Durante um longo período, o segmento de caldos de galinha para enriquecer o sabor de alimentos, com produtos vendidos na forma de tabletes, foi explorado e disputado por duas grandes marcas: o caldo Maggi e o caldo Knorr. As marcas também eram concorrentes no segmento de caldos de carne e de sopas semiprontas. Na década de 80, com produtos semelhantes, sem diferenciais identificáveis, oferecendo os mesmos benefícios para o consumidor, coube a Nestlé e a sua agência de propaganda na época, a Norton Publicidade, encontrarem uma estratégia de comunicação inteligente, criando um diferencial para os caldos de galinha Maggi, a partir de uma idéia simples e criativa: se ambas as marcas exploram a galinha por ser um dos fatores que mais influenciavam a decisão de compra, porque não desenvolver um símbolo diferente baseado nela? Por que não criar a “Galinha Azul”, uma galinha nobre, que, além de ser especial (sangue azul), ainda pudesse, pelas suas características, proporcionar um excelente “gancho” para estimular a lembrança da marca. Surgiu o personagem e o slogan “O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL”, que viriam a se transformar em um dos casos de maior impacto e sucesso na comunicação brasileira. Uma galinha azul. Pode? Sim. Não só pode como aconteceu e até hoje ainda está na cabeça da maioria das pessoas. Os resultados obtidos com a campanha Galinha azul permitiu aos caldos de galinhas Maggi um aumento nas vendas e no índice participação de mercado consideráveis.
Incluir comentário
Você pode gostar
O primeiro pote de iogurte faz 100 anos
Essa semana o primeiro pote de iogurte da Danone faz 100 anos. O centenário produto que virou sinônimo da marca, ficou centenário e ganhou o mundo.
1 min para ler
Natal da Coca-Cola tem garrafas com mensagem de gratidão
Gratidão, esse é o tema da campanha de Natal da Coca-cola em 2016. “Obrigado, amigo”, “Obrigado, amor” e “Obrigado, família”, são as frases dos rótulos.
1 min para ler
Bonecos dissecados mostram como seriam a estrutura óssea de personagens dos desenhos animados
Meu irmão Eduardo, é um aficcionado por bonecos. Tem uma grande coleção dos personagens de Star Wars, Simpsons, entre outros. Como ele, acredito que muitos colecionadores gostariam de rechear sua estante com os bonecos...
1 min para ler
Ola gostaria de parabenizar seus produtos e dizer que na minha casa sempre tem produtos maggi que dão um toque todo especial as minhas receitas. Mil beijos Dany
gostaria de ter as formas de comer da maggi.
[…] Caldo Maggi. O caldo mágico da Galinha Azul. E da Preta […]
Olá sou viciada em caldo maggi, adoro sopa e ela não tem o mesmo sabor se eu não por um caldinho, alias em tudo dá para temperar com produtos maggi. Abração Edilene