Aletp - Alessandro Temperini

Honda | História da Marca

História da Marca Honda

Em 1946, Sochiro Honda, funda a Honda Technical Research Institute, na cidade de Hamamatsu no Japão. Era o início de um dos maiores sucessos da indústria automobilística e de motocicletas. A fundação da empresa deveu-se muito ao sonho de Sochiro em produzir motos em massa. Em 1947, a bicicleta A-Type é o primeiro produto fabricado pela Honda. No ano seguinte era fundada a Honda Motor Co. Ltd. Em 1949 tem início a produção da motocicleta D-Type Dream, motor dois tempos e 98cc. O nome Dream foi dado em referência ao sonho de Sochiro Honda em construir uma moto completa. Em 1951 a moto Dream vendia cerca de 130 unidades por dia, comprovando o sucesso da empresa em apostar neste tipo de veículo. No ano seguinte a empresa lança a moto F-Type, uma moto 50cc, que em menos de 1 ano alcançava a marca de 6.500 unidades vendidas por mês. Em 1953 a empresa introduz a moto conhecida como “Benly”, em japonês significa “conveniência”, equipada com motor 90cc. A Scooter Juno, com motor 200cc foi lançada em 1954 para concorrer com a Vespa que estava sendo trazida para o Japão. A partida elétrica foi introduzida nas motos modelos Dream em 1958. Uma década após sua fundação, a Honda Motors se estabelece nos Estados Unidos, vendendo suas primeiras motocicletas em território americano. Ainda nesse ano a empresa introduz sua primeira moto na Europa. Em 1962 lançou a famosa campanha “You meet the nicest people on a Honda”, mostrando que a motocicleta não era somente para pessoas duronas e rebeldes. No ano seguinte é lançado o S500, primeiro carro esporte do Japão. Em 1964 a montadora ingressa na fórmula 1, conquistando sua primeira vitória no ano seguinte. Em 1966 a montadora lança no mercado o pequeno carro N360. No ano de 1969, a motocicleta CB750 é lançada nos Estados Unidos e no Japão. Em 1972 a empresa lança um de seus maiores sucessos na linha automobilística, o Honda CIVIC. Enquanto isso no Brasil, a montadora lançou em 1976 um dos maiores sucessos no mercado de motocicletas, a CG 125. Em 1978 é a vez da estréia do Honda Prelude.

No início da década de 80 a produção do automóvel ACCORD atingia a marca de 1 milhão de unidades produzidas no mundo. Foi nesta mesma época que ocorreu, no Brasil, o lançamento da moto CB 400. Em 1982 o Honda ACCORD estréia no mercado. A década de 90 começou muito bem para montadora, o modelo ACCORD se tornou o carro mais vendido nos Estados Unidos. Também eram anunciados os cintos de segurança pré-tensionadores e o air bag para passageiros em seus modelos de carros. Nesse mesmo ano é lançado o carro esporte Acura NSX. Em 1994 a montadora ingressa na Fórmula Indy e conquista três campeonatos em 6 anos na competição. No ano de 1998, para reforçar ainda mais o grande sucesso do ACCORD, foi introduzida a campanha específica para o modelo com o slogan “The shortest connection between head and belly”. No ano de 2002, a montadora além de comemorar a produção de 2.000.000 de unidades do modelo CG125, motocicleta líder do mercado brasileiro em todos os tempos, lançou no Brasil a sétima geração do modelo CIVIC, sucesso de vendas em mais de 140 países, com quase 15 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 1972. Em 2001, o Honda ACCORD é mais uma vez líder de vendas nos Estados Unidos. Neste mesmo ano introduziu o slogan “The power of dreams”, e no ano seguinte lançou o Honda Fit. Em 2006 foi introduzido o novo Honda Civic totalmente reestilizado.

O Valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca Honda está avaliada em US$ 14.87 bilhões, ocupando a posição de número 18 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

Curiosidades
• A Honda é a terceira maior montadora japonesa, perdendo apenas para a Toyota e a Nissan, sendo a maior produtora de motocicletas do planeta.
• Possuí mais de 125 mil funcionários. A empresa ainda é proprietária da marca ACURA.

Fonte: Mundo das Marcas

2 comentários

  • Gostaria de saber mais sobre a honda 400 de 1982 japonesa e quando realmente ela começou a ser fabricada no brasil e o que mudou no design em 1983 e também no tipo de material e tecnologia usada na fabricação aqui no brasil. Porque tenho uma honda 400 1982 e até hoje o motor está ¨stander¨ e sem vasamentos o que geralmente não acontece com as brasileiras.