Pesquisa

Quais são as empresas mais lembradas no Pan?

Os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro estão chegando ao fim e uma pesquisa apontou quais empresas estão mais associadas ao evento pelo grande público. No levantamento realizado pelo instituto Qualibest, as três primeiras colocações são ocupadas por patrocinadores oficiais da competição.

A Caixa Econômica Federal foi a primeira, com 25% de lembrança espontânea relacionada ao Pan. Olympikus (20%) e Petrobras (14%) apareceram nas duas posições seguintes. A grande surpresa ficou por conta dos outros três patrocinadores oficiais (Sol, Oi e Sadia), superados pela [BP]Nike[/BP] e Banco do Brasil, que não possuem ligação comercial direta com o evento.

No levantamento estimulado, em que o entrevistador cita diversas marcas e o entrevistado precisa apontar quais são os patrocinadores oficiais do Pan, a única decepção foi a Sadia, superada pelo Banco do Brasil. A Petrobras, com 73% das indicações, ficou em primeiro, seguida por Caixa Econômica Federal, [BP]Olympikus[/BP], Oi e Sol.

A pesquisa conduzida pelo Qualibest ainda apontou outros aspectos do público relacionados ao Pan. Entre as modalidades, independentemente da presença de atletas brasileiros entre os competidores, a grande favorita foi a ginástica olímpica, com 63%, seguida pelo [BP]vôlei[/BP] (61%), [BP]natação[/BP] (41%) e ginástica rítmica (40%).

Em relação à forma como os torcedores estão acompanhando o Pan, a televisão tem larga vantagem sobre as demais. Entre os entrevistados, 52% apontaram a [BP]TV[/BP] aberta, 30% a TV fechada, 14% a internet e apenas 2% se informam sobre as competições pelos jornais.

O levantamento não abordou a opinião dos entrevistados em relação à organização do evento, mas uma pergunta pôde servir como “termômetro” para esse quesito. Ao serem indagados se o Brasil estaria preparado para sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 após o Pan, 47% responderam positivamente para as duas competições, 14% citaram apenas o Mundial de futebol e 9% optaram pelos Jogos Olímpicos.

O estudo do Instituto Qualibest foi realizado por meio de um questionário enviado para 403 internautas de todos os estados brasileiros, a partir da base de dados de pessoas cadastradas no site do instituto. Mais informações no site www.qualibest.com.br.

Fonte: Máquina do esporte

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário