Aletp - Alessandro Temperini

Tok & Stok | História da Marca

Tudo começou quando Régis e Ghislaine Dubrule, recém chegados da França, tiveram grande dificuldade de encontrar móveis com design arrojado, bons preços e serviço de entrega rápida. Ao procurar suprir uma necessidade própria, o casal percebeu o excelente nicho de mercado que se apresentava carente. Assim, formou-se a proposta da TOK&STOK que, como o nome indica, pretende aliar um bom design (“Tok”) à disponibilidade de estoques para retirada imediata (“Stok”).

Em fevereiro de 1978 foi inaugurada em um espaço de 80m2, na avenida São Grabriel em São Paulo, a primeira loja. Trazia uma proposta inédita no Brasil: uma loja descomplicada com preços expostos em cada produto e estoque guardado no próprio local. Tudo bem visível, proporcionando um maior contato do cliente com o produto. Os produtos eram etiquetados com os preços individuais e propostos dentro de um conceito de modulação – composições que podem ser montadas com elementos vendidos individualmente. A idéia era também facilitar o acesso à compra de móveis, permitindo que fossem adquiridos gradativamente, sem necessidade de comprometer um maior valor como no caso da compra de um “conjunto”. A loja transformou-se em um enorme sucesso, rendendo desde o início diversas publicações em capas de revistas de decoração. No próprio ano de abertura, a loja São Gabriel sofreu sucessivas reformas de expansão para acomodar a crescente coleção. No ano seguinte foi inaugurada a primeira loja no Rio de Janeiro. A originalidade era também a localização na Barra da Tijuca, onde não havia na época praticamente nenhum outro hipermercado, loja de material de construção ou shopping center.

Em março de 1980 é inaugurada a loja Ibirapuera, em São Paulo. As vendas da pequena rede tornaram-se tão fortes que já em 1981 foi preciso abrir o primeiro depósito. Com 3 lojas abertas, a TOK&STOK iniciou a elaboração do seu primeiro catálogo de produtos, que tinha o enfoque de apresentar a coleção e permitir ao consumidor fazer o seu próprio orçamento e projeto de decoração. Em 1982, a TOK&STOK que já contava com 5 lojas, constituiu um novo setor remodelado de mini-mercado e imprime um crescimento considerável na sua coleção. Dois anos mais tarde foi inaugurada a loja do Casa Shopping, Rio de Janeiro, pela primeira vez uma loja concebida “sob medida” para a marca.

O ano de 1987 foi importante na história da empresa e marcado por muitos eventos. Em primeiro lugar, o lançamento dos produtos da coleção Disform. Em segundo, para a abertura da loja Lar Center em São Paulo, foi lançada uma coleção de produtos do designer Philippe Starck entre outros destacados designers internacionais. As lojas de Pinheiros e Lar Center ganham um espaço denominado “Café Design”, um simpático café francês onde os clientes podem fazer uma refeição rápida ou simplesmente tomar um café. Nesse mesmo ano é também criado o setor “Tok&Stok SOFT” – a loja de produtos em tecidos especializada nas roupas da casa.

O grande destaque do ano de 1988 foi o lançamento de um grande catálogo técnico-informativo em formato de revista, que pode ser considerado um marco inédito no mercado de móveis no Brasil. Em 1989 aconteceu o lançamento da linha de produtos Garden, levando os conceitos de beleza e praticidade também aos móveis de jardim. Em 1991 ocorreu a abertura da loja em Vitória, a primeira e única loja franqueada da TOK&STOK até o momento. No ano seguinte ocorreu o lançamento do segmento de produtos Office, um importante grupo de produtos voltados ao escritório que, junto ao “Home Office”, um segmento ainda não tão expressivo nessa época. O ano de 2001 foi marcado pela abertura de 4 lojas e pelo lançamento do canal de vendas pela internet.

A marca no Brasil
A TOK&STOK, que vende mais de 500 mil produtos por mês, tem hoje 25 lojas e está presente em oito estados (mais o Distrito Federal) e em 16 cidades. Cada unidade da TOK&STOK possui mais de 8 mil itens.

Fonte: Mundo das Marcas flag_brasil.gif

8 comentários

  • Sempre achei que a loja fosse uma loja nova. Fiquei muito surpreso!
    Pelo designer, por ser arrojada e praticamente ditar a moda da indústria no Brasil. Sou grande fã da marca, justamente pelo fato de poder comprar os móveis separados , pelo designer e qualidade. Nem me passava pela cabeça que a marca pudesse ser mais velha que eu….

  • estou empresionado com a grandeza da marca a com a estrutura e prencipalmente a liderança da mercado. parabens

  • Esta é uma loja dos sonhos…tudo que vc imagina ou sonha ou nem pensou que pudesse existir está lá, linda, sempre com extremo bom gosto em tudo, em em todos os sentidos! amo estar nesta loja, é a melhor que eu conheço e onde me sinto mais a vontade de todas as lojas…é meu passaporte para sonhar, sempre!Parabéns!

  • que bom que voces sao estou fazendo um trabalho sbre vocesw e adori conhecer sua historia ate aproxima!

  • Muito provavelmente, a ideia deles veio da IKEA, rede sueca exatamente no mesmo formato desta tal Tok & Stock, no entanto, IKEA é uma loja muuuuito mais acessível, ja que oferece produtos para todos os bolsos! Eu, pessoalmente, nao achei nada barato nesta loja.
    A ideia é boa eu adorava passear na IKEA (Londres e NY – tem até restaurante dentro delas), mas nao me agradei com os precos, prefiro, mil vezes, a original IKEA!!!

  • Sou um apaixonado pela Tok&Stok desde o dia, ainda morando em São Paulo e indo no fim de semana para o clube ECBanespa, de onibus, passei então pela primeira loja, na São Gabriel. Desci no próximo ponto e fui conhece-la. Na época estava começando a cursar Design Industrial na FAAP, mas abandonei, pois tive que voltar para o interior. Sempre fui bancário, mas continuo louco por design e fã da Tok & Stok.
    Jura, Mirassol-sp
    jurantunes@yahoo.com.br

  • Sempre achei as Lojas Tok&stock excelentes, tem tudo que você possa imaginar. Já tivemos aqui em Belém do Pará alguns anos anteriores uma de suas lojas. Gostaria de saber se era com o nome de kit&stock ou tok&stock e em que ano foi.

  • É uma pena que não prestigiam mais a indústria brasileira como seus fornecedores. Atendimento, pós venda, treinamento….muita coisa precisará ser alterada para encantar os seus antigos clientes.