Aletp - Alessandro Temperini

TGI Friday’s | História da Marca

Imagine um lugar onde todos os dias são sexta-feira. Um lugar onde toda quinta-feira é comemorada como se fosse reveillon. Onde pessoas divertidas e simpáticas fazem com que o ambiente se torne ainda mais agradável. Bartenders especializados fazendo incríveis malabarismos com garrafas durante o preparo de drinks. Onde comemorar é uma regra essencial. Este é o espírito da rede americana de casual dinner TGI FRIDAY’S. Onde, graças a Deus, todo dia é sexta-feira.

História
O primeiro restaurante TGI FRIDAY’S, criado por Alan Stillman, um vendedor de [BP]perfumes[/BP], foi inaugurado em 1965 na cidade de New York, localizado na esquina da 1st Avenue com a 63 Street, na parte leste de Manhattan. Toldos listrados nas cores vermelha e branca, o nome TGI FRIDAY’S em amarelo sobreposto a um fundo azul, chão de madeira, [BP]vitrais[/BP] coloridos, [BP]botes de remo[/BP], hélices de madeira, e avisos publicitários de metal figuravam uma “desordem elegante” em sua decoração. O objetivo era criar um ambiente cômodo e relaxante, onde os Convidados, como eram chamados os clientes, pudessem desfrutar de boa comida e bebida. Rapidamente tornou-se o ponto de encontro preferido das pessoas em Manhattan, chegando ao ponto, da polícia ter que fazer barricadas interditando a rua em virtude do imenso número de pessoas, em sua maioria solteiras, que se aglomeravam em frente ao estabelecimento. Em 1972, a rede, então com outros dois restaurantes (Memphis e Dallas), introduziu o famoso conceito que toda quinta-feira será comemorada como um ano novo, tendo champanhe, confete e muita folia. Essa comemoração virou uma tradição e uma das marcas registradas da empresa. No ano seguinte o restaurante da cidade de Dallas, para comemorar seu primeiro aniversário, vendeu qualquer item do cardápio por 1/10 do preço. Iniciando uma fase de rápida expansão, em 1978 a rede inaugura unidades nos estados da Florida, Illinois, Missouri e Colorado.

Sua expansão internacional começou em 1986 com a inauguração do primeiro restaurante da rede fora dos Estados Unidos, na cidade de Birmingham, Inglaterra. Na década seguinte, a rede concentrou suas forças no mercado internacional, inaugurando restaurantes em dezenas de países. Algumas passagens marcantes na história do Friday’s foram: em 1974, depois de meses de testes, a rede lançou um dos itens preferidos de seu cardápio – Loaded Potato Skins – batata frita com corte exclusivo coberta com queijo cheddar derretido, crocantes pedacinhos de bacon, e acompanhada de um delicioso molho; e em 1991, quando as famosas cabines telefônicas foram introduzidas no interior dos restaurantes como parte da decoração. A filosofia do TGI FRIDAY’S é tratar cada freqüentador como um convidado de honra, e este conceito se reflete em tudo o que é feito dentro do restaurante. Ambiente alegre e agradável, com cozinha de ótima qualidade, bem elaborada, onde garçons e garçonetes se comunicam através de gestos e palavras para atender de forma amigável adultos e crianças, completamente diferenciado dos restaurantes do atendimento formal. A casualidade é o ponto forte do TGI FRIDAY’S — onde, Graças a Deus, é sempre Sexta-feira!

A especialidade
O TGI FRIDAY’S tem mais de 500 receitas de drinks em seu acervo. A rede é precursora neste item. O primeiro deles tem história. Os primeiros Smoothies, de conotação “suave”, foram criados durante os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. São bebidas batizadas com nomes ligados aos esportes e preparadas com ingredientes nutritivos e energéticos, incluindo frutas, açúcares e sorvetes. Saudáveis, de consistência cremosa e sabor doce, são as preferidas pelos atletas e esportistas em geral. Já os Flings são refrescantes – e originais – misturas de sucos de frutas, servidas com gelo picado. Entre os alcoólicos estão os Blender Blasters, drinks de consistência cremosa, batidos com sorvete. A categoria inclui também os Friday’s Favorites, os drinks mais vendidos no TGI FRIDAY’S em todo mundo, e os Ultimates, lançamentos que a rede renova anualmente.

A marca no mundo
A maior rede de casual dinning do mundo tem mais de 800 restaurantes, sendo 530 dentro dos Estados Unidos (distribuídos em 49 estados) e o restante espalhado em 60 países ao redor do mundo.

Curiosidades
• É creditado ao TGI FRIDAY’S a invenção do “Happy Hour” e do Long Island Iced Tea, além da popularização dos frozen drinks.
• O TGI FRIDAY’S já empregou várias celebridades antes de ficarem famosas como a cantora [BP]Kathy Mattea[/BP], o ator Sean Patrick Flannery e Brad Garrett, que interpretou Robert, no seriado “[BP]Everybody Loves Raymond[/BP]”.
• As listras vermelhas e brancas do TGI FRIDAY’S são um dos ícones mais reconhecidos, depois do famoso Golden Arches do McDonald’s, na categoria restaurante.
• TGI FRIDAY’S significa: “Thank Goodness It’s Friday”.

Fonte: Mundo das Marcas

Incluir comentário