Aletp - Alessandro Temperini

Smiley faz 25 anos

smile_25_year.jpg

O Smiley, primeiro e mais famoso emoticon da história, completa hoje 25 anos. A famosa combinação de dois pontos, hífen e parêntese, conseguiu vencer as limitações da comunicação textual e virou mania universal entre os internautas.

Ele nasceu com o propósito de marcar comentários divertidos para que ninguém os levasse a sério, depois que boletins internos da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburg (Pensilvânia), onde foi inventado pelo professor de pesquisa Scott E. Fahlman, começaram a receber brincadeiras. A que levou a sua criação foi sobre uma suposta contaminação num elevador. A mensagem gerou um grande debate sobre o limite do humor na rede, que era frequentada tanto por professores quanto por alunos. Na época em que foi criado, quase ninguém utilizava computadores. Menos pessoas ainda enviavam mensagens. Mas a Universidade Carnegie Mellon já era uma fábrica de inovações e de longas conversas eletrônicas.

Fahlman, que era professor da Universidade de Carnegie Mellon há poucos anos, enviou sua resposta à brincadeira do elevador com o seguinte conteúdo: “Proponho a seguinte seqüência de caracteres para os brincalhões: :-)”, escreveu. “Lida de lado”, acrescentou. A mensagem foi enviada ao boletim eletrônico em 19 de setembro de 1982, às 11h44 da manhã. Assim nascia o Smiley, há exatamente 25 anos. Na mesma mensagem, Fahlman propôs a utilização de “:-(” para as mensagens sérias. A partir daí, o Smiley se espalhou rapidamente por outras instituições de ensino secundário e fóruns através da rede, então rudimentar. Em poucos meses novas expressões foram aparecendo e um novo hobby foi criado entre os cibernautas.

Incluir comentário