Marcas e Mascotes

AXE | História da Marca

Sexo é um assunto delicado. Não para o desodorante AXE. Nenhuma outra marca no mundo tem uma relação com a sexualidade e conquista quanto a AXE. Muitos a consideram uma marca com um conceito machista, uma visão da mulher como um objeto sexual. Mas seus comerciais são absolutamente fantásticos, cheios de sedução e sexualidade. Suas provocantes fragrâncias reforçam a autoconfiança, a atração, a masculinidade e o poder de sedução. Tudo para vender um desodorante masculino.

História
A história começou em 1974 quando a Unilever lançou um desodorante masculino, sob a marca EGO, na África do Sul. Depois do sucesso no país africano, a empresa resolveu lança-lo no mercado francês com o nome de AXE, sendo a primeira marca masculina a utilizar o conceito “perfumed body spray”, desodorante-colônia para o corpo todo, que deixam na pele um perfume envolvente e sedutor. O produto foi lançado em outros países da Europa logo depois, sendo introduzido na Inglaterra, em 1985, com o nome de LYNX, disponível em três fragrâncias: Amber, Musk e Spice. Foi neste mesmo ano que a marca lançou o slogan “The smell, which provokes women” (O cheiro que provoca as mulheres).

A marca foi introduzida no Brasil também em 1985, tornando-se líder no segmento de desodorantes masculinos, ampliando sua participação de mercado à medida que se firma como uma marca jovem, irreverente, inovadora e que vai ao encontro dos valores do jovem contemporâneo.

Em 1988, a marca experimenta sua primeira extensão de produtos ao introduzir o LYNX Shower Gel, um sabonete líquido com o mesmo conceito do desodorante, no mercado inglês. Somente em 2002 a marca foi introduzida no mercado norte-americano e canadense adotando o slogan “The AXE Effect”. Neste mesmo ano, seguindo um plano de globalização da marca, o desodorante passa a se chamar AXE também no mercado sul-africano.

Fragrâncias sedutoras
A “missão” de AXE sempre foi ajudar os homens no jogo da conquista e, para isso, conta com o auxílio das principais casas perfumistas do mundo para desenvolver fragrâncias exclusivas. As mais famosas são Musk, que possui notas cítricas com toques de abacaxi e lavanda e um complexo floral, e Marine, lançada em 1989, que apresenta fragrância fougère com acordes refrescantes e modernos, combinadas com a leveza de frutas aquosas e notas amadeiradas.

O desodorante pode ser encontrado em outras diversas fragrâncias como Orient (1987), Essence, Phoenix, Voodoo, Apollo, Fusion, Conviction, Orion, Tsunami, Kilo, Touch Pulse, Groove entre muitas outras. No mundo inteiro existem mais de 20 fragrâncias diferentes. A marca vem introduzindo uma nova fragrância em sua linha de produtos a cada ano, desde 1996, em sintonia com as tendências internacionais da perfumaria.

Propagandas audaciosas
A marca destaca-se pelas campanhas publicitárias que rompem padrões, por uma linguagem moderna e jovem, conquistando o consumidor pelo humor inteligente e criatividade. Utilizando o conceito “The AXE Effect” (O Efeito AXE), onde é o desodorante aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução. Suas campanhas já conquistaram mais de 10 Leões no Festival de Cannes. A marca também utiliza canais de mídia não convencionais. Na Colômbia, por exemplo, uma Patrulha AXE feminina visitava bares e clubes para revistar os homens e aplicar-lhes desodorante em spray. Aqui no Brasil, uma promoção levou 200 pessoas para Ilha de Jeremias (protagonista da campanha onde ele recuperava, com o uso do produto, as mulheres que desperdiçou por usar desodorante spray) onde 400 garotas esperavam os feliz ganhadores para se divertir durante um final de semana inteiro.

A marca no mundo
Atualmente AXE, marca mais popular de desodorante masculino do mundo, confere uma vantagem aos homens jovens no jogo da sedução em mais de 60 países com vendas superiores a US$ 1 bilhão. É líder de mercado em vários países europeus e latino-americanos, e sua presença cresce cada vez mais na Ásia e nos Estados Unidos.

Curiosidade
• Na Grã-Bretanha, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália o desodorante tem o nome de LYNX.

Fonte: Mundo das Marcas

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  • gostaria de saber por que uma das melhores fragrancia saiu de linha da axe que era o AMBER,depois dessa fragrancia eu e muitas outras pessoas deixaram de usar axe não e´possivel voltar novamente esta fragrancia .obrigado se quizer fazer contato pois gostaria de voltar a comprar axe novamemte ;fone;011 73970221 ou 011 4829 3201.

  • 10 em plástica e em MACHISMO! São bem produzidos, mas eu detesto os comerciais da AXÈ. Por um simples motivo: me ofendem enquanto mulher! Mas um deles em questão se superou… foi um impresso que andou circulou em “revistinhas”. No dito, uma modelo aparece de calcinha e soutien e tem partes do corpo marcadas por comentários que agridem qualquer alma feminina. Não acho que seja legal ou engraçado… A figura feminina é retratada de maneira pejorativa. A mulher não é mulher nessas peças, mas uma fêmea sempre pronta a entrar no cio. E para isto, basta SENTIR o cheiro do homem para ser atingida pelo Axe effect.

  • Morei em vária cidades do brasil, e sempre encontrava uma fragrância espetacular, não lembro se era impacto ou compacto.
    deveria lembrar, mas faz tanto tempo que não encontro esta fragrância que hoje tenho esta dúvida; Ainda existe?
    Se existir podem divulgar que faz um grande sucesso.

  • Cara Kinha…. vai fazer um curso de propaganda, de comunicação de preferencia, melhor, vai fazer SEMIÓTICA.
    A Marca Axe e suas fragrancias são 10, e num tem nada de machismo. Agora produtos Machistas ou Feministas as mulheres também tem produtos feminista por exemplo o Monange. Agora tem que ver esse impresso ae de que “revistinha” saiu né.

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