Exposição e Eventos

Leonardo da Vinci | Exposição na OCA

Pintor renomado cujas obras estão entre as mais caras do mundo, [BP]Leonardo Da Vinci[/BP] (1452-1519) teve seu nome exposto na mídia recentemente por conta de seu quadro mais conhecido, a “[BP]Monalisa[/BP]” (ou “La Gioconda”), e do romance ficcional de [BP]Dan Brown[/BP], “[BP]O Código Da Vinci[/BP]”.

Uma exposição a ser inaugurada hoje, porém, mostra que reduzir o legado do toscano mais famoso do mundo à [BP]pintura[/BP] é desprezar a maior parte de sua obra. “Leonardo da Vinci – A Exibição de um Gênio” leva à Oca, no parque Ibirapuera, mais de 150 peças que contemplam as atividades do italiano como inventor, cientista, arquiteto, engenheiro, filósofo, anatomista e, claro, pintor.

A mostra é, segundo os organizadores, a mais abrangente sobre Da Vinci já concebida no formato itinerante. Não há originais na exposição, uma vez que há uma legislação restrita sobre a circulação deles e o próprio Da Vinci deixou poucos originais efetivamente.

As primeiras peças que recriam os inventos de Da Vinci foram produzidas desde meados da década de 50 por famílias de [BP]artesãos italianos[/BP], a partir do estudo dos projetos originais. Posteriormente, outros artesãos e especialistas europeus confeccionaram mais peças com materiais e técnicas do século 15 e também fiéis aos modelos do toscano – são essas que estarão expostas em São Paulo.

[BP]Obras de arte[/BP] foram reproduzidas por artistas florentinos em tamanho original. Os códigos, estudos de anatomia e os desenhos da Batalha de Anghiari ganham réplicas ampliadas. Fundamentais na trajetória de Da Vinci, o [BP]Homem Vitruviano[/BP], o princípio da Proporção Divina e a criação da “[BP]Última Ceia[/BP]” são expostos em [BP]3D[/BP], com recursos tecnológicos que proporcionam interação como o público.

A exposição será dividida em 13 setores: “Estudos Anatômicos”, “Arte da Guerra”, “Máquinas Civis”, “Códices”, “O Pai da Aviação”, “Máquinas Hidráulicas e Aquáticas”, “Instrumentos Musicais e Ópticos”, “Estudos sobre Física e Mecânica”, “A arte da Renascença”, “O Homem Vitruviano”, “Desenhos da Batalha de Anghiari”, “Documentário” e “Vídeos em 2D e 3D sobre o Homem Vitruviano e a Última Ceia”.

A mostra está no subsolo da Oca. No primeiro andar a exposição “Corpo Humano: Real e Fascinante”. Quem comprar ingresso para um terá desconto de 20% na entrada para o outro evento – ambos ficarão em cartaz por tempo ainda indeterminado.

“Leonardo da Vinci – A Exibição de um Gênio”
Quando: Abertura para o público em 1º de março. Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 20h. Não há data definida para o término da exposição.

Onde: subsolo da Oca no pq. Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Tel.: (11) 6846-6000).

Quanto: R$ 30. Meia-entrada: R$ 15. Grátis para crianças até 2 anos. Crianças de 3 a 6 anos pagam meia-entrada. Menores de 12 anos entram somente acompanhados por responsável

+ informações: exposicaoleonardodavinci.com.br

PONTOS DE VENDA
Sem taxas: na bilheteria da Oca.

Com taxa de conveniência: Citibank Hall, Teatro Abril, Fnac Pinheiros, Paulista, Morumbi e Campinas, Cia Athletica de Campinas, Saraiva Mega Store (shoppings Morumbi, Eldorado e Ibirapuera), loja AM/PM do posto Ipiranga Gravatinha (Santo André), Livraria Siciliano (R. Cardoso de Melo, 630).

Com taxa de conveniência e de entrega: Ticketmaster – (11) 6846-6000

Fonte: Folha de São Paulo

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

Deixe um Comentário