Aletp - Alessandro Temperini

Gatorade | História da Marca

Gatorade inventou e desenvolveu as chamadas bebidas isotônicas, transformando-se em um ícone do esporte americano e posteriormente do esporte mundial.

História
Na década de 60, o treinador do time de futebol americano da Universidade da Flórida Gators, Ray Graves, procurava uma solução para a queda de rendimento físico do seu time durante os treinos e jogos que, numa região de clima tropical, eram realizados sob calor intenso. Para melhorar o desempenho de seus atletas, o técnico pediu ajuda a um de seus assistentes, que fazia parte da equipe de cientistas da universidade comandada pelo Dr. Robert Cade. Em 1965, os estudos conduzidos pela equipe de cientistas do Dr. Robert Cade obtiveram como resultado uma bebida que proporcionasse a reposição rápida de líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos pelo organismo, que fora testada em 10 jogadores da equipe de futebol americano. Em outubro de 1967, durante um jogo contra a Universidade da Georgia, na disputa do Orange Bowl, toda a equipe utilizou a bebida durante a partida. Naquele dia, os Gators começaram perdendo, porém conseguiram virar a partida quando a equipe adversária começou a apresentar sinais de desgaste físico. A vitória rendeu elogios à bebida criada pela equipe do Dr. Robert Cade, que posteriormente foi batizada com o nome de Gatorade, em homenagem ao time de futebol.

O produto ganhou notoriedade pela revista Sports Illustrated, quando o técnico adversário, Bobby Dodd, disse que seu time havia perdido para os Gators, em conseqüência de não terem Gatorade (“We didn’t have Gatorade. That Made the Difference”). A universidade mostrou pouco interesse no produto e Robert Cade acabou abrindo uma empresa e registrando a patente. Somente começou a ser produzido em larga escala em 1983, quando a Quaker Oats comprou a empresa e a marca Gatorade Thirst Quencher. De fato, o produto se fixou de vez perante o consumidor quando em 1987 o New York Giants venceu o Super Bowl XXI. Nesta temporada os jogadores, liderados por Jim Burt e Harry Carson, começaram a comemorar vitórias importantes com um banho de Gatorade no técnico Bill Parcells momentos antes do final da partida. Este ato, chamado de “Dunk”, acabou virando uma tradição em toda vitória importante dentro do futebol americano, espalhando-se rapidamente para todos os times universitários e profissionais, dando grande visibilidade ao produto.

O grande sucesso do produto deve-se também ao Gatorade Sports Science Institute (GSSI), fundado em 1988 na cidade de Barrington, estado do Illinois, para realizar pesquisas e desenvolver produtos ligados à área de nutrição esportiva, ajudando os atletas a melhorar a performance e cuidar da saúde. Em 1991, o astro Michael Jordan tornou-se garoto-propaganda do produto, sendo lançada à campanha “Be Like Mike”. No ano de 1994 a marca foi introduzida na Austrália, Cingapura, México e reintroduzida no Brasil. Em 1997 lançou o Gatorade Frost, uma versão mais light do produto. Em 2001, foi comprada pela Pepsico por quase 14 bilhões de dólares. Nesse mesmo ano lançou o Gatorade Energy Bar nacionalmente nos Estados Unidos, além da garrafa ergonométricamente desenvolvida para permitir ao atleta ingerir o produto mesmo em atividade, chamada de E.D.G.E (Ergonomically Designed Gatorade Experience).

Em 2002, a Pepsico, para comemorar os 35 anos do produto, gravou um comercial na universidade da Flórida com o primeiro jogador a experimentar o produto. Ainda neste ano, a empresa lançou vários produtos como o Gatorade Ice nos sabores Lime, Orange e Strawbarry, o Gatorade Xtremo, direcionado para os consumidores latinos (nos sabores Tropical, Citrico e Mango) e a embalagem com 6 garrafas (6-pack) menores direcionadas para crianças entre 8-12 anos. Gatorade acabou se tornando sinônimo de Sports Drink.

Evolução Logotipo

Ousadia. É assim que podemos definir a evolução do logotipo da marca Gatorade. Apenas um raio será o novo logotipo da marca.

Curiosidades
• O produto virou um ícone dos esportes americanos, detendo cerca de 85% de market share.
• Gatorade pode ser encontrado em 47 países ao redor do mundo.
• O sabor mais vendido de Gatorade é o Lemon-Lime (limão), seguido do Orange (laranja) e Fruit Punch.

Fonte: Mundo das Marcas (ctrl C + ctrl V)

Incluir comentário