Marcas e Mascotes

Aljazeera | História da Marca

A cadeia televisiva árabe Al-Jazeera, que se posiciona como a “CNN em língua árabe”, foi fundada no mês de novembro de 1996 no pequeno país árabe do Qatar pelo Emir local. Isto aconteceu logo depois da rede britânica encerrar as atividades de seu canal direcionado para o povo árabe. Inicialmente a televisão transmitia apenas 6 horas diárias, passando em 1999, a transmitir 24 horas por dia. Não demorou muito para se posicionar como a primeira rede de televisão árabe sem cunhos políticos, ou seja, totalmente independente.

Pouco conhecida até o fatídico 11 de setembro de 2001, a Al-Jazeera teve sua fama espalhada rapidamente depois de veicular imagens de Osama Bin Laden escondido em cavernas. As mensagens enviadas pelo terrorista foram retransmitidas para o mundo inteiro e assistidas por milhões de pessoas. Depois vieram as guerras do Afeganistão e do Iraque, além de constantemente divulgar cartas e vídeos atribuídos ao terrorista Osama-Bin-Laden. Não há dúvidas que a rede de televisão Al-Jazeera se tornou um dos grandes sucessos na história da mídia e uma marca muito forte não somente entre o povo árabe.

Curiosidades
> A palavra Al Jazeera significa, em árabe, The Island ou a Península Arábica.
> A rede de televisão árabe Al-Jazeera, com sede na cidade de Doha, possui cerca de 45 milhões de telespectadores e acabou se tornando uma das mais fortes grifes do mundo árabe.
> Atualmente é o grande ícone da população árabe.

Fonte: Mundo das Marcas

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário