Marcas e Mascotes

Lego | História da Marca

Vou aproveitar que postei uma campanha da Lego para contar a história da marca.

Os tijolos da Lego além de serem um brinquedo clássico, são objetos cult de nossa sociedade. Construir a Bíblia com peças de Lego? Filmar cenas de Matrix e Star Wars com Lego? Sim, para a marca dinamarquesa não há limites. As campanhas publicitárias são sempre muito criativas e exploram as infinitas possibilidades dos tijolinhos coloridos. É o brinquedo lúdico mais divertido do século.

História
A LEGO foi fundada em 1932 pelo carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen, na pequena vila de Billund, na Dinamarca, onde fabricava carrinhos de madeira artesanais para seu filho Godtfred Kirk. Seu filho começou a trabalhar no negócio com apenas 12 anos. Na parede da empresa foi pintada uma frase com os dizeres: “Only The Best is Good Enough”, usada atualmente para definir a empresa. Em 1934, a empresa, então com seis funcionários, adota nome LEGO, formado a partir das iniciais da frase dinamarquesa “LEg GOdt” que significa Play Well (Bem Jogado). Passou a fazer brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras pecinhas de plástico para encaixar.

Em 1947 começou a produzir brinquedos de plásticos através de uma máquina modeladora. Dois anos mais tarde a empresa produzia mais de 200 diferentes tipos de brinquedos, feitos de madeiras e plástico, incluindo os blocos de montar que conhecemos hoje em dia. Os blocos de montar ganham novo nome “LEGO Bricks” em 1953. Em 1958 o sistema de montagem e encaixe dos blocos é patenteado e o novo sistema de montagem criava inúmeras possibilidades de formas. A fábrica de brinquedos de madeira é destruída por um incêndio em 1960, e a empresa resolve dedicar-se somente a produção de brinquedos de plástico.

Em 1964 a empresa introduz as instruções de montagem em suas embalagens, auxiliando as inúmeras possibilidades de montagem de cada linha do produto por parte do consumidor. Em 1976 o bloco duplo de montar (Duplo Brick) é inventado e patenteado pela empresa, voltado para as crianças mais jovens. Nessa época existiam 218 diferentes kits de montar, com variações de cor, vendendo quase 19 milhões de kits por ano. No ano seguinte é inaugurado o LEGOLAND Billund, uma espécie de parque temático da marca, que em seu primeiro ano recebeu 625.000 visitantes.

Em 1973 a empresa adota um único logo, inclusive para todas as linhas de produto. Nesse mesmo ano é lançada a linha de navios e mobiliários para casa. O slogan “With LEGO you can do more” foi lançado em 1975. Nessa década foram introduzidas várias linhas de LEGO, possibilitando inúmeras combinações, inclusive para crianças mais velhas. A década de 80 começou com a inauguração do departamento de produtos educacionais, conhecido como Lego Dacta em 1989. Em 1982 ocorreu o lançamento do DUPLO Mosaic e Tecnic I, marcando o início dos produtos voltados para o mercado escolar. Na década de 90 a LEGO se consolidou como a décima maior produtora de brinquedos do mundo e primeira da Europa.

Em 1992, o maior castelo de LEGO foi montado ao vivo na televisão sueca, era composto por 400.000 peças. Em 1996 a empresa lança seu Site na Internet, entrando de vez na era da informática. Em 1999 inaugura o terceiro LEGOLAND na cidade de Carlsbad, Califórnia. A primeira loja própria da marca foi inaugurada em 2002 na cidade de Colônia na Alemanha, seguida das lojas nas cidades de Londres e Moscow. Em 2003 a empresa introduziu o novo slogan da marca “Play On”. A empresa é controlada pela família Christiansen até os dias de hoje.

Curiosidades
• A marca, quarta maior produtora de brinquedos do planeta, está presente fisicamente em 33 países, contando com 4 parques Legoland nas cidades de Billbund (Dinamarca), Windsor (Inglaterra), Carlsbad (Estados Unidos) e Gützburg (Alemanha), além de 5 fábricas (Dinamarca, Suíça, República Checa, Coréia do Sul e Estados Unidos).
• Ao longo dos seus mais de 60 anos de história, a empresa produziu mais de 320 bilhões de peças de LEGO, o equivalente a 52 peças por habitante do planeta.
• A cada 7 segundos um kit LEGO é vendido ao redor do mundo, isto equivale a 20 bilhões de peças produzidas anualmente, cerca de 2.3 milhões por hora.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário