Aletp - Alessandro Temperini

Adidas | História da Marca

História da marca Adidas criada quando Adolph Dassler e seu irmão, Rudolf, começaram um pequeno negócio, chamado Dassler Brother Shoe Factory na Alemanha.

Nenhuma marca simboliza mais a eficiência e competitividade alemã nos esportes que a Adidas. A marca surgiu quando Adolph Dassler e seu irmão, Rudolf, começaram um pequeno negócio, chamado Dassler Brother Shoe Factory, na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha, vendendo malas militares e calçados para sustentar a família.

Apaixonado por futebol, Adolph havia começado a fazer tênis para treinamento do esporte em 1920. Utilizava sua própria experiência e a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar seus tênis. Os primeiros produtos foram calçados de atletismo e chuteiras, estilo botas, com travas. Rapidamente a reputação de seus produtos cresceu, sendo utilizados pela primeira vez na Olimpíada de 1928 em Amsterdã. Em 1932 a marca conquistou sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas com Arthur Jonath. Uma das maiores atuações de um atleta profissional deveu-se em boa parte aos esforços e trabalho de Adi Dassler. Jesse Owens usava equipamento Adidas durante sua magnífica apresentação nos Jogos Olímpicos de 1936, quando conquistou quatro medalhas de ouro. O ódio de Adolf Hitler foi tanto que, assim que a Segunda Guerra Mundial começou, o ditador mandou confiscar a fábrica dos Dassler. Depois do conflito o controle voltou aos irmãos, que encontraram enormes dificuldades para manter o negócio. A matéria-prima era escassa e eles tiveram que recolher dos escombros da guerra a lona e a borracha usadas na fabricação de seus calçados.

Em 1937 a empresa produzia uma gama de 11 tipos diferentes de calçados para a prática esportiva, incluindo patins. Em 1948 os irmãos resolvem seguir caminhos distinto, Rudolf funda a Puma e Adolph a Adidas. A marca foi registrada somente em 18 de agosto de 1949. O nome Adidas deriva de “Adi”, apelido de um de seus fundadores, Adolph, e “Das” iniciais de seu sobrenome Dassler. Nesse mesmo ano criou a primeira chuteira de futebol, adotando as três listras nas laterais, surgindo assim um dos logotipos mais conhecidos do mundo.

Na década de 50 a marca ganhou grande projeção dentro da Alemanha, especialmente com a conquista da Copa do Mundo de 1954, onde a seleção alemã utilizava equipamentos Adidas. No ano de 1957 cria a primeira chuteira em couro de canguru e solas com ar. As três listras se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa. Foi neste mesmo ano que a Adidas começou a desenvolver e produzir bolas de futebol. No ano de 1967 introduziu no mercado a primeira linha de roupas esportivas com as tradicionais três listras. Em 1970 a bola Telstar é utilizada como bola oficial de uma Copa do Mundo. Dois anos depois surge outro clássico, o tradicional chinelo da Adidas chamado Adilette. Na década de 90 a marca utilizou o famoso slogan “Forever Sport” para posicionar seus produtos perante o consumidor. Em 1995 lançou a chuteira PREDATOR que logo se tornou um grande sucesso no meio do futebol e um dos produtos de maior sucesso da poderosa marca alemã. Em 2003 foi lançada a campanha global com o slogan “Impossible is Nothing”.

O Logo Trefoil
O logo da Adidas conhecido como “Trefoil” foi adotado e incorporado pela empresa em 1972 para diferenciar os produtos Adidas legítimos das imitações. Em 1996, a empresa decidiu utilizá-lo somente em produtos históricos e tradicionais como o Stan Smith, Rod Laver, o Warm-Up A-15 e T-Camisa clássica. A linha de equipamentos foi lançada em 1991. Esta linha de calçados e acessórios esportivos representa o mais original e funcional produto Adidas. Em janeiro 1996, as três listras foram incorporadas ao logo.

O Valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca Adidas está avaliada em US$ 3.74 bilhões, ocupando a posição de número 69 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

Curiosidade
• Jaquetas, tênis, agasalhos e bolsas, produzidas entre as décadas de 20 e 80, compõem uma linha batizada de Originals, que se tornou carro-chefe da onda retrô e também uma verdadeira mina de ouro para a germânica Adidas. Já responde por cerca de 15% das receitas globais da empresa: US$ 7,5 bilhões. São peças decoradas com as indefectíveis três listras e o logotipo em forma de trevo.

57 comentários

  • Eu, Daniela amo de coração esta marca. Adidas é uma marca muito famosa e muito emportante. E quando eu for maior de idade e tiver trabalhando e ganhando meus 8 mil reais por mes (riosos) comprarei a coleçao inteira de tenis mochilas e roupas da Adidas, resumindo irei me vintir so de Adidas. Ou serei patrocinada pela Adidas nu basquete, ja penso…

  • […] A empresa foi fundada em 1948 na cidade alemã de Herzogenaurach depois que Rudolf Dassler, um dos fundadores da marca Adidas, brigou com seu irmão e resolveu fundar a PUMA Schuhfabrik Rudolf Dassler. Ainda nesse ano a empresa lança o PUMA ATOM, primeiro calçado especializado para a prática do futebol. Em 1952, o atleta Joseph Barthel de Luxemburgo ganhou a primeira medalha olímpica em Helsinki vestindo equipamento PUMA. Dois anos depois, em Yokahama no Japão, Heinz Fütterer estabeleceu novo recorde mundial para o 100m utilizando tênis PUMA. No ano de 1958, as seleções de Brasil e Suécia vestiam a marca na disputa da Copa do Mundo. No ano seguinte a empresa passa a se chamar PUMA-Sportschuhfabriken Rudolf Dassler KG. […]

  • puxa vida… muito bom, tomei conhecimento atraves do blog tarja preta, xow de bola a abordagem e eficiencia de vcs.

  • quero comprar uma blusa da marca adidas qual site acesso para ver os modelos , tenho preferência pela branca com listas pretas nas mangas

  • Amo a adidas,é uma marca de muito sucesso e prestígio,a considero a melhor marca de todas.Os produtos dela são de excelente grau de conforto e preço,gosto principalmente da linhas:Predador,f50,telstar…
    Tenho apenas 9 anos,mas,tenho muitos calçados Adidas,pretendo quando ficar maior completar toda a linha predador,e,posteriormente a f50

  • Adoro a marca “ADIDAS” !
    Para mim e a maior parte dos jovens com estilo de hoje em dia gostam muito dela .
    Quando for jogador de futebol adorava ser patrocinado pela “ADIDAS” para mandar muito style e orgulhar a marca . lol
    Para finalizar curti muito o site e gostava de um dia poder visitar as vossas fabricas para saber como fazem estas maravilhosas sapatilhas e casacos ! Excelente trabalho ! Continuem assim ! Adolf Dassler e Rudolf Dassler= Meus Idolos !

  • Bom, tive que fazer uma pesquisa sobre adidas, sobre sua historia e amei esse site porque achei tudo o que eu preciso , muito informativo
    Continuem assim . está o máximo

  • sabe trabalho na sport e tracks e tipo so uso adidas e e uma filial da adidas e eu amo a adidas.

  • […] O sucesso global da marca não é em vão, a qualidade é muito grande e a experiência ao usar é muito agradável. Além da qualidade, já esperada, o que mais me chamou a atenção foi a beleza e sofisticação. Pequenos detalhes que demonstram a preocupação em ser uma marca diferenciada. Vou colocar as fotos que tirei e basear minha argumentação nelas. Leia a história da marca: […]

  • háááá aditas é uma marca otima
    mas é muita cara mas
    faz parte Pq ela é um a
    marca resistente

    E os tênis são demaisss
    viu ô meu ñ deixO sujar de maneira
    alguma cuitO como se fOsse
    filhO unikO

    BeijOsssss

  • … Adidas Rules …

    sempre com produtos de
    qualidade superiror
    e extrema elegância !!!

  • gostaria de fazer uma reclamação: moro na cidade de Salvador Ba comprei uma bolsa de couro adidas na cor vermelho e branco, na loja andarilho urbano do shopping iguatemi, só que ela descascou toda. Fiquei muito triste porque paguei por ela um preço caro porque achei q iria ficar satisfeita. o que vocês podem fazer? mais 3 pessoas que também compraram aconteceu o mesmo caso. Agradecida Solange de Assis

  • pUts…
    nUnka axUh a hiStoriia da marca q mas goStUh.
    [{(as tres liStras sa0 … sem comentarios /// )}]
    Mas desSa vez axeei aki nesSe site.!
    parabeNs, taá d+[…]

  • Oii, bom eu queria deixar marcado que eu amoo a Adidas!
    eu e minhas amigas do colégio, tanto que escolhemos o tema Adidas para apresentar no trabalho do ano, em Português.
    Quero dizer em meu nome e em nome da Nanda Rodrigues, Anna Paula, Natalia , e outros, que amamos seu trabalho e esperamos que continue sempre assim. Beijos. Mika ;D

  • amoo a marca adidas !!
    é a melhor marca de tenis que tem..
    todoooos toodoos os meus tenis sao da ADIDAS
    aah e o site tbm foi otimo precisei fazer um trabalho e consegui logo sobre a PUMA e principalmente ADIDAS !!
    flw

  • e adidas na cabeça , e no corpo e no pé , porquer a adidas me completa me faz sentir muito bem ainda mas agora conhecendo a hístoria da marca ,E ADIDAS NO SANGUE ENO CORAÇÃO VALEU!

  • AMO!!!!!!
    D+ ESSA MARCA!!!!
    EM QUALQUER ATIVIDADE FISICA ESTOU COM ADIDAS NO PÉ!!
    BJJSSSSSSSSSS!!!!!

  • Poow Axei mó irado esse site aew , falla tudo da marca , jogo nas categoriasd de base do flamengo, meus patrocinadores são de outra marca , mais , Adoroo a Adidas , minhas xuteiras são todas adidas !

  • Poow Axei mó irado esse site aew , falla tudo da marca , jogo nas categoriasd de base do flamengo, meus patrocinadores são de outra marca , mais , Adoroo a Adidas , minhas xuteiras são todas adidas !

  • adorei o site,agora sei tudo da adidas,gosto mto da adidas,tenis pra mim tem q ser adidas,eu só uso tenis adidas…

  • Tenho certo incômodo em ser consumidor de produtos de empresas alemãs por causa do Nazismo, mas fico feliz por esta marca ter sido vítima de Hitler, o que indica que a Adidas não apoiava a besta do século 20.

  • cara esse site é mt maneiro, eu encontrei tudo q eu queria em apenas um site, nossa mt legal esse site, gostei mt, eu n fazia ideia de como surgiu a marca Adidas. Nossa eu amei, vcs estao de parabéns mt booooom!!!!

  • Não tenho muito a dizer, a minha paixão pela adidas nasceu com os meus primeiros tenis, desde ai sonho em ter tudo da adidas, desde tenis a casacos, sou um pequena fã no meio de tanto mas a minha paixão pela Adidas é enorme, todos dizem que é o meu mior vicio, sim talves seja, mas também só dizem porque passo a vida na net a ver catalogos, fotos, etc na net e cada vez que vejo algo da Adidas os meus olhos ficam vidrados! E mais tenho uns adicolores que todos os dias, ou cada vez que estão sujps, são limpos e muito bem tratadinhos, sou assim apixonada, digamos que é a Adidas que muitas vezes me faz sorrir pelas LINDAS coisas que tem e muitas vezes chorar, talvez porque não as posso ter mas mesmo assim não desisto de lutar seja para o que for para ter dessa marca! Amo e pronto é algo especial!*
    Beijinhos Mia (=^.^=)

  • precisei dessa pesquisa de um dia para o outro nao sabiabrigado de novo onde procurar me reconmendaram esse site e gostei agora todos os meus trabalham nesse site adorei muito obrigado para quem postou isso me ajudou bastante obrigado aaaaaaaaaa quase me esqueci os comentarios de cima tbm estao otimos obrigado de novo.eu tbm amo e pronto tbm so uso adidas e outros

  • Olá, boa tarde!
    Assim como estes comentários tinha também a mesma opinião da ADIDAS. Tenho outros produtos Adidas e não tenho comentarios negativos a fazer dos mesmos muito pelo contrário
    Mais agora gostaria de fazer uma reclamação da empresa ADIDAS.
    A 8 meses comprei luvas de boxe da marca Adidas, porém não faço uso com frequência da mesma, agora a luva rompeu a espuma de polipropileno. Entrei em contato com a empresa e eles se negam a assumir responsábilidade pelo produto sem sequer solicitar o envio da luva para análise.Lamento mesmo por essa decisão da empresa, pois quando optei por comprar as luvas, preferir a Adidas por achar que se tratava de um produto de qualidade, agora percebo o quanto estava enganada, pois além do produto ser de qualidade questionável ainda tem a empresas que não quer arcar com os custos por colocar um produto ruim no mercado. Ademais informo que com tão pouco tempo em uso a mesma não deveria apresentar tal problema eles ainda informam que a garantia expirou. Antes de tomar qualquer decisão preferir comunicar primeiramente a Adidas, pois esperava que a mesma tivessem o bom senso e substituísse o produto, mais diante de tal descaso estou postando a minha péssima experiência que tive em comprar as luvas de boxe ADIDAS e quem sabe poder evitar o mesmo transtorno para outras pessoas.Sou formada em Marketing e sei o quanto repercute negativamente para a empresa a insatisfação de um cliente. Não queria esta denegrindo o nome da empresa mais a Adidas não me deu outra alternativa. O que me resta fazer é procurar o PROCON para garantir que os meus direitos de consumidora sejam garantidos.

    •  Ola Lucila, comprei essa semana uma Luva de Boxe da Adidas, a Adidas Response 12 oz, ainda não chegou, então não sei dizer nada sobre ela, so experimentei uma vez. Gostaria de saber qual foi a luva q deu problema pra voce, qual o modelo?

  • gostaria de saber de um tenis que era muito usado no ano de 1980 …não sei ser era este nome tratosinho

  • Gostaria de deixar minha insatisfação por ter trabalhado em uma das lojas mais desejadas de esportes no mundo.
    Com uma nova estratégia partaime 4 ou 6 horas não faz diferença a loja .
    Infelizmente opitpu por um modelo de verdadeiro serviço sem respeito ao trabalhador Brasileiro. Eu estou indignada com a falta de instrução de gerenciamento principalmente na loja na qual eu trabalhei.
    Sair dá loja dia 15/01/2017 e hoje dia 01/02/2017 até hoje não tive meu acerto na minha conta.
    Digo mais a Gerente fez eu pedir conta do meu emprego anterior para trabalhar nessa ADIDAS ,sem informação a Gerente disse que o trabalho na loja seria 8 horas, então fiquei feliz , pedir conta do meu serviço anterior , quando fui assinar meu contrato era 04 horas diárias, infelizmente já tinha pedido conta e nesta data acima me mandaram embora com um salário de 500$.
    Sinceramente ADIDAS você tem tanto dinheiro e trata funcionários como escravos de um trabalho, com uma proposta de nem um salário mínimo . Patrocina tatos jogadores ,pra pagar um salário de 500$ que não dá nem uma compra no mês e pagar uma luz.
    É complicado nunca trabalhei em uma empresa comom esse sistema, que possivelmente tem em outras países mas não funcionou com um salário tão baixo para o Brasil …
    Resumindo é uma vergonha…