Aletp - Alessandro Temperini

Vivienne Westwood, inventora do visual punk, cria sandália para a Melissa.

Vivienne Westwood, inglesa considerada a inventora do visual punk (calças e camisetas rasgadas, peças de couro, correntes e cadeados), chega nesta semana a São Paulo para lançar sua linha de sandálias Melissa na São Paulo Fashion Week. A estilista passa a integrar um time de designers e artistas que já desenharam calçados para a Melissa, como Thierry Mugler, Alexandre Herchcovitch, Jean Paul Gaultier e os irmãos Campana.

Conhecida por projetar saltos altíssimos, Vivienne criou dois modelos para a Melissa, que custarão cerca de R$ 99 cada um. A empresa não divulga imagens dos sapatos. A estilista britânica, assim como a arquiteta iraquiana Zaha Hadid, vencedora do Prêmio Pritzker, o “Nobel dos arquitetos” e também convidada pela marca, têm um contrato de dois anos com a Grendene, dona da Melissa. As duas farão quatro coleções – duas por ano.

Além do lançamento das Melissas que levam seu nome, duas exposições sobre o trabalho de Vivienne Westwood abrem nesta semana na cidade: a primeira, Vivienne Westwood Shoes, mostra os calçados fetichistas criados por ela desde 1973. Ao todo, 147 modelos poderão ser vistos em exposição que já passou pelo Castelo Sforzesco, em Milão (em cartaz de 16 a 21/1, dentro do prédio da Bienal, somente para convidados). A segunda, Vivienne Westwood Multimidia, traz fotos, vídeos dos principais desfiles de sua carreira e alguns dos modelos mais marcantes criados por ela ao longo dos anos, como o Punk Outfit, de 1977, o Pirata, o Crini e o Cave Girl Suit, de 2007. (Galeria Melissa, R. Oscar Freire, 827, de 16/1 a 29/2, das 10h às 20h, grátis).

Curiosidade: Quando ela era casada com Malcolm McLaren, empresário do Sex Pistols, sua loja na King’s Road em Londres vestia a banda punk. Roqueiros famosos como Marylin Manson e Mick Jagger são fãs declarados da estilista.

Incluir comentário