Design

Toy Art | Nova Epidemia

Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e já existem no mundo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Algumas delas, porém, se dedicam a customizar um único personagem ou uma única série. Conheça um deles, o Tokidoki.

O Tokidoki, do jovem designer italiano Simone Legno, começou como um pequeno projeto pessoal na Web, onde mostrava regularmente os seus trabalhos sobre a cultura japonesa. Ele sempre expressou uma grande admiração pela sorridente e ultra moderna Shibuya e pelo mágico silêncioso Kyoto.

Tokidoki significa “às vezes” em japonês. Simone acredita que todos nós aguardamos por um momento que nos fará mudar as nossas vidas, quer seja por conhecer uma nova pessoa, ou simplesmente pela filosofia “tokidoki”, que é esperança, a força interior que todos nós possuímos, e que aguarda o momento certo para se revelar.Esse dia será mágico e positivo.

E não é que a teoria de Simone mostrou-se verdadeira! Em 2003 a sua vida como ilustrador já era seguida por uma grande legião de fãs, mas a surpresa foi o fato de um casal de empresários da empresa “Hard Candy Cosmetics”, de Los Angeles, ter visistado a sua página na internet e “comprado” o seu projeto. O convite foi lançado e Simone foi trabalhar os Estados Unidos. Sua tarefa? Criar os produtos “Tokidoki” e partilhar suas sofisticadas e sexies personagens de inspiração nipônica com todo o mundo.

A febre da Toy Art se alastrou e virou pandemia. O site www.kidrobot.com não vende brinquedos de criança, mas de adultos modernos e antenados. Os bonecos de vinil, ou brinquedos de design, tornaram-se o centro de um movimento com cultura própria, rivais, heróis e celebridades. A maioria das peças é criada por artistas do grafite de renome mundial, como o norte-americano Brian Kaws, o chinês Michael Lau e o japonês Spanky. Você ainda vai ouvir falar de Frank Kozik, Peter Fowler e Tara Mcpherson. Com 5 cm a 30 cm de altura, os bonecos são feitos em pequenas séries e variam de US$ 4 a US$ 400.

Confira também a recém inaugurada loja Plastik, da colecionadora Nina Sander, com projeto lúdico do badalado arquiteto Marcelo Rosenbaum. Nina, além de colecionar Toy Art, sempre esteve voltada às artes plásticas. Sua intenção é reunir talentos no seu espaço, que conta inclusive com uma galeria no andar superior. Além dos Toys importados, vale conferir os artistas nacionais como Tosco Toys (caveiras/monstros), Ash (galinhas), Boo, Amonstro (bichos), Luciana Arauo (bonecas sushis) e Gustavo Godoy, com a série de latas de sardinhas.

Se você estiver interessado no assunto, na loja há um livro que aborda bem o tema: “I AM PLASTIC” – The designer toy explosion”. Você certamente será a próxima vítima desta nova mania. Vá conferir, é diversão garantida.

Saiba Mais
Na livraria Pop você pode encontrar os bonecos e livros sobre o assunto:
Livraria Pop: R. Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, 297 – Tel. 3081-7865
Plastik: R. Melo Alves, 459 – Cerqueira Cesar – Tels.3081-2056/1714

LINKS RELACIONADOS
www.tokidoki.it
www.kidrobot.com
www.toy2r.com


Por Doris Sochaczewski, via Taste.

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

Deixe um Comentário