Motos e Bikes

Como montar a antena corta-linha (cerol) na Burgman 125

Hoje estava seguindo uma Burgman 125 no trânsito da Radial Leste (eu também estava em uma) e a pessoa teve o pescoço cortado por uma linha com cerol que estava voando solta. Chegando perto de casa, passei na Tatuapé Motos, mas eles não tinham (como todo mundo) uma antena específica para a Burgman. Entrei no fórum Scooter Clube do Brasil e encontrei um tutorial escrito pelo Atari, moderador do fórum, de como ele instalou uma antena Jojafer, para retrovisor, na sua Burgman.

Cabe aqui também uma ressalva, na Feira do Motoboy, realizada no início de 2007 (há um ano), estive no pavilhão e tentei comprar uma antena dessas para a minha Burgman, fui até o stand da Jojafer mas eles não conseguiram instalar, porém, pegaram meu nome e telefone e disseram que estavam tendo bastante procura para esse modelo de moto e que iam providenciar um modelo específico de antena. Estou esperando até agora. Se alguém da Jogefe ler este post fica fácil me identificar. Eu estava com 2 burgmans no estacionamento e foram comigo até lá, 20 minutos depois, voltamos sem instalar nada, apanharam bastante sem encontrar onde “adaptar” um dos modelos deles. Com certeza não tentaram instalar na de mais ninguém.

Todo o tutorial abaixo, assim como as fotos, são de autoria do Atari, moderador do Fórum Scooter Clube do Brasil. O tópico original no fórum, é este aqui.

Material
1) Antena corta linha (Jojafer modelo Nº01A)
2) Adaptador (extensor) de retrovisor, achado na General Osório ou feito num torneiro mecânico
3) Chaves de boca e allen nas medidas nescessárias

A antena é esta:

1) Tire o retrovisor e coloque o extensor (adaptador) no lugar dele (já tinha colocado ele no lugar quando decidi tirar as fotos e dá um puta trabalho tirar ele. Por isso, só foto dele instalado):

2) Agora coloque a base da antena e o retrovisor, mantendo a posição correta de ambos:

3) Agora coloque o parafuso que prende a antena na base e desça a borracha do retrovisor para dar acabamento (coloque por cima do sextavado do retrovisor):

4) Resultado final

5) Recolhida

Update:
No mesmo tópico do fórum que está sendo atualizado pelos membros, apareceu um vídeo com a antena adaptada do lado de dentro da moto. Diferente daqui do tutorial. Eu achei melhor pois assim quando baixada, fica escondida para quem olha de frente.

Compartilhe nas redes sociais:

6 Comentário(s)

  • EAE

    parabéns pelo BLOG!! Showw de Bola!!!

    Esse post do ATARI, é muito importante, valeu pela divulgação e citação.

    abraço!

  • Parabéns pelo Blog. Está dica acredito servir não só para os Burgmans, mas para outros scooters e motonetas no geral. Pois comprei um corta cerol e não vi jeito de instalar. Valeu a dica. É interessante salientar o descaso e a burrice dos fabricantes de acessórios para motos e os seus proprietários, pois para cada motociclista morto ou inválido é menos um comprador para os seus produtos. Isso é o que faz gerar os altos impostos pagos por nós; como a alta taxa de seguro obrigatório que muitas vezes nós pagamos sem retorno algum, como tudo neste país. Alguém já fez as contas de quanto gera este imposto por cada moto que é emplacada e o benefício gerado por ‘êle’. Será que morre e fica inválido tanto motociclista no país que temos que ser usurpados por mais este imposto. E o ‘INSS’ que nos é descontado no salário? Vai pro bolso de quem? É Preciso haver uma manifestaçaõ nacional contra mais esse absurdo que nos é “Imposto”. Valeu e vamos à LUTA.

  • Pode parecer um absurdo o que direi agora, mas esta antena adaptada no retrovisor eu NÃO RECOMENDO. Como proprietário de uma Burgman, já coloquei DUAS destas antenas e elas quebraram no mesmo lugar: aquela extensão em formato de “L”, obviamente com a moto em movimento (ela veio na minha cara estava com a viseira aberta)… Sabe como é, ferro fundido = qualidade mediana. Vi em outra Burg uma antena adaptada embaixo da carenagem (presa na manopla), mas sem os estágios – é de um tamanho fixo. Vou tentar adquirir esta para a minha e se tiver retorno tento postar novamente os resultados a vocês!

  • Valeu!!!
    Se não fosse pela sua instrução a antena que “instalaram” na minha moto estaria caindo até agora. Parabéns pelo blog!

Deixe um Comentário