Aletp - Alessandro Temperini

Prêmio FCW de Arte 2008

Estão disponíveis, no site da Fundação Conrado Wessel, a ficha de inscrição e o regulamento completo para a próxima edição do Prêmio FCW de Arte. Os profissionais interessados, que tenham trabalhos comprovadamente veiculados em mídia impressa, podem concorrer em duas categorias: “Fotografia Publicitária” e “Ensaio Fotográfico”. As inscrições já estão abertas e vão até 10 de março de 2008.

As principais mudanças desta nova edição ficam por conta do regulamento da categoria “Ensaio Fotográfico”, na qual concorrem trabalhos constituídos por um conjunto de 5 a 10 imagens, que podem ter sido produzidas em épocas distintas, mas devem ter sido publicadas de uma única vez em mídia impressa. Serão permitidas as inscrições de ensaios veiculados entre janeiro de 2003 e 15 de dezembro de 2007, com o tema “Brasil: a questão socioambiental”, com abordagens que tenham a natureza e a relação do ser humano com o seu meio.

As inscrições para a categoria “Fotografia Publicitária” seguirão as mesmas regras das últimas edições. Podem participar os fotógrafos de publicidade de todo o país, com até dois trabalhos veiculados em mídia impressa, entre 16 de dezembro de 2006 e 15 de dezembro de 2007. Continua valendo a obrigatoriedade de uma agência de publicidade na intermediação da veiculação do anúncio do qual a imagem faz parte. Além disso, a autoria só será válida quando o fotógrafo responder por, no mínimo, dois terços da imagem, devidamente comprováveis, em caso de eventual auditoria.

A exemplo das edições anteriores, os trabalhos inscritos nas duas categorias do Prêmio FCW de Arte serão julgados por uma comissão composta por alguns dos maiores nomes da fotografia brasileira. O resultado será divulgado até o dia 31 de março de 2008. O primeiro e o segundo colocados em cada uma das categorias receberão, respectivamente, R$ 115 mil e R$ 28 mil, incluídos os encargos fiscais.

Livro comemorativo e exposição
As 100 imagens escolhidas pelo júri do Prêmio FCW de Arte integrarão um livro e uma exposição. A mostra deste ano, realizada entre o final de outubro e o início de novembro, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, foi vista por mais de 12 mil pessoas, entre fotógrafos profissionais, estudantes e público em geral.

Esta foi a primeira vez que a premiação e a exposição foram realizadas fora de São Paulo. Entre as fotografias que compunham a mostra estavam as imagens vencedoras de Tiago Santana, com o tema “O Chão de Graciliano”, sobre o sertão brasileiro, que conquistou o primeiro lugar da categoria “Ensaio Fotográfico”, e de Gustavo Rodrigues de Lacerda, que ganhou na categoria “Fotografia Publicitária” com o trabalho “Tim: Viver Sem Fronteiras”.

Enviado pelo Daniel Padilla

Incluir comentário