Aletp - Alessandro Temperini

Tabasco | História da Marca

TABASCO é a arte de condimentar, o prazer de adicionar aquele “algo a mais” no seu prato ou receita preferida. O molho de pimentas número 1 no mundo é produzido nos Estados Unidos desde 1868, em um processo de colheita e produção manual, como nas mais famosas vinícolas do mundo. O molho de pimenta Tabasco transformou-se em vedete no seu segmento.

História
A saga da marca começou em 1868, quando, depois de ver seus negócios arruinados pela Guerra Civil americana, o banqueiro de New Orleans Edmund McIlhenny engarrafou as primeiras 350 garrafas do molho fabricado nos fundos de sua casa, em Avery Island, no sul do Estado da Louisiana. Usou pimentas que ele mesmo havia plantado com as sementes de Capsicum frutenscens secas, presenteadas por um amigo viajante. Edmund havia descoberto uma mina de ouro. Inicialmente utilizou vidros de colônia e vendeu o produto a parentes e amigos. Em pouco tempo, os pedidos se multiplicaram e, no fim da década de 1870, o TABASCO já circulava pelas mesas de Nova York e na Inglaterra.

Edmund McIlhenny pensou no nome TABASCO como sua segunda opção. Alguns estudiosos dizem que é uma palavra indígena da América Central e que significa “Terra onde o solo é quente e úmido”. Isto certamente descreve o clima da Ilha de Avery que provou ser perfeito para o cultivo desta variedade especial de pimenta. Outros estudiosos dizem que na verdade, o nome TABASCO, significa “lugar de corais e ostras”. A princípio, McIlhenny quis nomear o molho de “Petit Anse” (a ilha então ficou conhecida como Ilha Petit Anse). Entretanto, membros da família não concordaram com o uso comercial do nome da ilha da família e ele optou pela marca TABASCO.

O molho de pimenta foi colocado no mercado em 1868, vendendo no ano seguinte 658 garrafas ao preço de US$ 1 para as mercearias na Costa do Golfo do México, especialmente na cidade de New Orleans. Em 1870 a família assegurou a patente do produto dentro do mercado norte-americano. Não demorou muito para formalizar contrato com a E.C. Hazrd e Company of New York City, dois grandes distribuidores de alimentos, para colocar seu produto disponível nacionalmente. Ao final desta década o produto já estava sendo exportado para a Europa. Em 1929, a família ganhou uma longa batalha pela utilização do nome TABASCO, garantindo assim a exclusividade para trabalhar com o nome de seu produto. Desde então a marca tornou-se sinônimo de boa pimenta e produtos condimentado. Em 1949, Walter Stauffer McIlhenny, sucedeu seu tio no comando da empresa, dando início a uma forte expansão do produto pelo mundo e incrementando as vendas.

TABASCO, além de suas tradicionais pimentas, possui uma linha de balas e pirulitos feitos de pimenta, e molhos para saladas.

Produtos Timeline
1994: TABASCO Green, um molho suave feito a partir da pimenta verde jalapeño mexicana que é uma seleção especial da pimenta suave anteriormente denominada Jalapa.
1995: TABASCO Garlic, um molho de pimenta vermelha com sabor suave de alho. TABASCO Habanero, um molho feito da pimenta Habanero (estilo jamaicano) misturada com manga, papaia, tamarindo, banana, gengibre e pimenta preta moída. O resultado é um molho frutado, bastante apimentado.
2002: TABASCO Chipotle, um molho feito com pimentas defumadas.
2006: TABASCO Sweet & Spicy, um molho de pimenta com uma mistura de ingredientes asiáticos, criando um sabor único.

Produção
A pimenta macerada é fermentada e envelhecida durante três anos em barris de carvalho branco, como o mais fino dos vinhos, e cada lote é inspecionado pessoalmente por um membro da família McIlhenny que verifica sua cor e aroma antes da produção final. Este método assegura o sabor único do molho de pimenta TABASCO, reconhecido hoje no mundo todo. E por ser altamente concentrado e de sabor intenso, o molho de pimenta TABASCO é usado em quantidades menores que outros molhos de pimenta, fazendo com que uma garrafa dure muito mais tempo. Até 1960, todo o cultivo da pimenta se limitava aos domínios de Avery Island. Hoje, cerca de 90% da plantação concentra-se em terras tropicais de países como Honduras, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e, mais recentemente, no nordeste brasileiro, nos arredores da capital cearense, estratégia adotada pela empresa para evitar grandes perdas, em caso de desastres naturais.

A marca no mundo
O produto é distribuído em mais de 150 países, rotulado em 22 línguas e dialetos diferentes, transformando-se na marca do estado de Louisiana mais conhecida do mundo.

Curiosidades
> Quando todas as quatro linhas de produção na fábrica da Ilha de Avery estão em operação, mais de 700.000 garrafas de 60ml do molho de pimenta TABASCO podem ser feitas em um único dia.
> Depois dos Estados Unidos, o Japão é o segundo maior mercado da marca, seguido pelo Canadá, Alemanha e Hong Kong.
> Cada vidro de TABASCO contém em média 720 gotas de pimenta.

Fonte: Mundo das Marcas

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