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Cristais Swarovski | História da Marca

Eles estão em toda parte. Nas principais coleções de moda. Brilham nos modelos de grifes tradicionais. Enfeitam sapatos caríssimos. Em mostras de design e arquitetura. A febre do cristal tem nome: Swarovski, a centenária empresa familiar austríaca que conseguiu atrair a atenção mundial para a matéria-prima que produz e que se faz presente também, em belíssimas [BP]Jóias de cristais Swarovski[/BP].

A história
Os famosos cristas foram criados quando Daniel Swarovski inventou uma máquina de corte automática em 1892. No ano de 1895, a empresa Swarovski foi fundada quando o criador abriu uma fábrica de cortes em Wattens, no coração dos Alpes Tiroleses, na Áustria. Naquela cidade, Daniel Swarovski soube tirar vantagem da hidroeletricidade local para utilizar na moenda de alta intensidade elétrica que ele patenteou. Primogênito de uma família de cortadores de vidro da Boêmia, Daniel descobriu uma técnica revolucionária de lapidação industrial, guardada até hoje a sete chaves. Até poucos anos atrás, o nome Swarovski era ligado praticamente a uma única linha de produto: as miniaturas de animais lançadas na década de 70, que têm hoje mais de 450.000 colecionadores pelo mundo.

A Swarovski só começou a atuar como varejista no final da década de 90. As primeiras lojas foram abertas em 1999, simultaneamente em Viena e Hong Kong. A primeira na América Latina foi aberta em Buenos Aires. Em 2000, a primeira loja no Brasil foi inaugurada no Shopping Morumbi, em São Paulo.

Sinônimo de elegância e distinção, os cristais Swarovski estão presentes nos ambientes mais sofisticados de Nova York e Paris. Nos Estados Unidos, personalidades como Marilyn Monroe, Rita Hayworth e Tina Turner já se exibiram com estes cristais austríacos. Os cristais contém aproximadamente 32% de chumbo usado para maximizar a refração. Os produtos de cristais Swarovski incluem esculturas e miniaturas, jóias e os mais variados produtos para decoração, voltados a atender tanto fábricas quanto artistas em geral.

O logotipo
A logomarca original do Swarovski era uma flor chamada edelweiss, que tem a aparência de uma estrela, mas foi substituída pelo atual cisne estilizado que serve como logo desde 1988. Todas as esculturas são marcadas com esse logo. Um dos recém lançamentos foi em 2004, chamada de Xillion, um novo corte patenteado elaborado para otimizar o brilho dos produtos Roses (componentes de cristais com a parte de trás reta) e os Chatons (cortes no estilo de diamantes).

A marca no mundo
Os cristais são produzidos pela empresa Swarovski AG, a detentora da marca, e que está situada em Feldmeilen, próximo a Zurique, na Suíça. Atualmente a empresa conta com mais de 600 lojas espalhadas pelo mundo.

Curiosidades
● A companhia gerencia um parque temático sobre cristais chamado Mundo dos Cristais ou, no idioma original, Swarovski Kristallwelten, situado em Wattens, na Áustria.
● Atualmente, a Swarovski conta com parcerias com designers e marcas como Yves Saint Laurent, Armani, Versace, Gucci e Prada, além de designers de vanguardas como Hussein Chalayan, Alexander McQueen e Viktor & Rolf.

Fonte: Mundo das Marcas

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