Aletp - Alessandro Temperini

Exposição na Oca traz corpos humanos reais “plastificados”

Os tecidos dos cadáveres passam por um processo que lhes deu aparência e textura de plástico chamado de polimerização.

Agora que acabou o carnaval será inaugurada na Oca do parque Ibirapuera uma exposição com cadáveres de verdade: “Corpo Humano: Real e Fascinante” abre para o público em 1º de março.

“Corpo Humano: Real e Fascinante” terá em São Paulo 16 cadáveres de homens e mulheres e 225 órgãos dissecados – em Nova York, foram 22 corpos, incluindo fetos, e 260 órgãos. Inglaterra, Coréia do Sul, México e Holanda já abrigaram a exposição, criada por Roy Glover, professor de anatomia e biologia celular da Universidade de Michigan.

Os tecidos dos cadáveres passaram por um processo que lhes deu aparência e textura de plástico. Chamado polimerização, o procedimento foi supervisionado por Glover (também diretor-chefe do Laboratório de Preservação Polímera da universidade) e realizado em diversas etapas.

Os corpos foram inicialmente embalsamados para preservação dos tecidos. Depois passaram por uma desidratação por imersão em acetona. A substância preencheu o corpo no lugar dos líquidos corporais e foi posteriormente eliminada como vapor em uma câmara a vácuo. Em seu lugar, foi aplicada uma solução de polímeros em silicone líquido. A finalização do processo se deu com a aplicação de um composto que enrijece o silicone, dando aos tecidos uma consistência plástica.

O procedimento permite selecionar as cores desejadas para cada parte do corpo, que se torna inodoro, e garante longa durabilidade aos tecidos.

O público poderá tocar em determinadas peças da exposição, que será dividida em nove setores. O primeiro é “Esqueleto”, com a estrutura óssea dos humanos e suas mais de cem juntas. Os sistemas muscular, nervoso, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor e circulatório também têm seus espaços.

Já o setor “O Corpo Tratado” mostra a preservação de um corpo saudável graças aos avanços das pesquisas médicas e tecnológicas, com destaque para próteses e equipamentos que auxiliam os médicos na sala de cirurgia.

No exterior, a utilização de corpos humanos em uma exposição não foi o único motivo para polêmica. Houve discussões sobre a origem dos cadáveres, fornecidos pela Escola Universitária de Medicina de Dalian (norte da China) – chegaram a ser levantadas especulações, nunca comprovadas, de que os corpos seriam de criminosos executados.

Os organizadores afirmam que os corpos são de pessoas que tiveram morte natural e em vida optaram por participar de um programa de doação em benefício da ciência e da educação na China.

A mostra estará no primeiro andar da Oca, que receberá em seu subsolo, na mesma época, a exposição “Leonardo da Vinci – A Exibição de um Gênio”. Quem comprar ingresso para um terá desconto de 20% no outro evento.


“Corpo Humano: Real e Fascinante”
Quando: inauguração para convidados em 28 de fevereiro. Abertura para o público em 1º de março. Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 20h. Não há data definida para o término da exposição.

Onde: 1º andar da Oca no pq. Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, tel. 0/xx/11 6846-6000).

Quanto: R$ 30. Meia-entrada: R$ 15. Grátis para crianças até 2 anos. Crianças de 3 a 6 anos pagam meia-entrada. Menores de 12 anos entram somente acompanhados por responsável.

+ Informações: exposicaocorpohumano.com.br.

PONTOS DE VENDA
Sem taxas: na bilheteria da Oca, somente a partir de 26 de fevereiro.

Com taxa de conveniência: Citibank Hall, Teatro Abril, Fnac Pinheiros, Paulista, Morumbi e Campinas, Cia Athletica de Campinas, Saraiva Mega Store (shoppings Morumbi, Eldorado e Ibirapuera), loja AM/PM do posto Ipiranga Gravatinha (Santo André), Livraria Siciliano (R. Cardoso de Melo, 630).

Com taxa de conveniência e de entrega: Ticketmaster (0/xx/11 6846-6000)

Fonte: Folha de São Paulo (Caderno “Ilustrada”)

Incluir comentário

  • Espero esta exposição há muito tempo,faço varias pesquisa sobre o assunto,nao irrei perde-lá por nada …….espero voces lá.

  • você se deixaria dissecar para ser imortalizado para sempre ,
    e passar ser um eterno desconhecido!! … acho que não .
    mas não deixa de ser sulrealista . eu ria se pudesse.

  • Sou monitora do de anato, estou acostumada com cadáveres, mas não sei se isso pode se chamar de arte… corpos humandos recortados e tingidos numa exposição? Vou querer ver, mas tenho conceitos diferentes sobre essa “arte”.

  • Sou escritor,e amei esta exposição,ela retrata exatamente quem somos,devemos nos conhecer melhor,parábems,todos deviam apreciar.

  • ameiii, nem acredito q. vou ver, muito bom, valeu, podem aguardar a turma de Radiologia A/06, bjus.

  • É uma ótima exposição, provavelmente muitas escolas irão em uma escurção, não vou perder.

    Já estou indo imediatamente para lá!

  • Eu nao vejo real motivo para ser realizado isto, acredito que o fim de cada um deveria ser discreto e não exposto para milhares de pessoas, não acho que seja falta de respeito (com os mortos), mas acredito que isto deveria ser usado para pesquisa, e não para lucrar com curiosos.

  • Sob os reflexos de uma criação baseada nos conceitos e preceitos da religião católica, apostólica, romana, fiquei um pouco confusa diante da exposição. Obra de arte? Sim, porque a somos “in natura”. Perplexidade diante da genialidade humana? Foi evidente. Mas não me furtei viver um sentimento de “invasão de privacidade”. Em cada detalhe do corpo, liguei as atitudes, decisões, amores,sonhos etc, vividos. Enfim vale a pena sob todos os pontos de vista.

  • resp…ao Dr.
    kra q Dr. eh vc affff
    vc eh um leigo ….simplismente…..
    vc axa ….ou eh ignorante mesmo pra axa q os corpos
    estaum lah pra todo mundo passa e rir….ou toca em partes intimas pra se divertir….!!!
    Isso saum anos de trabalho de uma pessoa, pra proporcionar com q outras possam ter um conhecimento muuuuito mais paupável…..sem coments

  • Tudo que é novo às vezes assusta. è um tema polêmico que divide opiniões, mas com forte lado em favor do conhecimento

  • Essa exposição representa um grande avanço científico e uma possibilidade a mais de aprendizado de nossos alunos

  • é maravilhoso poder conviver com esses avanços se antes estudar anatomia era maravilhoso imagine então por este metodo

  • Logo Logo!!! Estaremos aí não perderimos isso por nada, isso é muito importante para os nossos conhecimentos tanto para nós que já se formamos quanto para os que estão começando agora. Centro Educacional Alfa (Escola de Enfermagem).

  • Essa exposição é muito interessante e apresenta grande conteudo para adultos e crianças, uma das melhores já apresentadas na Oca.

  • Essa exposição é sensacional !! Eu fui e me encantei com a maravilha apresnetada sobre o corpo humano. Como acadêmico e professor de Biologia achei o máximo essa exposição!! Quem não foi ainda, aproveita e vai!! É um momento único na vida!!

  • Nooossa, a exposição foi perfeita³ !
    É muuuitoo legaaaal..
    Olha, quem tiver chaances que ir, não peercaa, viu ?!
    Tenho certeza que vão amaar 😉

  • SULLY
    Essa exposicao é perfeita. E muito boa para quem está auando na área da saúde ou até mesmo quem já está.
    Eu posso dizer que é realmente Real e muito Fascinente.

    Nome: Suelen Christina
    E-mail: suelen168@hotmail.com

  • Fui a São Paulo, com sendo uma das minhas metas, conhecer a exposição de corpos humanos. Eu e minha filha ficamos realmente impressiondos com o trabalho de conservação, e principalmente por poder realmente ver o corpo humano por dentro. Com certeza foi muito didático, pena que não deu para fotografar. Outro ponto ruim foi o preço do ingresso e do material a respeito, que estava à venda. No dia que nos fomos tinha muita gente, e isto com certeza dificultou um pouco a apreciação.
    do mais foi muito legal.

    Firmino – Pelotas – RS

  • oie eu fui na oca do corpo humano e eu comprovo

    que isso vale apena em

    sem conatar as vezes que eu vumitei né

    mais sem isso tudo bem,

    quem ñ foi tem que ir porque é 100

    bjs

    ♥♥larissa♥♥

  • a esposiçaoeh demais,
    quem tem curiosidade de saber
    mais sobre as curiosidades do
    corpo humano vaise amarar
    beijos juliana

  • É importante sim o estudo da anatomia ,mas devemos levar em conta ,isso e apenas para estudiosos em áreas restritas ,estou vendo uma falta de moral com a natureza humana ,a população não deveria ter acesso a corpos assim ,curiosidade não traz progresso nenhum,deve ter muita gente que acabou vendo e esta com pavor.

  • caracaaa, mto facinante, mesmo, estava estudando sobre isso, hhehehe, ai resolvii pesquisar pra ver como era, mto bom.. se DEus quiser vou ser medico!

  • LINDO! realmente é fascinante !
    li comentários ai que realmente é de pessoas ‘ignorantes’ no meu ponto de vista isso não eh feito pra ficar espondo pra ninguem.. isso tudo, ajuda a cada vez mais os estudantes a conhecer o corpo em geral, e assim ter cada vez mais soluções para varias ‘doenças’ ! Pois sem conhecimento.. como irão atuar nas pessoas !? Não é brincadeira não.. !
    Estou admirada com as peças! DEMAAAIS!
    (Bruna/estudante de Fisioterapia)

  • Nossa muito legal, faço tec. de enfermagem e vou nessa exposição
    estou muito feliz de ter a oportunidade de ver a exposição…. Muito legal mesmo… Pena que muita gente se impressiona!

  • bom isso e muito real pois entao porque nao traze esses corpos para vila velha para todo poderem ve e ve como e o nosso corpo humano por dentro axo que seria legal.

  • Muito boa essa exposição eu fui e gostei muito é super interessante!!!!!!!! Vale a pena conferir!!!!!

  • Tive o prazer de ver a exposição no Rio de Janeiro e achei muito interessante. Realmente vale a pena ver.
    Quanto ao fato de ser imoral, em nenhum momento considerei imoral ou repugnante.
    REALMENTE VALE A PENA VER.

  • Infelizmente só vi pela televisão, gostaria de saber se mais uma vez esta exposição virá para São Paulo, sou formada em auxiliar de necrópsia e tenho muito amor pelo corpo humano, desde já agradeço a atenção.

  • Lamento por não ter ido ver esta belisma arte, quero saber se ainda e qdo vai voltar para São Paulo?
    Sou formada em Auxiliar/técnico de enfermagem e vou começar uma graduação.
    Obrigada e parabéns pelo o trabalho.

  • sou estudante de Biologia, e achei esta matéria muito importante para todos aqueles que procura o melhor em ensino, tenho uma grande relação em meio-ambiente e está importante matéria me chamou a total atenção.
    Obrigado pela informação

  • gostei to estudando sobre isso esse ano na minha escola entao vou mostrar p o meu professor e ele vai gostar

  • isso e uma indiotisse q ridiculooooo vao procurar o q fazerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
    abestadooooos

  • muito maneirrao agorra eu ja sei como funsiona um corpo humano …. obrigadinha bjs

  • E VERDADE QUI O CORPO HUMANO CRECE DURANTE CUANDOMIMOS
    EU QUEROMUITO SABERCIERVERDADE DURANTE A TARDE
    E ANOITE ASSIM 1CENTIMETROS

    ASSINADO;MAXSUEL .

  • ocopo é uma caixa de surpresa eu acho facinant a forma que todos são ou a maneira que eles mudam co forme o passar das coisas essa postagem é apenas um grande elogio a toda e qualquer forma!!!!

  • Acho mto interessante poder aprender mais sobre nosso corpo , só que não acho tão legal assim que isso seja feito dessa forma , afinal existem outros meios pra conhecer nosso corpo .
    enfim…. vou mais uma vez prestigiar a exposição e quem sabe poder ver algo que não tinha visto ainda .

  • Eduardo Temperini Pereira » Blog Archive » Corpos a Exposição na Oca disse:

    […] quem não teve a oportunidade de ver em 2007, a amostra que se chamava Corpo Humano – Real e Fascinante encontrará nesta, algo bem […]

  • Eduardo Temperini Pereira » Blog Archive » Exposição na Oca traz corpos humanos reais “plastificados” disse:

    […] de plástico. Chamado polimerização, o procedimento foi supervisionado por Glover (também diretor-chefe do Laboratório de Preservação Polímera da universidade) e realizado em diversas […]