Marcas e Mascotes

Bosch | História da Marca

No primeiro andar de um prédio na rua Rotebühlstrasse 75B na cidade de Stuttgart, Robert Bosch abriu sua oficina de engenharia elétrica e precisão em 15 de novembro de 1886. Construiu seu primeiro magneto por encomenda de um produtor de máquinas em 1887. Dez anos depois o magneto foi testado pela primeira vez em automóveis. No ano de 1901, Robert Bosch comprou uma casa com jardim em Hoppenlauastrasse, onde construiu sua primeira fábrica. Em 1902 desenvolveu o magneto de alta voltagem. Em seus primeiros anos, Robert [BP]Bosch[/BP] visitava seus clientes de [BP]bicicleta[/BP], levando seus produtos para amostra. No ano seguinte, Camille Jenatzy venceu uma corrida na Irlanda com seu [BP]Mercedez[/BP] equipado com um magneto BOSCH de baixa voltagem.

A BOSCH Magneto Company chegou aos Estados Unidos em 1906, abrindo sua subsidiária na cidade de New York. A primeira fábrica da BOSCH foi inaugurada na cidade de Springfield, estado americano de Massachusetts, no ano de 1910. Nesse mesmo ano introduziu um completo sistema elétrico para automóvel que consistia em magneto, alternador, [BP]lâmpadas[/BP], [BP]vela de ignição[/BP] e interruptor. Em 1913 a empresa lançou no mercado a lâmpada para [BP]farol[/BP] de automóvel. Em 1922 teve início a produção de [BP]baterias[/BP] para motocicletas, seguida pela de automóvel em 1927. No ano de 1924 a empresa abriu subsidiária na cidade de Estocolmo na Suécia. Em 1927 introduziu a primeira injeção para motor a diesel. Em 1932, a empresa Ideal, sob a supervisão da BOSCH construiu o primeiro rádio em série para automóvel na Europa com o nome de [BP]Blaupunkt[/BP]. Nessa mesma época a empresa surpreendeu os consumidores ao introduzir o primeiro [BP]refrigerador[/BP] doméstico, entrando no mercado de utensílios para casa.

Robert Bosch morreu em 1942. Em 1950 a empresa Gutbrod introduziu um automóvel de pequeno porte no mercado europeu, sendo o primeiro equipado com injeção de combustível produzido pela BOSCH. Em 1954 a empresa se estabeleceu no Brasil. No ano seguinte introduziu o slogan “One BOSCH, Always BOSCH”. O primeiro [BP]Freezer[/BP] com a marca BOSCH foi lançado no mercado em 1956. Dois anos depois introduziu no mercado a [BP]máquina de lavar[/BP]. Em 1963 a marca lançou o slogan “Much more easily with BOSCH”. No ano de 1964 a BOSCH lançou a [BP]máquina de lavar louça[/BP]. Em 1967 foi lançada a lavadora e secadora em uma única peça. Um de seus produtos de maior sucesso foi introduzido no mercado em 1978 com o lançamento do Anti-Blocking-System, conhecido como [BP]ABS[/BP].

Curiosidades
> O Grupo BOSCH é uma das maiores corporações industriais privadas do mundo, com 225.000 empregados e vendas anuais acima de 35 bilhões de euros por ano.
> Está presente em 130 países ao redor do mundo, com 49% de suas vendas oriundas dos mais de 70 complexos de produção fora da Alemanha.

Fonte: Mundo das Marcas

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

Deixe um Comentário