Marcas e Mascotes

Tramontina | História da Marca

logo-tramontina

Fundada em Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, em 1911, por Valentin Tramontina, que foi seu comandante por 28 anos, a empresa começou como uma pequena ferraria. Valentin era um colono artesão, filho de imigrantes italianos, e veio a Carlos Barbosa porque a ferrovia significava perspectiva de expansão. Até 1930, a produção da ferraria era modesta. Valentin prestava serviços a empresas, entre elas, Arthur Renner, proprietário de uma refinaria de banha; fazia conserto em empresas e fabricava canivetes. Podia ser considerado um ferreiro urbano. Quando morreu seu fundador em 1939 a produção era artesanal e resumia-se a facas e canivetes feitos com cabo de chifre. A partir daí assume a ferraria dona Elisa Tramontina, esposa de Valentin, que desponta como uma empreendedora nata e arrojada. É ela que vai vender a produção nos mercados regionais e na capital.

Jogo-de-panelas

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), caso não existisse a determinação e a coragem de Elisa, a ferraria teria sucumbido. O ano de 1949 pode ser considerado um marco na história do hoje grupo Tramontina. Trata-se da data em que Ruy José Scomazzon, barbosense de 20 anos, cursando a faculdade de Ciências Econômicas da PUC – Porto Alegre, começa a prestar assessoria à Tramontina. Ruy, com espírito de liderança, implanta planos ambiciosos, enfatizando a organização em todos os setores. Inaugura-se uma nova etapa. O caráter artesanal dá lugar a uma produção manufatureira. Na década de 50, a empresa contava com 30 empregados e alguns representantes comis-sionados, espalhados pelo Estado. Os canivetes representavam 90% do faturamento. A empresa se expande rapidamente. é fundada a metalúrgica Forjasul, em Porto Alegre, posteriormente transferida para Canoas. As décadas de 60 e 70 são marcadas pela instalação de empresas do grupo em Garibaldi, Farroupilha e na Bahia. Houve um salto gigantesco. Dos 30 empregados existentes em 1950, a empresa passou a ter em seu quadro 557 funcionários no final dos anos 60.

facao-para-mato-tramontina

Curiosidades
• A Tramontina é a única empresa brasileira a exportar com marca própria para mais de 100 países.
• Atualmente o grupo é formado por 10 unidades industriais que produzem mensalmente quatro milhões de facas, 14 milhões de talheres para uso diário, quatro milhões de talheres finos e econômicos, 800 mil chaves de fenda, 260 mil martelos, 200 mil enxadas, 20 mil pias e 35 mil cubas, 300 mil cadeiras e mesas plásticas, 20 mil cadeiras e mesas de madeira, 66 mil prateleiras, 15 mil cortadores e aparadores de grama e 200 mil panelas de aço inox.

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

  • Eu quero falar com o Sr. Diretor da Tramontina, não sei se é o Sr. Denir Gedoz o mesmo do Futsal, atravéz do meu primo Nel –
    son Mathias da Costa, do Futsal de Manaus – Amazonas, me deu informação do estado de saúde dele. Um dos motivos que eu que
    ro falar no nome do Senhor Jesus Cristo, peço a pessoa que abrir
    este e-mail, que leve a ele o motivo de meu contato amém. Seja fiél, reto(a), integro(a) e temente a DEUS. (092)9984-2561.

  • Gosto da marca da Empresa, foi criada e projetada com sucesso e que DEUS continue, iluminando e dando visão, aos seus descen
    dentes, fortalecendo pricipalmente a parte espíritual de cada um, p/q sei que está faltando. Esta EMPRESA, tem que dar um testemunho forte, p/ que ela seja lembrada, hoje, amanhã e p/ sempre. É o que desejo a todos da EMPRESA TRAMONTINA, no nome de JESUS CRISTO, AMÉM.

  • Sou formanda em Relaçoes Publicas e estou estudando sobre o posicionamento da Tramontina no mercado internacional e gostaria de algumas informaçoes. Qual a motivação no processo de internacionalizaçao ? De que forma a Tramontina se posicionou no mercado internacional? Quais as dificuldades encontradas no processo de internacionalizaçao?

    • Deu-se por externalizaçao das macropoliticas socio-economicas expansionistas, dentro de um contexto progressista prospero eficiente, tal como demonstrado pela curva de Gandeau.

    • Pelo que me lembro, faz mais de 37 anos que sou cliente de produtos da Tramontina. Uma empresa que é o verdadeiro orgulho de nós os brasileiros. Acompanho a evolução da empresa pela compra dos seus produtos e a cada dia ela nos dá surpresas agradáveis.

  • A história que me veio sobre o fundador era que ele era porteiro de uma casa de massagem e ao perder o emprego mudou para esse ramo

Deixe um Comentário