Marcas e Mascotes

Ford | História da Marca

O americano Henry Ford foi o homem, que em 1921, mudou o mundo com um carro simples, produzido em massa e vendido com grande sucesso mundo afora.

História
A FORD MOTOR COMPANY foi fundada em 1903 por Henry Ford e mais 11 investidores, que contribuíram com U$28.000 cada um, na cidade de Detroit, estado americano do Michigan. O mês era junho. O local uma pequena fábrica em Michigan, que trabalhava a todo vapor para lançar o seu primeiro carro: o modelo A. O clima estava tenso e a discussão sobre a cor do automóvel tomava conta do local. Os engenheiros não sabiam o que fazer e perguntaram para o proprietário Henry Ford. Ele logo respondeu. “Pode ser qualquer cor desde que seja preto”. Assim nasceu o ícone do automobilismo, a primeira linha de montagem e o primeiro carro acessível à classe média. Em menos de um mês era entregue o primeiro carro para o Dr. Pfennig, um dentista da cidade. Esse modelo vendeu 1.700 unidades em 15 meses, entusiasmando Henry Ford. Entre 1903 e 1908, a Ford utilizou 19 letras do alfabeto para nomear seus modelos e criações, sendo que alguns nem chegaram a ser lançados ao público. Em 1908 a empresa lança o carro Model T, ao custo de U$805 (U$16.500 atualmente) que durante anos foi o grande sucesso da indústria automobilística. Em 1917, produz seu primeiro caminhão, feito sob a carroceria do Model T e batizado de Model TT. Nesse mesmo ano, Henry Ford e seu filho Edsel, fundam a Fordson (Ford + son) divisão que fabricava tratores. Em 1922 a empresa compra a montadora Lincoln. No ano seguinte, Henry Ford, preocupado com a preservação do meio ambiente, autoriza a compra de uma fazenda para plantação de árvores, pois a empresa utilizava madeira na confecção de muitas peças de seus carros. O ano de 1927 foi o último da produção do Model T, que em 20 anos vendeu 15 milhões de unidades. Em 1928 é lançado um novo automóvel, espécie de segunda geração do Model T, e renomeado como Model A. Até 1931 foram produzidos 4.5 milhões de unidades desse modelo. O primeiro carro para o mercado Europeu foi lançado em 1932 e introduzido na Inglaterra, chamava-se Model Y. Em 1938 a empresa começa a produção dos modelos com a marca Mercury. Em 1940 e 1941 os modelos Ford sofreram suas primeiras alterações significativas desde de 1928. Com a Segunda Guerra Mundial, a produção de automóveis civis é interrompida e inicia-se a produção dos chamados GP (General Propose) ou simplesmente Jeep. Mais de 250 mil Jeeps e tanques foram produzidos pela empresa nesse período. Com o fim da guerra a empresa lança seu primeiro automóvel pós-guerra, o Ford 1949, além dos caminhões e Pick-ups F Series, direcionados aos fazendeiros com o slogan “Built Stronger to Last Longer”.

Em 1951 é lançado um novo modelo de automóvel chamado Ford 1952, carro de grande porte, 6 cilindros e curvas modernas. No ano de 1954, a Ford lança o modelo de maior sucesso da sua história, o Thunderbird, que viria a tornar-se um clássico americano. Três anos mais tarde, introduz no mercado o Edsel, um automóvel grande e luxuoso que levava o nome do único filho de Henry Ford. Em 1958 a empresa entra no mercado de caminhões de grande porte. Em 1964, custando metade do preço do Corvette produzido pela Chevrolet, é lançado o MUSTANG, um carro direcionado para um público jovem em busca de emoção, que vendeu 22.000 unidades em seu primeiro dia. Em 1966, os modelos GT40 conquistaram as três primeiras colocações em Le Mans. No ano seguinte a empresa se estabeleceu na Europa. Em 1972 abriu unidades no continente asiático. As pisck-ups Ford F-150 series são lançadas em 1975. A companhia compra 25% da montadora japonesa Mazda em 1979. No ano de 1986 a empresa lança o modelo TAURUS que com seu design radical, não demorou muito para se tornar um grande sucesso de vendas nos Estados Unidos. Em 1987, adquiriu 75% da montadora Aston Martin e comprou a locadora de veículos Hertz. No ano de 1989, a empresa lança um de seus produtos de maior sucesso na linha de utilitários, a Ford Ranger. Em 1990 pagou U$2.5 bilhões pela tradicional Jaguar. No ano de 1993, dos oito modelos de carros mais vendidos dos Estados Unidos, cinco eram Ford. Em 1996, a companhia lança um carro mundial, o Ford Mondeo. Três anos mais tarde pagou U$6.4 bilhões pela Volvo e lançou o modelo FOCUS. Somente no Salão de Automóveis de Detroit, que aconteceu no fim de 2002, foram lançados 15 novos modelos.

Curiodidades
• A Ford é a segunda maior produtora de carros e caminhões do planeta, uma gigante com faturamento superior a US$ 165 bilhões, vendendo em 2002 quase 7 milhões de veículos.
• Na Europa, Inglaterra e Alemanha são os mercados mais importantes, depois dos Estados Unidos. Atualmente a Ford Motor Company é proprietária da Jaguar, Volvo, Lincoln, Mercury, Mazda, Aston Martin, Land Rover e da locadora de automóveis Hertz.
• Emprega cerca de 350 mil pessoas em todo o mundo.

Fonte: Mundo das Marcas

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

  • Olá,
    Estou fazendo uma pesquisa e gostaria de obter as seguintes informações: 1- Quais os modelos de carros lançados nos anos de 1966 e 1967?
    2- Se em Sergipe (Aracaju) existia revendedora(s) da Ford, se existia qual era.Grata

  • Olá, estou a fazer um estudo sobre a utilização da indústria electrónica na concepção de automóveis, na década de 80. Goataria de saber como era a situação antes da década de 80 e o que se alterou

  • Estou fazendo um trabalho da faculdade de engenharia , sobre carros de motor 1.0, e gostaria que voces me mandassem um artigo para meu e-mail sobre esse veiculo,urgente. obrigado.

  • oi,sou fazendeiro da cidade de mariopolis-pr,e possuo 5 tratores ford dos anos de 79 até 89,e gostaria de saber qual marca é o motor da fordex(perkins….)

  • Oi, meu avo adorava carros antigos e tinha varios. Deixou um FORD para cada filho. O da minha mae é o Ford 1928 MODEL A[. Ela quer saber sobre o comercio desses carros, nao encontrei nada a respeito. Se vcs tiverem alguma informação passem-me por favor. Obrigada desde ja.

  • gostaria de saber a estrategia da ford para o ano de 2008, e seus pontos fortes e fracos dentro do mercado

  • Estou fazendo uma pesquisa sobre marketing e gostaria de saber qual foi a estratégia de marketeng que fez com que a Ford se tornasse uma grande empresa.

  • Qero pedir que a Ford Car falasse mas da suas ofertas, do seu lucros,da reação dos clientes e tal…Exatamente isso

  • gostaria que vocÊs pelo amor de DEus me dessa a respostas de onde se localiza a sede da empresa…e quais são seus faturamento hoje na empresa…Ah e quais são os nº de funcionarios existentes….obrigada…

  • olá boa noite, sou estudante de ciências contábies e gostaria de saber um pouco mais sobre vocês( grupo Ford), onde eu encontro mais informações sobre publico alvo, localização e filiais…obrigada.

  • Ola! Sou Estudante do 8º periodo de Adm. de Empresas.Gostaria de saber das respostas:onde se localiza a sede e filiais da empresa,publico alvo, quais são seus faturamento hoje na empresa, quais são os nº de funcionarios existentes, obrigado!!!

  • Oi bom! dia por farvor como a logística emtrou na forde? pois estou fazendo tec. em logística e quero tira minhas dúvidas desde já agradeço.

  • oi estou fazendo um trabalho sobre o Ford Fusion, não escontramos nenhum artigo se referindo o por que o mesmo foi lançado, temos que saber qual foi o antecedente da situação do lançamento.

  • Oi sou estudante de logistica da UNIP, estou com algumas dificuldaes em encontrar alguns topicos sobre a empresa Ford, se poder contar com ajuda sobres os pontos Contabilidade da Ford. Relacoes interpessoais da Ford. Mercadologia da Ford, publico alvo. Satisfacao do Cliente Ford.
    Grato.

  • gostaria de saber em que ano a ford iniciou a produção de tratores no brasil, e se é possivel fazer o levantamento dos numeros dos chassis. obrigado

  • Gostaria de saber sobre o trator Ford 8 BR e fotografias, pois tenho um e gostaria de reforma-lo fielmente.
    Agradeco desde ja a atencao!

Deixe um Comentário