Marcas e Mascotes

Nintendo | História da Marca

O mais antigo fabricante de jogos de vídeo, a Nintendo, foi fundado por Fusajiro Yamauchi em 1889 com o nome Nintendo Koppai, fabricante do hanafuda – um baralho japonês. Em 1902, começou a produzir os baralhos ocidentais, em princípio destinados a exportação, porém o produto fez tanto sucesso no Japão como em todo o mundo.

No ano de 1933 foi criada a Yamauchi Nintendo Co. Ltda. Em 1947 a empresa inaugurou sua primeira distribuidora. Quatro anos mais tarde passou a se chamar Nintendo Playing Card Co. Em 1959, passaram a comercializar baralhos com os personagens Disney, que logo se tornaram um grande sucesso. Em 1963 começou a fabricação de jogos.

A Nintendo criou uma divisão para cuidar de seus jogos em 1969. No ano seguinte tem início a venda dos jogos Beam Gum que utilizavam ótica-eletrônica. Em 1975, com a cooperação da Mitsbushi Electric, a empresa desenvolveu um vídeo-jogo utilizando reprodução de vídeo eletrônico. No ano de 1976 foi introduzido o microprocessador nos vídeos-games. Os primeiros jogos de vídeo, o TV Game 6 e TV Game 15, surgiram em 1977.

A Nintendo of America foi inaugurada em New York no ano de 1979. Nesse mesmo ano a empresa fundou um departamento de máquinas de jogos operados com moedas. A década de 80 começa com o lançamento da linha de produto “Game & Watch”, os primeiros videogames portáteis com microprocessador. Em 1981, o artista gráfico, Shigeru Miyamoto, criou o famoso jogo Donkey Kong, cujo protagonista, inicialmente chamado de Jumpman, era um carpinteiro gordo que vivia correndo para salvar sua namorada de um gorila maluco. Porém, o nome Jumpman foi trocado por “Mario”, em homenagem a Mario Segali, um dos proprietários do primeiro depósito da empresa.

Em 1984 é lançado no Japão o Famicon, primeiro videogame para família com CPU, que viria a se chamar Nintendo Entertainment System (NES) quando lançado para todo o mundo (Estados Unidos em 1985 e Europa em 1986). Entre os títulos de cartuchos disponíveis estavam o Excitebike, Super Mario Bros (introduzido em 1985), Metroid, Duck Hunt, The Legend of Zelda e Punch-Out. Mario e seu irmão Luigi ficaram tão famosos em todo o mundo quanto personagens como Mickey, Pato Donald, entre outros. Em 1988 já eram 65 títulos de cartuchos para o NES.

O Game Boy, jogo de vídeo portátil da Nintendo, foi lançado em 1989, com alguns títulos de cartuchos, entre eles o famoso Tetris. No ano seguinte é lançado o Super Nintendo no Japão, introduzido na Europa em 1992. Em 1995 o Game Boy ganha várias opções de cores. No ano seguinte é introduzido no mercado o Nintendo 64, um videogame de 64 bits e muitos recursos, que vendeu mais de 500 mil unidades no primeiro dia. Ainda neste ano, é lançado o Game Boy Pocket, uma versão ainda mais reduzida do jogo original. Em 1998 a empresa lança o Game Boy Color. Em 2000, as vendas do Game Boy atingem a impressionante marca das 100 milhões de unidades, tornando-se o videogame portátil mais vendido da história. Em 2001 foi lançado o Game Boy Advanced.

Fonte: Mundo das Marcas

Compartilhe nas redes sociais:

Incluir comentário

Deixe um Comentário