Marcas e Mascotes

Zippo | História da Marca

Verdadeiro ícone americano, tão importante quanto Coca-Cola, McDonald’s ou Harley-Davidson, o isqueiro ZIPPO é parte integrante da história e da cultura dos Estados Unidos. Elegante e prático, existem milhares de modelos com diferentes acabamentos e todo tipo de tema que definem a personalidade de seus proprietários.

A história
A marca surgiu em 1932, na cidade de Bradford, estado americano da Pennsylvania, quando George G. Blaisdell decidiu criar um isqueiro elegante e fácil de usar. Obteve os direitos de um isqueiro à prova de vento austríaco chamado Binga, que vinha com uma tampa e não se apagava com o vento, e o re-projetou de acordo com suas próprias especificações. Fez o corpo retangular, prendeu a tampa ao corpo com uma dobradiça soldada e colocou uma proteção ao redor do pavio. O produto deveria se chamar Clic-Clac, pois cada vez que fosse usado para acender um cigarro, deveria ser aberto. Mas esse nome já havia sido registrado. Então, fascinado por uma outra invenção da época, o zipper, chamou seu isqueiro de ZIPPO e o lançou em 1933 ao preço de US$ 1.95, com uma garantia ilimitada. Essa garantia, conhecida como Lifetime Guarantee, que acompanha todos os isqueiros da marca, ainda garante que “ou o isqueiro funciona, ou o consertamos de graça” (It Works or we fix it free). Ou seja: se um isqueiro ZIPPO quebrar, não interessa o quão velho ele é, ou quantos donos já tem, a empresa irá substituí-lo ou repará-lo gratuitamente. A única parte do ZIPPO que não é coberta pela garantia é o acabamento na parte externa da capa metálica.

Em 1935 começou a colocar insígnias de metal e as iniciais em seus isqueiros. A primeira patente para os isqueiros seria registrada em 3 de março do ano seguinte sob o número 2032695. O primeiro logotipo corporativo em um ZIPPO foi colocado em 500 isqueiros no ano de 1936 para a refinaria Kendall. Era o início do isqueiro como mídia. A invenção de Blaisdell tornou-se extremamente importante durante a Segunda Guerra Mundial, onde se tornou equipamento básico das forças americanas, que levaram milhares de isqueiros para o campo de batalha. Os isqueiros tiveram grande importância por sua durabilidade e pela grande facilidade de acendê-lo durante as batalhas, já que as chamas resistiam ao vento. Os isqueiros foram usados para acender cigarros, esquentar sopas nos capacetes ou simplesmente abrir caminho no meio da escuridão. Foi na Segunda Guerra que nasceu a superstição de que não se devem acender três cigarros com a mesma chama. Isto porque a triangulação do movimento permitia que o inimigo localizasse, com precisão, o último que havia acendido o cigarro. Foi quando a ZIPPO desenvolveu um modelo de metal escovado para evitar o reflexo e proteger os soldados.

Depois da Segunda Guerra Mundial, os isqueiros da marca se firmaram como uma mídia popular para propagandas de pequenas e grandes empresas durante a década de 1960. Muitas das primeiras propagandas foram pintadas a mão. Mas a verdadeira explosão da marca ocorreu com associação do produto ao cigarro que começou no cinema. Nos anos 50, galãs como James Dean e Humphrey Bogart faziam charme e pose de mal com um ZIPPO nas mãos. Com técnicas aprimoradas, os anúncios passaram a ser pintados industrialmente. Exceto por melhorias no mecanismo interno e mudanças no acabamento, o designer original permanece praticamente o mesmo.

A linha do tempo
1949 – Lançados 14 diferentes modelos e cores do isqueiro.
1950 – Lançada a capa de couro para proteger o isqueiro.
1955 – Os isqueiros prata e ouro são introduzidos na linha de produtos.
1956 – Inovou ao lançar o Slim ZIPPO, isqueiro menor e mais fino que o original.
1957 – A marca surpreendeu novamente ao lançar códigos de fabricação que eram impressos no fundo do isqueiro, indicando o ano em que foi produzido.
1970 – Lançado os ZIPPO com os 12 signos do Zodíaco.
1983 – O logotipo da marca passou a ser impresso no fundo do isqueiro.
2002 – Lançado o ZIPPO MPL (Multi-Purpose Lighter), ideal para acender churrasqueiras, velas, lareiras, fogões, fogueiras, lampiões e muito mais. Três anos depois o modelo ganharia uma versão menor chamada Mini MPL.
2007 – Lançamento do ZIPPO Blu, um isqueiro movido a gás Butano tipo maçarico a contar com o acendimento do tipo “flint-wheel”, ou seja, a tradicional “rodinha” dos isqueiros fabricados pela marca.

A evolução visual
Ao longo de sua história a marca ZIPPO modificou bastante seu logotipo, como pode ser visto na imagem abaixo. Em 1957 a frase “Windproof Lighter” foi retirada do logo e somente em 1977 a chama vermelha foi introduzida acima da letra “i”.

Colecionadores
O clube de colecionadores de isqueiros da marca ZIPPO, conhecido como ZIPPO Click, só passou a ser oficialmente reconhecido e patrocinado pela empresa no ano de 2002. O nome do clube derivou do som que o isqueiro faz ao ser aberto. O clube possui cerca de 11 mil membros registrados em mais de 60 países. Atualmente existem 15 clubes de colecionadores ao redor do mundo: cinco nos Estados Unidos, dois na Inglaterra e um na Áustria, Canadá, Dinamarca, Itália, Japão, África do Sul, Suíça e Holanda. Para se ter uma idéia da importância destes ávidos fãs para a marca, cerca de 21% das pessoas que possuem isqueiros ZIPPO são colecionadores.

Os slogans
The One-Zip Windproof Lighter. (1951)
Guaranteed to work FOREVER. (1954)
The Lighter that WORKS. (1958)
It works or we fix it free. (1968)
Use it to start something. (1998)
When you need it, it works. (1999)
ZIPPO. For real. (2001)
The name in flame. (2006)

A marca no mundo
A gama de acessórios e isqueiros com a marca ZIPPO são vendidos em mais de 120 países ao redor do mundo. A empresa já produziu mais de 450 milhões de isqueiros desde sua fundação, vendendo 18 milhões de unidades por ano.

A marca em imagens










Curiosidades
● A empresa celebrou a produção do isqueiro número 400.000.000 no dia 3 de setembro de 2003.
● Um ZIPPO pode custar de US$ 13 a mais de US$ 3.000 dependendo da raridade e dos materiais usados em sua fabricação.
● A empresa ainda é administrada pela segunda e terceira geração da família Blaisdell.

Fonte: Power Full Brands

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