Design

Toy Art | Nova Epidemia

Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e já existem no mundo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Algumas delas, porém, se dedicam a customizar um único personagem ou uma única série. Conheça um deles, o Tokidoki.

O Tokidoki, do jovem designer italiano Simone Legno, começou como um pequeno projeto pessoal na Web, onde mostrava regularmente os seus trabalhos sobre a cultura japonesa. Ele sempre expressou uma grande admiração pela sorridente e ultra moderna Shibuya e pelo mágico silêncioso Kyoto.

Tokidoki significa “às vezes” em japonês. Simone acredita que todos nós aguardamos por um momento que nos fará mudar as nossas vidas, quer seja por conhecer uma nova pessoa, ou simplesmente pela filosofia “tokidoki”, que é esperança, a força interior que todos nós possuímos, e que aguarda o momento certo para se revelar.Esse dia será mágico e positivo.

E não é que a teoria de Simone mostrou-se verdadeira! Em 2003 a sua vida como ilustrador já era seguida por uma grande legião de fãs, mas a surpresa foi o fato de um casal de empresários da empresa “Hard Candy Cosmetics”, de Los Angeles, ter visistado a sua página na internet e “comprado” o seu projeto. O convite foi lançado e Simone foi trabalhar os Estados Unidos. Sua tarefa? Criar os produtos “Tokidoki” e partilhar suas sofisticadas e sexies personagens de inspiração nipônica com todo o mundo.

A febre da Toy Art se alastrou e virou pandemia. O site www.kidrobot.com não vende brinquedos de criança, mas de adultos modernos e antenados. Os bonecos de vinil, ou brinquedos de design, tornaram-se o centro de um movimento com cultura própria, rivais, heróis e celebridades. A maioria das peças é criada por artistas do grafite de renome mundial, como o norte-americano Brian Kaws, o chinês Michael Lau e o japonês Spanky. Você ainda vai ouvir falar de Frank Kozik, Peter Fowler e Tara Mcpherson. Com 5 cm a 30 cm de altura, os bonecos são feitos em pequenas séries e variam de US$ 4 a US$ 400.

Confira também a recém inaugurada loja Plastik, da colecionadora Nina Sander, com projeto lúdico do badalado arquiteto Marcelo Rosenbaum. Nina, além de colecionar Toy Art, sempre esteve voltada às artes plásticas. Sua intenção é reunir talentos no seu espaço, que conta inclusive com uma galeria no andar superior. Além dos Toys importados, vale conferir os artistas nacionais como Tosco Toys (caveiras/monstros), Ash (galinhas), Boo, Amonstro (bichos), Luciana Arauo (bonecas sushis) e Gustavo Godoy, com a série de latas de sardinhas.

Se você estiver interessado no assunto, na loja há um livro que aborda bem o tema: “I AM PLASTIC” – The designer toy explosion”. Você certamente será a próxima vítima desta nova mania. Vá conferir, é diversão garantida.

Saiba Mais
Na livraria Pop você pode encontrar os bonecos e livros sobre o assunto:
Livraria Pop: R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 297 – Tel. 3081-7865
Plastik: R. Melo Alves, 459 – Cerqueira Cesar – Tels.3081-2056/1714

LINKS RELACIONADOS
www.tokidoki.it
www.kidrobot.com
www.toy2r.com


Por Doris Sochaczewski, via Taste.

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

  • Adorei! Amo cores, bichos, estampas etc etc.. tento custumizar minhas coisas, bolsas e roupas, além de ser divertido fica lindíssimo.

  • Olá, sou novo no quesito Toy Art, mas trabalho com modelagem em EPOXI. Gostaria de poder obter informações e dicas para sites, eventos, ou ate mesmo trocar idéias sobre criações. Fiz uma pesquisa sobre a massa FIMO SOFT e CLASSIC mas não consegui distinguir a diferença entre elas. Quais são os beneficios de trabalho com ela (sendo q ela possui um custo muito alto e a quantidade e pequena, qual seria sua durabilidade e produtos p/ acabamentos)??? Valeu a todos e que esta epidemia continue a pegar cada vez mais…

  • Fala Gus, na verdade o epóxi é muito duro de trabalhar, fora o mal que ele faz, quanto a Fimo claro que é bem melhor do que a epóxie, uma que a Fimo não seca, somente quando vai ao forno, mas já deve saber disso, enfim as diferenças entre a Classic e a Soft é a dureza entre elas, ou seja cada pessoa se identifica melhor com uma ou com outra eu quando usava ela gostava mais da Classic que é mais mole. Mas se quiser fazer uma produção em escala, aí a Fimo pode esquecer, o que tem que ser feito é uma peça matriz em Clay, ou seja uma massa de modelar a base de Óleo onde tmb não seca e se colocar no forno derrete, rs.. continuando essa massa vc tem que tirar o molde dele e com o molde na mão já era é só tirar a quantidade de peças que quiser, podendo tirar em resina ou a resina de PU que fica igual a essa produção em massa e profissional que é usado muitas das vezes o Vinyl.
    Quanto aos Bonecos personalizados Mumucat. « Estratégia Empresarial, posso dizer que temos esse serviço nacional, onde o custo sai mais em conta e vc pode acompanhar o processo de desenvolvimento, digo isso porque produzimos esses tipos de peças, estou postando um link aqui para conhecerem: http://artecampinas.blogspot.com/
    Gus se quiser mais infos ou até mesmo produzir algo, entre em contato no meu email [email protected] e também é msn ok ..? abraços a todos.

  • po sou um graffiteiro aqui do rio e queria falar q esses toy arts sao muito loucos pena q aqui no rio eu nao conheço nenhum lugar que venda esses brinquedos, se pudesse fazia uma coleçao.
    “””””kros+(-_-)wild style crew”””””””

  • Olá sou estudante de estilismo e tenho q montar uma coleção infantil inspirada no tema toy art….
    Minha consumidora tem um estilo romantica e com essa informação e o tema tenho q montar minha coleção…
    Gostaria mto q vcs me ajudassem com informações de sites e onde mais posso pesquisar sobre toy art…
    Agradeço desde já…

    Bjinn da Dany

  • Meu nome é Thais Cordeiro, estou desenvolvendo um trabalho para a faculdade realcionado ao kidults precisaria que alguem que gosta desse movimento toy art pudesse responder umas perguntinhas .
    Se alguem quiser discutir mais o assunto é so me procurar no e mail [email protected]

  • sou nova nesse meio dos toy arts eu li no jornal hoje e achei muito interessante se alguem pudesse gostaria de informações
    obrigada

  • ainda não conheço essa parada aqui não mais eu desenho e sei a arte do graffit que até Deus sabia !
    bom queria dicas de como melhorar minha tecnicas e gostaria de ver suas arte
    sabe gosteii muito desse formato ficou maneiro esse site bom PARA VOCêS DEIXO MINH FRASE OS QUE DIZEM QUE GRAFITAR É CRIME SE ENGANA GRAFFYT É ARTE E É O QUE EU PRATICO. [email protected]

  • Giovana
    Gente…Conheci uns trabalhos em papel maché na Galeria Ouro fino muito legal!
    A designer faz arte em acessórios e têm uns toys com um preço bem bacana.
    AH! È numa lojinha vermelha do segundo andar da gaeleria não lembro o nome.

  • the sims 3 saiu gente!, para de brinca com esses bonecos de merda e compre pra joga, e m loco!,,,, (se voce instala o internet explore 7, voce recebera ganhos e muito vantegem economica, gratuito: CALL OF DUTY ¨

  • the sims 3 saiu gente!, para de brinca com esses bonecos de merda e compre pra joga, e m loco!,,,, (se voce instala o internet explore 7, voce recebera ganhos e muito vantegem economica, gratuito: CALL OF DUTY ¨6

  • Boa tarde.

    Sou de São Paulo capital e faço Toys de pano, gostaria de saber se há interesse em compra, tenho vários modelos, totalmente feito a mão e é feito em material sintético..

    Desde já muito obrigado pela atenção de todos.

  • […] Wooden Art Toy Yum Yum London – Art Toys and Papercrafts | Ufunk.net NBA Toys | Feel Desain aletp.com » Criatividade e InovaçãoToy Art | Nova Epidemia » aletp.com Vinyl Pulse: Preview: Julius Toy Art Show @ Toy Art Gallery (8.3) Brinquedos de Arte | by Paulo […]

Deixe um Comentário