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Estudo afirma: blogs influenciam consumidores na hora da compra

Cerca de um terço dos europeus dizem que decidiram não comprar um produto depois de ler opiniões postadas em blogs da internet. Segundo um estudo divulgado este mês pela American Marketing Association (AMA), os comentários publicados por blogueiros influenciam consideravelmente a opinião de consumidores na hora das compras. A pesquisa, lançada a um mês das festas natalinas, o maior período de compras do ano, foi realizada pela Hotwire e pela Ipsos MORI.

O estudo indica que cerca de 25 milhões de europeus (do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Itália e da Espanha) mudaram de opinião sobre alguma empresa ou produto depois de ler comentários e críticas postados em blogs da internet. O número corresponde a 34% dos entrevistados.

Liderando a lista de credibilidade, aproximadamente 30% dos entrevistados confiam em artigos da imprensa como fontes de informação na hora das compras. Os blogs vêm logo em seguida, com 24% da confiança dos consumidores. Anúncios de televisão aparecem com 17%, seguido das propagandas via e-mail, com 14%.

A pesquisa também aponta que a confiança em blogs é ainda maior entre os consumidores de alto poder aquisitivo. Entre os internautas que gastam grandes quantias em compras on-line, acima de US$ 145 por mês, a confiança nas informações postadas por blogueiros sobe de 24% para 30%.

A França é líder no conhecimento sobre blogs entre os europeus; os britânicos são os últimos. Por toda a Europa, seis entre dez (61%) usuários da internet já ouviram falar em blog; e um entre seis (17%) já tiveram um blog.

Os britânicos são os menos atualizados sobre o tema; apenas 50% já ouviram falar do termo blog. Na Alemanha, 55% conhecem o termo, 58% na Itália e 51% na Espanha.

Os blogs, agora, estão orientando as decisões de compra: mais da metade (52%) dos europeus entrevistados afirmaram que estariam mais propícios a comprar se tivessem lido um comentário positivo de usuários na internet sobre determinado produto. Eles também cancelariam as compras em função disso; aproximadamente 40 milhões de europeus não comprou algo depois de ler os comentários postados on-line.

A Hotwire é uma consultoria de relações públicas (RP) para tecnologia na Europa, que promove tecnologia industrial com serviços de RP.

A Ipsos MORI é uma joint venture das empresas de pesquisa Ipsos UK e da MORI, criada em outubro de 2005, formando a segunda maior companhia de pesquisas do Reuno Unido.

Fonte: Folha Online (ctrt C + ctrl V)

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