Aletp - Alessandro Temperini

Anúncio para atrair turistas mostra imagem de país errado e faz CNN pagar mico

Um comercial que pretendia promover a Sérvia como destino turístico se transformou no maior mico do país desde o primeiro dia em que a propaganda foi ao ar pela rede de TV norte-americana CNN.

Além de mostrar imagens chatíssimas, onde só há morros, igrejas e reservas naturais com alguns bichos – mas onde aparentemente não vive um ser humano sequer – o anúncio ainda teve como trilha sonora uma música típica… do Cazaquistão.

É mais ou menos como mostrar o Cristo Redentor ao som da mexicana “La Cucaracha” ou da argentina “Mi Buenos Aires Querido”. O Cazaquistão fica a milhares de quilômetros de distância da Sérvia.

O mico incluiu ainda a exaltação de uma belíssima igreja medieval – que fica na Romênia, do outro lado do rio Danúbio, onde os dois países fazem fronteira.

O nome da campanha é “Sérvia – Momentos para Lembrar”, e é – ou era para ser – o primeiro grande esforço do país para mudar sua imagem diante do mundo desde o fim da guerra na Iugoslávia, em 1999.

Os responsáveis pelo fiasco afirmaram que vão reeditar a peça, mostrando agora o lado alegre do país, incluindo a gastronomia e a vida noturna da capital, Belgrado. Disseram ainda que a CNN concordou em prolongar a permanência do anúncio no ar para se redimir da gafe – aquela da música do país errado.

Clique aqui no botão play abaixo para assisitr ao vídeo:

Para quem tem interesse de saber mais sobre a Sérvia, vai a dica de alguns sites:
srbija.sr.gov.yu/
minttu.sr.gov.yu
serbia-tourism.org
pt.wikipedia.org/wiki/servia

Incluir comentário