Aletp - Alessandro Temperini

Ovomaltine | História da Marca

A história do tradicional Ovomaltine começou quando o químico suíço Georges Wander pesquisava um complemento alimentar nutritivo e forte, e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada. Sua morte fez com que seu filho, Alberto, continuasse as pesquisas. Alberto Wander, que era químico e farmacêutico, criou a fórmula do Ovo-Maltine (antigamente escrito assim), com extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, cacau, vitaminas e sais minerais. O nome surgiu dos ingredientes do produto, especificamente do malte e do ovo. Em 1904 começou a produzi-lo na cidade de Berna na Suíça, voltado totalmente para crianças e como um produto medicinal. Sem muito apoio na Suíça, a marca começou a buscar mão de obra capacitada para produzir o Ovomaltine em outros países da Europa. Em 1906 abriu escritórios na Itália e na Inglaterra, e no ano de 1913 foi aberta uma fábrica em Hertfordshire, na Inglaterra. Quando veio a Grande Guerra, as vendas caíram, a economia estagnou. Foi aí, que surgiu a grande idéia de adicionar chocolate na fórmula do produto. As vendas dispararam e o produto se tornou muito popular.

No ano de 1931 o produto ganhou uma outra opção de embalagem além da lata, Ovaltine também podia ser encontrado em sacos. Em 1937 a marca continuava a se expandir, introduzindo o Ovo Sport, uma espécie de snack. Foi nesta época que o produto passou a ser chamado de Ovaltine na Inglaterra, América e Ásia. O slogan pelo qual o produto ficou famoso foi introduzido em 1959 com os dizeres “Ovomaltine Strengthens also you!”. Em 1965 foi introduzido o Ovo Drink, pronto para beber. Outros lançamentos aconteceram a seguir como o Ovomaltine Chocolate em 1978 e o Ovomaltine Line no ano de 1990. No ano seguinte, a marca passou por uma modernização visual, ganhando nova grafia e embalagens. Neste mesmo ano foi introduzido o Ovomaltine Yogourt. No ano de 2002, a marca Ovomaltine, extremamente reconhecida na Suíça, foi adquirida pelo laboratório Novartis. No Brasil o produto chegou somente em 1930. Naquela época, era importado da matriz, na Suíça. Em 1956, a Wander inaugurou sua fábrica em Resende, estado do Rio de Janeiro, e começou a produção nacional.

Curiosidade
• Atualmente a marca Ovomaltine, que pertence aos laboratórios Novartis, pode ser encontrado, além da versão tradicional em pó, em forma de barras energéticas e cereais matinais.

Incluir comentário

  • A informação não está clara pois não há cereal e barra de cereais Ovomaltine no Brasil.

  • Adorei ler este texto, aqui na Suíça a gente vê todo dia notícias de marcas que são compradas por estrangeiros. Eu acho uma pena tomar um ovomaltine pensando que tem chocolate e dinheiro suíço e saber que tudo pertence as multinacionais. Aprendi a gostar da Suíça e acho uma perda grande esta globalização das marcas.
    Nos da redação do Swissinfo estamos fazendo várias matérias deste tipo tambem no nosso Blog “”Coisas da Suíça”” informar a todos os falantes da língua Portuguesa sobre os acontecimentos na Suíça. Temas atuais e bem humorados do cotidiano Suíço, curiosidades sobre este país e muito mais.
    Confiram!
    http://coisasdasuica.swissinfo.ch
    Alexandre Maestrini
    Colaborador Swissinfo

  • Quero parabeniza-los pelo produto Ovomaltini, por ser um alimento saudável e de excente qualidade. Eu usei para os meus filhos desde pequenos e hoje uso para os meus netos que estou criando. Sou fiel a marca e recomendo a outros essa delícia de produto. Antonia

  • Queria fazer junto com o antonio que.Meus parabens pelo seu produto e tudo que ele rende e  alem de ser uma delicia e nutritivo nao e uma coisa otima enfim gostaria que vcs pegasem esse site.www.ovomaltine.com.br e vejam novas noticias sobre esse produto maravilhoso.