Aletp - Alessandro Temperini

McDonalds distribui 10 mil toca-MP3 com spyware no Japão

A rede de lanchonetes norte-americana McDonalds recolheu milhares de toca-MP3 que havia dado a clientes como brinde no Japão. O aparelho, que chegava às mãos dos consumidores com dez músicas, estava contaminado com uma variante do spyware QQpass.

Segundo informações da empresa antivírus Symantec, O QQPass é um cavalo de Tróia capaz de roubar nomes de usuário e senhas do programa de mensagens instantâneas QQ, muito comum na Ásia, em especial na China.

O McDonalds japonês pediu desculpas e criou um telefone de ajuda para os clientes trocarem os aparelhos contaminados. Um comunicado em japonês também explica como descontaminar o PC.

Pelo menos 10 mil clientes do McDonalds ganharam o toca-MP3 depois de comprar um refrigerante grande nas lojas da rede no Japão e enviar um número de série impresso no copo para a loja. Segundo o site britânico The Register, a promoção era patrocinada pelo McDonalds e pela Coca-cola.

Assim que conectavam o aparelho ao PC, os ganhadores da promoção eram expostos ao QQPass. As causas da infecção não foram esclarecidas pelo McDonalds, mas a causa mais provável é a infecção do computador de onde o conteúdo dos toca-MP3 foi copiado.

Dica de Daniel Belo
Fonte: UOL Tecnologia

Incluir comentário