Marcas e Mascotes

Pullman | História da Marca

Quando foi inaugurada, em julho de 1950, a “Pão Americano Ind. e Com. S/A” era uma moderna panificadora. Instalada inicialmente na Rua Augusta, empregava 25 funcionários para fazer o que uma padaria comum só conseguiria com 250 homens. Com o novo e revolucionário processo de panificação mecanizada, em 1953, pela primeira vez no Brasil, surgia o pão de forma: o Pão Pullman (que virou sinônimo de pão de forma).

Para fortalecer ainda mais sua imagem junto ao público, a empresa adotava estratégias de divulgação ousadas para a época. Na década de 50, patrocinou e deu nome a um programa infantil de televisão, o “Pullman Júnior”, que se manteve no ar por 23 anos. Foi também, a primeira empresa a colocar outdoors nas laterais dos caminhões de distribuição. A inovação abriu o mercado, e em 1957 foi necessária a abertura de uma filial no Rio de Janeiro, com uma fábrica para atender a região. Quatro anos depois, em 1961, a empresa de São Paulo deixava de ser uma panificadora para se transformar em indústria. A produção cresce e em 1988, inaugura sua fábrica na Rodovia Raposo Tavares, São Paulo. A invasão abriu o mercado e pouco a pouco outros produtos foram surgindo. Assim, além do Bolo Pullman apresentado ao consumidor em 1955 e que conquistou rapidamente o paladar nacional. Em 1976 surgiu o bolinho recheado Ana Maria que é a sensação da garotada até os dias de hoje. A novidade seguinte foi o a Rocambole, em 1977. E em 1983 a Bisnaguinha que está sempre presente no lanche da escola e de casa. Em dezembro de 1995 começou uma nova fase para a empresa. O Grupo Bunge adquiriu do “Pão Americano” o segmento de panificados, constituindo-se de todo portfólio de produtos da marca PULLMAN. No dia 16 de março de 2.001 a Plus Vita Alimentos foi adquirida pela Bimbo do Brasil, uma empresa do Grupo Bimbo, grupo de capital mexicano, fundado em 1945.

Curiosidade
> Atualmente a empresa, uma das líderes de mercado no Brasil, pertence ao grupo mexicano Bimbo, um dos mais importantes do mundo no segmento alimentício.

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

  • Olá,
    Sou membro da 1ª Igreja Batista em Recanto das Acácias e estou mandando este email por que esta semana estamos iniciando uma atividade que se chama EBF (Escola Bíblica de Férias) para as crianças dete Bairro que fica em Itaúna em São Gonçalo, são crianças muito carentes e nós necessitamos de dar lanche para eles pois eles ficam por mais ou menos 4 horas em atividades desde brincadeiras até orientação bíblica e necesitamos de pães, bolos etc… o que for possivel , caso possam ajudar me retornem que darei mais detalhes que forem necessários, Desde Já agradeço e conto com voçes

  • bom dia gostariamos de um contato com gerente de vendas da região de presidente prudente,estamos na cidede de Rancharia sp.cep.19600000,estaremos agardando contato para quem sabe futura negociações sabemos que voces já atendem aqui em rancharia alguns supermercados,obrigado.

  • Boa noite pessoal .
    Sou estudante de PP e estou no 2ª ano estou fazendo um trabalho sobre a empresa de vocês, e gostaria de ter a ajuda de vocês se possível. Conto com vocês para meu trabalho ser o melhor dos grupos ok! beijinhos e ficarei no aguardo.

  • meu irmao e funcinario desta empresa,trabalha no turno da noite,nao retornou para casa .gostaria de saber se ele se encontra na empresa ou nao onome dele e Jose Vitoriano de Carvalhofilho

  • OLÁ, EM MINHA CIDADE HA UMA LOJA QUE VENDE PRODUTOS DA PULLMAM, MUITO MAIS, BARRATOS POR ESTAREM PRÓXIMO DO VENCIMENTO, GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES, PARA ME FILIAR, OBRIGADA.

  • Gostaria de saber sobre o produtos com a data de validade mas próximos  podem me passar orientações.
    obrigada

    • ola xico..
      fico feliz em v gostar desse comercial… eu delcio pereira foi a pessoa que criou esse comercial,, hoje trab na disney.
      meu email [email protected]
      sim pullman,,,.. criei ana maria,,, ze fofinho todos os bolos,,, rocambole bole bole bole…que saudades

  • Estou a procura da propaganda da pulmman onde uma menina na igreja se casando responde para o noivo( sim pulmman). Esta propaganda me traz ótimas recordações. Anos 70.

  • Tenho 52 anos e sempre brinquei e ainda brinco com os meus filhos com a frase: Sim Pullman! E, apesar de sempre terem achado legal, nunca entenderam, e agora que são adultos (28, 23 e 18 anos) me perguntaram pq da expressão.
    Tentei localizar no Google ou youtube o comercial onde num casamento a noiva se lembra de quando conheceu o noivo em um local onde ele perguntava se o pao que ela comia era pullman e então a cena volta pro casamento onde o padre pergunta aceita..como seu legitimo esposo e ela responde…SIM Pullman, mas não achei! Seria possível me mandarem um link para mostrar a eles?

Deixe um Comentário