Aletp - Alessandro Temperini

Mostra de desenhos ‘explica’ pensamento de Leonardo da Vinci

A exposição Experience, Experiment and Design (Experiência, Experimentação e Design), em cartaz no museu londrino Victoria & Albert a partir do dia 14 de setembro, tenta desvendar o pensamento de Leonardo da Vinci através de seus estudos.

A mostra traz alguns de seus projetos mais complexos, feitos em papel. A intensidade, a variedade e o ineditismo de seus trabalhos ainda permanecem sem paralelo.

Por trás da diversidade, existe uma série de temas que mostram como o mundo funciona, na visão de Da Vinci. A figura dominante é a matemática que rege todas as forças da natureza.

Da Vinci via conexões onde os outros enxergavam apenas diferenças.

Para ele, os projetistas humanos fabricavam uma ‘segunda natureza’, criando imagens e máquinas em harmonia com as leis naturais.

Da Vinci considerava a visão como o mais nobre dos sentidos, nos mostrando como a natureza opera de acordo com regras matemáticas.

Ele considerava pouco confiável qualquer conhecimento que não pudesse ser comprovado pelo olho humano.

Na última fase de suas pesquisas anatômicas, Da Vinci se concentrou no desenho do coração, e em especial, no funcionamento de suas válvulas. Seus esboços parecem baseados no coração de um boi.

A exibição fica em cartaz até o dia 7 de janeiro.

Veja abaixo algumas das imagens da mostra:

O ‘Sistema de Irrigação’ do corpo feminino, respiratório, vascular e genital, feito entre 1507 e 08.

Seu auto-retrato.

A ‘Máquina de Voar’, também exposta, foi desenvolvida com base em suas anotações.

Na imagem abaixo, detalhe de ‘Homens Trabalhando’, de 1509.

O desenho abaixo, `Cavalos Em Ação`, foi feito por volta de 1505.

Abaixo, estudo de cavalos e cavaleiros na Batalha de Anghiari, de 1503.

Incluir comentário

  • Avete blog piacevole qui! Grazie, è molto duro a mine lle tai informazioni in italiano, ma scrivete molto chiaro e posso capire tutto.

  • Avete blog piacevole qui! Grazie, è molto duro a mine lle tai informazioni in italiano, ma scrivete molto chiaro e posso capire tutto.