Notícias da Web

Serviço permite busca visual

A empresa Riya, que estava desenvolvendo uma tecnologia de reconhecimento em imagens capaz de encontrar indivíduos em fotografias online, revelou um novo site de buscas chamados Like.com.

Atualmente focado em compras virtuais, o site tem incluído uma média de 30 mil itens por dia, entre eles bolsas, jóias, calçados e relógios. Os usuários poderão buscar através da descrição do item, como a cor do produto, por exemplo, ou enviando uma foto para encontrar itens semelhantes.

Se o usuário vê uma foto de uma pessoa usando um relógio ou acessório que tenha achado bonito, basta usá-la como parâmetro de busca para que o sistema retorne itens semelhantes para compra em revendedores afiliados ao sistema.

A Riya diz que as buscas por imagens contabilizam 8% de todas as realizadas na internet, mas os atuais serviços apenas utilizam palavras-chaves anexadas à foto. Recentemente a Google contratou profissionais com a missão de ajudar a adicionar palavras para facilitar as buscas em sua base de imagens.

Entre os recursos de Like.com estão também buscas a partir de um detalhe específico em determinado produto, como tipos de fivelas em cintos; cores, para encontrar variações de itens desejados; acessórios usados em fotos de celebridades, para fãs que querem usar itens semelhantes à de pessoas famosas; e a de upload, que permite enviar uma foto para achar um item semelhante, recurso ainda indisponível mas que deve aparecer em breve, conforme anunciado pela empresa.

Ainda não se sabe se o Like.com passará a ser um sistema de múltiplas funções além de compras, mas a Riya aposta no espaço para o crescimento por ser a pioneira no estilo. “Like.com é a primeira grande inovação a chegar ao mundo da busca de imagem nos últimos cinco anos. Agora, os usuários não precisarão mais ter que acreditar em palavras que podem ou não estar anexadas à determinada foto ou imagem de produto”, declarou Munjal Shah, CEO e co-fundador da Riya.

A empresa anunciou que os primeiros 10 mil clientes de Like.com receberão frete gratuito em sua primeira compra em alguns dos revendedores afiliados ao serviço.

Fonte: Geek

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um Comentário