Aletp - Alessandro Temperini

Herbalife | História da Marca

Nos anos 70, na cidade de Los Angeles (Beverly Hills), estado da Califórnia, um jovem chamado Mark Hughes observava sua mãe lutando para alcançar seu “peso ideal”, fazendo uma dieta após a outra, como tantas outras pessoas. Tragicamente, no entanto, Jo Ann Hughes morreu após várias dietas prejudiciais. Ela só tinha 36 anos de idade. Mark decidiu que ninguém deveria sofrer por estar acima do peso. Começou a criar um método de redução de peso seguro baseado em nutrição, e não em medicamentos. Mark trabalhou com especialistas em nutrição e profissionais de saúde e em 1980 apresentou um revolucionário complexo de ervas, baseado em proteínas e rico em vitaminas. Assim nasceu a Herbalife, com Mark vendendo o produto no porta-malas de seu carro.

No primeiro mês de existência a empresa faturou cerca de US$ 23.000. As pessoas que usaram os produtos observaram duas coisas: reduziram peso e seus amigos perguntavam como conseguiram isso. Logo se tornou claro que a propaganda “boca-a-boca” iria funcionar melhor do que qualquer outra – as pessoas podiam ver os resultados por si mesmas! Na verdade, os primeiros “distribuidores” descobriram que se conseguissem que alguém se interessasse os suficientes para chegar a perguntar, os produtos se venderiam sozinhos. Assim, eles promoviam a Herbalife onde quer que fossem, com buttons e adesivos que diziam: “Perca peso agora, Pergunte-me como”. Talvez você já os tenha visto. Esta famosa mensagem em vermelho e preto é agora utilizada em 58 países.

No ano de 1982 a marca foi lançada no mercado canadense, dando início para uma grande expansão internacional. No ano de 1986 foi lançado no mercado dois novos sabores para a Formula 1 Protein Drink: chocolate e morango. Dois anos depois os produtos Herbalife podiam ser encontrados na Austrália, Inglaterra e Canadá, além dos Estados Unidos. As vendas atingem US$ 1 bilhão em 1996, provando o total sucesso dos produtos. Dois anos mais tarde, 19 novos produtos são lançados no mercado.

A marca no mundo
Com uma equipe de distribuição independente que conta com mais de 1 milhão de pessoas, vendendo seus produtos (uma linha composta por mais de 160 itens contendo ervas e ingredientes naturais) em 60 países ao redor do planeta, a Herbalife atinge vendas anuais em torno de US$ 1.8 bilhões. A Herbalife vende controladores de peso, suprimentos nutricionais, xampus, loções, óleos para o corpo e bronzeadores.

Fonte: Mundo das Marcas flag_brasil.gif

Incluir comentário