Marcas e Mascotes

FEDEX | História da Marca

Agilidade e rapidez. Foi centrado nessas duas virtudes que a marca Fedex se transformou na maior empresa de despacho expresso de correspondência, documentos e objetos. A Fedex diminui distâncias com uma eficiência espetacular.

História
A Federal Express Corporation foi fundada por Frederick W. Smith, em 1º de agosto de 1971, quando comprou a Arkansas Aviation Sales, baseada em Little Rock.

A idéia surgiu ao perceber a enorme dificuldade para enviar pequenas encomendas num prazo de um ou dois dias. Nascia a idéia central para a concepção da Federal Express. As operações começaram em 17 de abril de 1973, quando 14 aviões modelos Falcon 100 decolaram da cidade de Memphis, entregando 186 encomendas para 25 cidades americanas – de Rochester (N.Y.) à Miami. O nome Federal Express foi escolhido por razões patrióticas e por significar a abrangência de toda a federação de estados.

A cidade de Memphis, no estado do Tennessee, foi escolhida como sede da empresa por sua localização geográfica, excelentes condições meteorológicas na maior parte do ano e por apresentar espaço de sobra para expansão. Somente em julho de 1975 a empresa apresentou lucros.

A desregulamentação do mercado cargueiro dos Estados Unidos em 1977 permitiu rápida expansão com a compra de aeronaves maiores como os Boeing 727 e McDonnell-Douglas DC-10. Em 1981 a empresa introduziu os serviços de entregas para a América Latina e Caribe, além dos serviços de entregas de cartas no período da noite e madrugada. No ano de 1982 lançou o slogan “When it absolutely, positively has to be there overnight” com objetivo de fixar a marca e os serviços perante o consumidor. Ainda neste ano foi lançada a campanha com o slogan “Fast Talker”. Por volta de 1985, a empresa crescia impressionantes 40% ao ano. Um ano depois foi a primeira a oferecer garantia de reembolso do frete. Em 1993 atingiu faturamento de US$ 1 bilhão. Era hora de começar a expansão internacional. Em 1984 Europa e Ásia, em 1988, Japão. A Federal Express comprou a Tiger International, Inc. em fevereiro de 1989 e ao integrar as aeronaves e rotas que pertenciam a Flying Tigers, tornou-se a maior empresa aérea cargueira do mundo. Mais 21 países, vários Boeing 747 e 727 e instalações levaram a empresa a atingir um total de 200 países na África, Ásia, Austrália, Europa e Américas. Em 1994, a Federal Express adotou o nome atual, FedEx, e criou subdivisões sob essa marca: FedEx Express, FedEx Ground (para entrega de pequenas encomendas via terrestre), FedEx Freight (provendo uma compreensiva logística e administração de transportes), FedEx Custom Critical (para encomendas delicadas e em curto espaço de tempo) e FedEx Trade Networks (oferecendo alta tecnologia alfandegária para facilitar o comércio de encomendas). Neste mesmo ano foi lançada a campanha com o slogan “The world on time”. Em 1995, iniciou serviços para a China. Em 1996, a FedEx lançou o serviço FedEx International First, de entrega porta a porta às 8:00 horas da manhã para mais de 5.000 cidades em todo o território norte-americano. No ano seguinte anunciou a escolha do Aeroporto Internacional de Miami para a construção de suas novas instalações, avaliadas em U$50 milhões. Este centro de distribuição estenderia a presença da empresa na América Latina e no Caribe e reforçaria um elo estratégico na rede internacional da empresa.

A empresa ficou conhecida por prestar serviços com muita eficiência. Alguns consumidores procuram agilidade, outros economia e muitas ambas as coisas, fazendo com que a FedEx otimize seus serviços. A marca tem forte presença na mídia com campanhas publicitárias extremamente criativas e originais, sempre destacando as grandes virtudes da empresa: agilidade, rapidez, pontualidade e segurança.

Curiosidades
• Hoje, 3.3 milhões de pacotes e documentos são transportados por noite.
• Os aviões da empresa somados podem transportar 26.5 milhões de libras de carga diariamente.
• Num período de 24 horas, voam meio milhão de milhas.
• Somente os couriers (entregadores) da empresa caminham 2.5 milhões de milhas por dia, ou exatamente 100 voltas ao redor da terra.
• A empresa possui 34.000 caixas de coleta espalhadas pelo mundo.
• Sua frota de veículos é de 45.000 e de aviões é de 662, com faturamento de US$ 23 bilhões anuais.

Fonte: Mundo das Marcas (copy + paste)

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

  • Quero parabenizar esse grande homem que fundou a fedex,porque através de uma boa ideia consiguiu conquista o mundo com tão pouco tempo.

Deixe um Comentário