma que a concorrencia treme com os lançamentos , e quero ja para benizar pelos lançamentos de 2009/10 , obrigado por voce Yamaha existir meu eterno amor e carinh por voce .

  • cara muito legal a historia da yamaha eu tenho uma yamaha e poso dizer com certesa não existe moto melhor

  • Senhores
    Tenho um motor de popa YAMAHA-60 HP.
    Preciso saber como identificar o ano de fabricação de motores de popa YAMAHA.
    Alguns ja sei e tenho como exemplo a letra X – ( que identifica o ano de = 1996) colocada após os números e letras que indicam o número de série do motor.
    Aguardo a relação
    Grato
    Reinaldo

  • ESTOU ENTRANDO AGORA PRA FAMILIA YAMAHA, E ESTOU ADORANDO TRABALHAR COMO CONSULTORA DE VENDAS , AS PESSOAS SEMPRE ELOGIAM A MARCA E NAO HÁ NADA MELHOR QUE TER UM CLIENTE SATISFEITO COM O BEM ADQUIRIDO.

  • Sou fã da marca a minha primeira Yamaha foi uma RD 50 ano 75 prata, como era linda aquela pequena e tambem muito valente. Agora acabo de adquirir uma Drag Star 650 2007 que coisa maravilhosa.

  • Que pena ter que contrariar as demais opiniões exsitentes ai acima, mas moro em uma cidade pequena aqui no interior do PR, tenho uma Fazer 250, ano 2008, que so me deu dor de cabeça, cheia de problemas, nunca me deram a devida atenção aqui na dita autorizada Yamaha. Com certeza a Yamaha é uma moto boa de pilota, com tecnologia que supera as demais, eu me sinto muito confortavel quando piloto a minha. Mas o pós venda é ruim, se tivessem me dado a devida atenção depois da venda não seria assim tão insatisfeito com a marca. Portanto, caso a marca não comesse a respeitar mais o consumidor, assim que me livrar da minha nunca mais compro Yamaha, ando desconfortavel mas ando feliz…,.

    Pontos Negativos ao meu ver:

    – As peças são mais caras que a da sua concorrente Honda.

    – Minha experiencia com duas Hondas usadas, me diz que nunca tive dor de cabeças com elas, em compensação com a Fazer 250, ano 2008/2008, 27,000 km, ja fiz o motor praticamente duas vezes, isso sem rezar a missa toda, só uma parte.

    – A maior parte das peças das motos da marca, nunca estão a disposição para pronta entrega e troca, tem sempre que esperar vir da fábrica.

    Problemas que tive com minha moto:

    – Amortecedor dianteiro esquerdo com vazamento no retentor, nos primeiros 3 meses de uso, a garantia não cobriu.

    – Caninho de deliberação de oleo do motor, estoura facilmente por conta da trepidação natural do motor, ja troquei uns 5 desses, 15,00 $ cada um, isso por que no ultimo eu mandei soldar pra ficar um poco mais de tempo com ele, rsrsrsrs.

    – Retificador de energia ultimo mes de garantia, e a mesma não cobriu.

    – Biela estourou com 27,000 km.

    – Metade do comando de Valvula, arvore de comando e balancim pra ser mais exato.

    – Fiz o motor tbm com a moto ainda nesses 27,000 km.

    – E agora aos 29,000 km troquei novamente a biela e metade do comando de valvula.

    – POR ISSO EU NÃO COMPRO MOTOS YAMAHA NUNCA MAIS, E RECOMENDO AOS MEUS AMIGOS SEMPRE QUE ME QUESTIONAM QUAL DAS DUAS MOTOS QUE TENHO É A MELHOR, E EU ENFATICAMENTE DIGO QUE É MINHA TWISTER 250, ANO 2007, 25 KM E SEGUNDA MÃO, E NÃO MINHA FAZER 250, ANO 2008 COMPRADA ZERO E PAGA A VISTA.

  • Estou em minha terceira YAMAHA e estou muito feliz, venho acompanhando a evolução da empresa, sou um apaixonado por motociclismo e a marca dos diapasões me facina muito.Minha ultima aquisição foi uma xt 660 r .OBRIGADO YAMAHA…

  • Yamaha nao é uma marca e sim uma lenda! quem um dia ja foi criança, sempre ouvir falar, quando se fala em velocidade, vem o nome yamaha! Sempre tá na vanguarda de novas tecnologias, outra marca vende mais, mais nem sempre quantidade significa qualidade!

  • NASCI EM 1980 E DESDE CRIANÇA GOSTO MUITO DA YAMAHA, VIA NAS RUAS O BARULHO DAS 2T, AQUILO PARECIA MÚSICA PRA MIM, PENA QUE OS 2T FICARAM PRA TRÁZ ! QUEM SABE UM DIA UM GÊNIO OS TRAGA DE VOLTA COM OUTRA TECNOLOGIA NÉ? MAS ENFIM, A YAMAHA ERA MESTRA EM 2T, ASSIM COMO O É HOJE NOS 4T.

    HONDA É UM BOM MEIO DE TRANSPORTE, MAS YAMAHA É A PAIXÃO, A MELHOR SEMPRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Tenho uma Fazer 250 a 4 anos e nunca viu oficina!
    Muito robusta os componentes!
    Teve um cara aqui nos comentários que falou que teve que fazer o motor dela 2x!
    Tu é um cupim de aço! Deve no mínimo acelerar o motor no talo sem antes esperar o motor esquentar idealmente forçando a dilatação dos metais e forçando o desgaste!
    Fala sério!

  • olha pra mim é a melhor marca de motos do brasil,pq ela e economica e duradora isso sim e marca de moto..factor sem comentarios e Showwww,vlw

  • ué? e o logotipo? já q não falaram, eu vou falar: o logotipo da yamaha para instrumentos musicais é diferente do logotipo das motos (embora seja a mesma empresa): a letra “m” no logo das motos tem a “perna” do meio de tamanho diferente.

  • Eu adoro a yamaha, ja adquiri 4 motos yamaha, sendo elas RD 350 (viuva negra) demais essa moto, RD 135, TÉNÉRÉ 600, e agora tenho uma XT 600, que maquina maravilhosa, sem comentário, e quanto ao significado do nome YAMAHA, la vai yamaha anda mais A honda atraz, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. vlw galera vamo de Xtezona.

  • YAMAHA, significado do nome, (Y)amaha (A)nda (M)ais (A) (H)onda (A)traz. Pronto ta o significado kkkkkkkkkkkkk. vlw galera

  • Diferenças básicas entre Yamaha e Honda
    A Honda é amor.
    A Yamaha é
    SEXO.

    A Honda é a esposa de 48 anos.
    A Yamaha é a amante de
    20.

    A Honda é a goiaba.
    A Yamaha é o BICHO que devora a
    goiaba.

    A Honda é fazer amor com a esposa após o casamento.
    A Yamaha é
    fazer sexo com a amante durante a FESTA.

    A Honda é popular como
    funk.
    A Yamaha também marca presença em ÓPERAS.

    A Honda é Free
    Ligth.
    A Yamaha é MALBORO.

    A Honda é “roba monte”.
    A Yamaha é
    TRUCO.

    A Honda é suco de frutas.
    A Yamaha é FARMÁCIA.

    A Honda é
    carinho.
    A Yamaha é SADO-MAZOQUISMO.

    A Honda cura a gripe.
    A Yamaha
    o CÂNCER.

    A Honda é a garantia de chegar aos 72 anos tranquilamente.
    A
    Yamaha é a certeza de passar dos 80 fazendo SEXO.

    A Honda te aproxima dos
    anjos.
    A Yamaha espanta o CAPETA.

    A Honda é papai-mamãe.
    A Yamaha é
    o Kama-Sutra.

    A Honda persegue a perfeição.
    A Yamaha é
    perseguida.

    A Honda chama a polícia pro vizinho baderneiro.
    A Yamaha é
    o VIZINHO.

    Honda é Honda!!!!!
    Yamaha já não tem explicação.

Deixe um Comentário