Marcas e Mascotes

Tok & Stok | História da Marca

Tudo começou quando Régis e Ghislaine Dubrule, recém chegados da França, tiveram grande dificuldade de encontrar móveis com design arrojado, bons preços e serviço de entrega rápida. Ao procurar suprir uma necessidade própria, o casal percebeu o excelente nicho de mercado que se apresentava carente. Assim, formou-se a proposta da TOK&STOK que, como o nome indica, pretende aliar um bom design (“Tok”) à disponibilidade de estoques para retirada imediata (“Stok”).

Em fevereiro de 1978 foi inaugurada em um espaço de 80m2, na avenida São Grabriel em São Paulo, a primeira loja. Trazia uma proposta inédita no Brasil: uma loja descomplicada com preços expostos em cada produto e estoque guardado no próprio local. Tudo bem visível, proporcionando um maior contato do cliente com o produto. Os produtos eram etiquetados com os preços individuais e propostos dentro de um conceito de modulação – composições que podem ser montadas com elementos vendidos individualmente. A idéia era também facilitar o acesso à compra de móveis, permitindo que fossem adquiridos gradativamente, sem necessidade de comprometer um maior valor como no caso da compra de um “conjunto”. A loja transformou-se em um enorme sucesso, rendendo desde o início diversas publicações em capas de revistas de decoração. No próprio ano de abertura, a loja São Gabriel sofreu sucessivas reformas de expansão para acomodar a crescente coleção. No ano seguinte foi inaugurada a primeira loja no Rio de Janeiro. A originalidade era também a localização na Barra da Tijuca, onde não havia na época praticamente nenhum outro hipermercado, loja de material de construção ou shopping center.

Em março de 1980 é inaugurada a loja Ibirapuera, em São Paulo. As vendas da pequena rede tornaram-se tão fortes que já em 1981 foi preciso abrir o primeiro depósito. Com 3 lojas abertas, a TOK&STOK iniciou a elaboração do seu primeiro catálogo de produtos, que tinha o enfoque de apresentar a coleção e permitir ao consumidor fazer o seu próprio orçamento e projeto de decoração. Em 1982, a TOK&STOK que já contava com 5 lojas, constituiu um novo setor remodelado de mini-mercado e imprime um crescimento considerável na sua coleção. Dois anos mais tarde foi inaugurada a loja do Casa Shopping, Rio de Janeiro, pela primeira vez uma loja concebida “sob medida” para a marca.

O ano de 1987 foi importante na história da empresa e marcado por muitos eventos. Em primeiro lugar, o lançamento dos produtos da coleção Disform. Em segundo, para a abertura da loja Lar Center em São Paulo, foi lançada uma coleção de produtos do designer Philippe Starck entre outros destacados designers internacionais. As lojas de Pinheiros e Lar Center ganham um espaço denominado “Café Design”, um simpático café francês onde os clientes podem fazer uma refeição rápida ou simplesmente tomar um café. Nesse mesmo ano é também criado o setor “Tok&Stok SOFT” – a loja de produtos em tecidos especializada nas roupas da casa.

O grande destaque do ano de 1988 foi o lançamento de um grande catálogo técnico-informativo em formato de revista, que pode ser considerado um marco inédito no mercado de móveis no Brasil. Em 1989 aconteceu o lançamento da linha de produtos Garden, levando os conceitos de beleza e praticidade também aos móveis de jardim. Em 1991 ocorreu a abertura da loja em Vitória, a primeira e única loja franqueada da TOK&STOK até o momento. No ano seguinte ocorreu o lançamento do segmento de produtos Office, um importante grupo de produtos voltados ao escritório que, junto ao “Home Office”, um segmento ainda não tão expressivo nessa época. O ano de 2001 foi marcado pela abertura de 4 lojas e pelo lançamento do canal de vendas pela internet.

A marca no Brasil
A TOK&STOK, que vende mais de 500 mil produtos por mês, tem hoje 25 lojas e está presente em oito estados (mais o Distrito Federal) e em 16 cidades. Cada unidade da TOK&STOK possui mais de 8 mil itens.

Fonte: Mundo das Marcas flag_brasil.gif

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